SEGUIDORES...

13 de abril de 2011

Os ovos de Fabergé



Os ovos de Páscoa, que os membros da família real e os nobres e ricos de antigamente davam uns aos outros, eram muito diferentes dos tradicionais ovos pintados do povo. Eram feitos de ouro e prata e decorados com esmalte, pedras preciosas e desenhos em miniatura.

Especialmente esplêndidos eram os ovos de Páscoa encomendados pelo Czar a Fabergé, a mais importante empresa joalheira da Rússia, na virada do século XX, que ficaram famosos no mundo inteiro.

Aleksandre III iniciou a tradição em 1885. A cada ano, ele encomendava um ovo ao joalheiro da corte, Peter Carl Fabergé, como presente para a sua esposa, a Imperatriz Marie Feodorovna. Após a morte de Aleksandr, seu filho, Nicolai II continuou a tradição, encomendando dois ovos à empresa.

Na Páscoa, o próprio Fabergé entregava um ovo à Imperatriz-mãe Marie Feodorovna, enquanto que um assistente entregava o segundo à Aleksandra Feodorovna, a esposa de Nicolai.

Ao todo, 56 obras primas dessas foram produzidas entre 1885 e 1917, embora somente 10 delas tenham permanecido na Rússia. Cada ovo de Páscoa era trabalhado pelos mestres da empresa de Fabergé ao longo de quase um ano. Desenhistas, ourives e especialistas em prata, joalheiros, cortadores de pedras, esmaltadores e escultores tomavam parte na sua preparação, desde os croquis iniciais até os toques finais. A última palavra, contudo, sempre era de Fabergé, "um grande gênio incomparável" nas palavras de Marie Feodorovna.

O objeto e a forma de cada ovo de Páscoa imperial eram únicos. Alguns celebravam temas íntimos da família; outros honravam eventos notáveis na vida do Estado Russo e da família imperial.

FONTE: CEMEPE.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates