SEGUIDORES...

13 de abril de 2011

Trabalhos manuais com ovos para a Páscoa

Ovos de Páscoa

Material: Ovos de galinha e/ou cascas de ovos. Para colorir: guache atóxico, anilina culinária, casca de cebola, água de beterraba, giz de cera. Cola e papel, revistas.

Ovos Cozidos:

1. Coloque ovos de galinha crus numa panela com água, adicione uma boa quantidade de cascas de cebola (quanto mais avermelhadas melhor). Cozinhe os ovos normalmente. A outra opção é guardar a água em que foram cozidas beterrabas, e colocar nela os ovos crus e também cozinhar
normalmente.

2. Cozinhe os ovos normalmente, em água limpa (diz-se que se acrescentar uma colher de vinagre à água os ovos não racham). Utilize tinta guache ou tinta para artesanato para pintá-los. Assegure-se de escolher tintas e cores "atóxicas" (vem escrito na embalagem).
Ou, após cozidos, decore os ovos com giz de cera e mergulhe-os em água com anilina por alguns minutos para a tinta aderir à casca. As áreas desenhadas com giz irão repelir a anilina e permanecerão com a cor do giz. Você pode desenhar com giz branco e depois de mergulhar os ovos em anilina "descobrir" as figuras criadas.

Cascas de ovos

Com as metades das cascas de ovos é possível fazer diversos enfeites:

1. Velas flutuantes: junte velas velhas ou compre parafina (para colorir a parafina você pode acrescentar pedaços de giz de cera). Quebre as velas/parafina em uma vasilha ou panela, derreta em banho-maria. A temperatura ideal é em torno de 50oC. Coloque as metades de ovos na caixa de ovos para que fiquem equilibradas; despeje cuidadosamente a parafina dentro de cada casca e coloque um pedaço de barbante para o pavio. Deixe esfriar completamente antes de movê-las. As velas depois de prontas flutuarão, se você as colocar numa vasilha com água.

2. Vasos de flores: coloque terra ou humus dentro das metades de casca de ovo; acrescente sementes ou mudas de plantas pequenas (brotos comestíveis, grama ou pequenas flores dão melhor resultado).

3. Ao invés de quebrar os ovos, esvazie-os usando um alfinete para abrir uma pequena passagem na base do ovo e um pequeno furinho no alto (que permitirá o ar entrar e facilitará retirar o conteúdo de dentro da casca).
Lave bem a casca vazia. Decore o exterior com as mesmas tintas mencionadas acima, ou fazendo colagem com papel colorido. Encha o ovo com confeitos coloridos, amendoim ou outra guloseima ou ainda versículos e histórias bíblicas. Tampe o buraco na base da casca com um pedaço de papel colado nas beiradas.

Há uma tradição em alguns locais de fazer uma Árvore de Páscoa. Consiste em um galho seco (que é deixado na sala por toda a quaresma) e é decorado com fitas e ovos coloridos no dia de Páscoa.

4. Pedacinhos de casca de ovo, de todos os tamanhos e formatos podem ser usados para fazer mosaicos ou pintura craquelê.
Escolha um objeto para decorar: pode ser um potinho de cerâmica, uma caixa de papelão, um cartão...

- para craquelê: cole os pedacinhos de casca sobre todo o objeto. Espere a cola secar e pinte por cima com tinta adequada ao objeto escolhido. Deixe secar. Com um pedacinho de estopa aplique uma cor mais escura, preenchendo as gretas entre os pedacinhos.

- para mosaico: pinte cada casca de ovo em uma cor vibrante, antes de quebra-lo em pedacinhos.

Use as casquinhas coloridas para decorar cartões ou outras peças pequenas, colando-as com cola branca. Você também pode optar por usar papel colorido e colar pedacinhos de casca na cor natural.

FONTE: CEMEPE.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates