Os Ovos da Páscoa
É símbolo da ressurreição da vida. A passagem ocorrida em Cristo, da morte para a vida, ou seja, a ressurreição.
Os Sinos
O repicar festivo dos sinos constitui, através da história, um meio de comunicação muito típico e próprio para as celebrações cristãs. Nas grandes solenidades todos os sinos das igrejas repicam sonoros a mensagem: “Cristo ressuscitou. Alegrai-vos”.
O Peixe e os Peixinhos
Durante sua vida, Jesus se referiu várias vezes ao peixe, multiplicando-o para mais de cinco mil pessoas; era pescador; em diversas vezes regou à multidão reunida na praia. Representa o cristão mergulhado na graça de Deus pelo batismo.
Girassol
Caracteriza-se como uma flor grande, bonita, de colorido intenso, que se distingue dentre as demais. Acompanha o sol, através dos movimentos de sua corola. Em virtude deste fatores, os cristãos escolheram o Girassol para símbolo da Páscoa. Em nossa vida devemos permanecer ligados (voltados) ao transcendente.
O Coelhinho da Páscoa
O Coelhinho é um dos animais mais férteis. Em cada ninhada tem um número muito grande de filhotes. Simboliza a igreja, que através da força de Cristo ressuscitado, é fecunda em produzir e espalhar pelo mundo todo novos discípulos de Cristo, filho de Deus. O coelho é o símbolo das grandes famílias. Nós somos a grande família de Deus.
O Círio Pascal
“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas; mas terá a luz da vida”. (Jo 8.12)
Na vela são gravadas a primeira e a última letra do alfabeto grego: Alfa e Ômega, para significar que Deus é o Princípio e o Fim de todas as coisas.
Além disso, são gravados no Círio os algarismos do presente ano. Isto quer dizer que a Deus tudo pertence, e a Ele oferecemos este ano e tudo o que nele fizermos.
Os cinco grãos de incenso em forma de cruz simbolizam as chagas de Cristo Ressuscitado.
O Cordeiro de Pascal
É o símbolo do Cristo que foi imolado por nós. (Antigo Testamento – Êxodo 12, 1-28)
O Cordeiro Pascal simboliza Jesus, o verdadeiro cordeiro que foi imolado para fazer a aliança definitiva do homem com Deus. O cordeiro representa o sacrifício de Cristo.
Trigo e Uva – Pão e Vinho
O principal relacionamento do pão e do vinho à pessoa de Cristo situa-se na Ceia Pascal, a Eucaristia. Jesus escolheu estes alimentos essenciais, para representar seu amor, seu desejo de viver em íntima união conosco. No Antigo Testamento, o pão especialmente a ázimo, está ligado ao culto, e o vinho à força e a alegria. Jesus se dá em alimento através do pão e do vinho. “Tomai e comei...”
A Cruz da Ressurreição
No Conselho de Nicea em 325 d.c., Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas símbolo primordial da fé católica.
FONTE: CEMEPE.
0 comentários:
Postar um comentário