SEGUIDORES...

13 de abril de 2011

Atividades proposta para a Páscoa

1. Nomear os símbolos da Páscoa, colocando-os em ordem alfabética:

1- ___________________________
2- ___________________________
3- ___________________________
4- ___________________________
5- ___________________________
6- ___________________________
7- ___________________________
8- ___________________________
9- ___________________________

2. Trabalhar em grupo, o texto que se segue:


PÁSCOA

Páscoa é a Festa da Passagem, da morte para vida, é a ressurreição de Cristo. Simboliza a libertação de tudo que impede nosso crescimento enquanto pessoa. Significa renovação. Jesus nos convida a intensificar nossos sentimentos de SOLIDARIEDADE E FRATERNIDADE. Com ela a liberdade de sentir, pensar, doar, receber, realizar, partilhar e viver. Somente através do amor, haverá transformação da sociedade. Viva com intensidade o mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros com EU vos amei”.

Ao término da leitura propiciar aos educandos o debate de idéias com relação ao seu conteúdo e significado.

3. Oportunizar adivinhações abaixo relacionadas, bem como propiciar espaço para criação de novas adivinhações.

VELA

Círio Pascal, o que é?
Vou dizer meus amiguinhos, é uma
Grande vela que ilumina nosso
Caminho
Esta vela, meus amigos é Cristo
Que está a brilhar.
Com Esta Luz Ele nos mostra que caminho devemos tomar.

GIRASSOL

Quero ser como o girassol
Amarelo e muito alegre
Um girassol que anda,
Anda sempre atrás do sol.

O meu sol será Cristo
E com Ele sempre andarei
Serei como girassol
E com Cristo sempre estarei

A UVA


A uva é uma fruta gostosa
Que na Páscoa não deve faltar
Foi ela que Cristo escolheu
Para os amigos ofertar.
Um vinho gostoso dá
E na missa se transformará
No alimento de Cristo
Que vos fortalecerá

OVO

Mostra que Cristo estende
Para nós a Salvação.
O ovo da Páscoa que nos ensina
E nos faz lembrar
Que o pintinho sai do ovo
Sozinho sem ninguém ajudar.
Cristo ressuscitou sem ninguém ajudar.
E na Páscoa nós lembramos
Que sempre, sempre nós devemos
Graças a Deus, dar!

PEIXE

Eu sou um peixinho
E quero muito nadar.
Na graça de Cristo
Eu quero sempre ficar.
Grande peixe é o Cristo
Que vive a nos chamar.
Pela água do batismo
Para com Ele ficar.

PÁSCOA


Páscoa, festa bendita,
Que nos lembra ressurreição,
Páscoa, festa querida
De todo o povo cristão.
Aos papaizinhos queridos,
De todo o meu coração
O meu abraço de Páscoa
O meu abraço de Cristão.

 Sou branquinho, macio,
Esperto e orelhudo.
Eu moro na toca
E sou bigodudo.
Eu sou o ________________.


4. Oportunizar contatos com Poesias:


PARA A PÁSCOA
 
O maroto coelhinho
A saltar e a pular
Com sua família tão grande
Um conselho vem nos dar

Páscoa, festa bendita
Que nos lembra ressurreição
Páscoa, festa querida
De todo o povo cristão

Aos paizinhos queridos
De todo o meu coração
O meu abraço de Páscoa
O meu abraço Cristão.

MEU COELHINHO JANJÃO

Meu coelhinho é tão branquinho
Que parece de algodão
Tem orelhas bem compridas,
Como é lindo o meu Janjão.

Muitas vezes vem chegando,
Pra comer na minha mão.
Mas arisco foge logo,
Dando pulos no chão.

PARA A FESTA DA PÁSCOA

Tenho orelhas bem compridas
Mas sou muito inteligente
Sei dar pulo para o lado,
Para trás e para frente.
Meus olhinhos são vermelhos
Gosto muito de cenoura;
Sou amigo das crianças
E também da professora.
Sou por todos querido
Tenho o pêlo bem branquinho
Tu não sabes quem eu sou?
Sou o amigo coelhinho!

PÁSCOA

I
A Páscoa não é só chocolate!
Diz a mestra a ensinar,
Vou deixar de fazer artes...
E vida nova iniciar.

II
Aleluia, Aleluia
É tão bonita a mensagem
Não vou mais brincar na rua
Nem vou fazer traquinagem.

(Autor desconhecido)

PÁSCOA

I
Peixinho dourado,
A Páscoa chegou
O mundo encantado
Mais lindo ficou!

II
De dentro da toca
Saiu o coelhinho;
E a branca pipoca
Soltou do grãozinho!

III
A flor colorida
Brilhou como a luz
Perfumando a vida
Que nos deu Jesus!

(autor desconhecido)
 
FLORZINHA DE JESUS

Sou uma florzinha de Jesus
Abro a boquinha para cantar
Fecho os olhinhos para orar
Sou uma florzinha de Jesus
Sim, de Jesus.

5. Criar história cristã, considerando as informações abaixo descritas:

A RESSURREIÇÃO DE JESUS

Procure na Bíblia ou peça a seus pais para lhe ajudar a completar a história da ressurreição de Jesus. Abra no Novo Testamento. Evangelho de São Marcos. Procure o número 16. É o capítulo. Você vai ver que nas frases há uns números pequenos, são os versículos. Copie cada versículo conforme o número.

Por exemplo: Mc 16,1: “Passado o sábado, Maria Madalena, Maria Mãe de Tiago e Salomé compraram aromas para irem embalsamar a Jesus”.

Esta é a frase do primeiro quadrinho de sua história. Depois pinte tudo bem bonito e mostre a seus amigos.
FONTE: CEMEPE.


0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates