SEGUIDORES...

13 de abril de 2011

Histórias criativas 4: A maior descoberta

Sem conseguir parar um minuto, Luiz é conhecido por todos como o “menino peralta”. Seus amiguinhos o chamaram de “Pampeiro”, porque, por onde passa, faz confusão. Mexe com todo mundo. Na escola, acaba com o recreio das meninas.
Joga bolinhas de papel no Alfredo, pois não vai com o “jeitinho” dele. Sem necessidade, interrompe a professora, a todo momento. Luiz é uma fábrica de travessuras.
Está sempre “bolando” mais uma...
Certa manhã, Mamãe Catarina estranhou a atitude do filho.
Parecia preocupado. Alguma coisa rodava naquela “caixola” curiosa e  com vontade de saber tudo.
Sentado no chão, entre livros e cadernos, Luiz passa uma por uma todas as datas do calendário. De repente, algo prende-lhe a atenção: 15 de abril – Páscoa da ressurreição de Jesus!
Num gesto de quem não compreende o porquê daquelas letras em vermelho, reflete com seus botões: há tanta coisa que os grandes também não entendem, mas alguém deve saber!
Com o canto do olho, dá uma olhada rápida ao seu redor e certifica-se de que, ninguém o observa. Na pontinha dos pés, como quem pisa em algodão, atravessa a porta e zás... lá se vai.
__ Vovó, Vovó! O que é Páscoa da ressurreição de Jesus? Vovó Adélia “adora” contar histórias, especialmente quando são verdadeiras.
E, começa, dizendo que esta aconteceu de verdade.
__ É a história de Jesus, o Filho de Deus, que nasceu em Belém (na Palestina). Um lugar bem pobre.
Jesus – exclama vovó – foi uma criança alegre e feliz.
Sorria sempre. Tinha amiguinhos. Brincava com todos e amava-os bastante.
Sem fazer distinção, aproximava-se de pobres e ricos, brancos e pretos, alegres e tristes, bons e maus... Gostava de brincar com bola, mas respeitava as meninas, que gostavam de bonecas.
Quando foi ficando adolescente crescia com ele a bondade, a alegria e o amor.
Vovó faz uma pausa. Acomoda-se melhor no sofá. Aproxima-se do garotinho e, num tom baixinho, como quem revela uma grande segredo, continua: Aos 30 anos Jesus saiu pelo mundo, curando todos os doentes, os aleijados, os cegos.
A eles dedicava grande parte do seu tempo e muito carinho.
Ensinava a todos que o amor é a coisa mais importante da vida. Muitos, porém, não aceitaram o que ele falou.
Então, um grupo de pessoas resolveu matá-lo.
Depois de baterem muito nele o pregaram na cruz, lá no monte Calvário. Ele morreu, mas ressuscitou, isto é, viveu de novo. Ressuscitar é renascer para uma vida nova. HojeJesus continua vivo na eucaristia e em todas as pessoas. Somos o retrato dele, quando amamos, perdoamos e fazemos o bem.
A grande festa que celebramos na Páscoa é para comemorar o dia em que Jesus ressuscitou.
“Pampeiro” radiante de alegria agradece, abraça e beija a vovó, mas na sua cabecinha a história não terminou.
Como sempre, “bola” mais uma das suas. Desta vez, volta para casa satisfeito. Descobriu o segredo dos autênticos heróis.

Família Cristã

FONTE: CEMEPE.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates