SEGUIDORES...

11 de abril de 2011

A Páscoa e seus significados


Tempo de Celebração Eucarística

Morte... Ressurreição... Páscoa.
As comemorações da Semana Santa, que iniciam-se no Domingo de Ramos, destacando-se ainda a Quinta-Feira, a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia, têm seu ápice no Domingo da Páscoa.

Este último, uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morte na cruz e ter seu corpo colocado num sepulcro, ali Jesus permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Em Uberlândia as igrejas católicas preparam os rituais e signos que simbolizam esta data, apresentados em solenidade religiosas ou litúrgicas como são denominadas na linguagem teológica.

O Domingo de Ramos celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na Quinta-Feira Santa, pela manhã, a missa solene da bênção dos óleos santos e à noite do lava-pés. Sexta- Feira Santa é o dia da Paixão do senhor e algumas paróquias mais antigas da Diocese fazem a procissão do enterro do Senhor, outras a via-sacra.

Fé, Fertilidade e muito chocolate

A Páscoa passa das comemorações sacras a momentos doces, quando muitos presenteiam com os famosos ovos de páscoa entregues por coelhinhos.

A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade.

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1.700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
 
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna.
 
O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para presentear a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia, decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

No Brasil, em alguns Estados, as crianças montam seus próprios “cestinhos de Páscoa”, enchem-nos de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada.

Nos Estados Unidos e outros países, as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares, os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

ALGUNS COSTUMES

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.

É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida. No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.

FONTE: CEMEPE.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates