Dados de Identificação
Professora: Rosângela Nunes da Rosa
Série: Pré-escola
Nível: Faixa Etária - 5 à 6 anos
Duração: De setembro à outubro
Ano: 2004
Objetivos
De Ensino
- Criar oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana;
- Ampliar a possibilidade de observação das crianças através de um passeio a um sítio, permitindo construir uma série de conhecimentos ligados ao projeto;
- Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
- Propor atividades de escrita que fazem sentido para as crianças.
De Aprendizagem
- Desenvolver atitudes de colaboração compartilhando as suas vivências;
- Participar em situações do brincar;
- Valorizar os cuidados com materiais do uso individual e coletivo;
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a coordenação motora ampla para a ampliação do conhecimento do controle sobre o próprio corpo e seu movimento;
- Participar de situações que envolvam a linguagem escrita através dos jogos;
- Explorar e manipular diversos materiais com cuidado;
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
- Desenvolver a linguagem oral através de relatos, conversas informais, necessidades, idéias, etc...
- Escutar diversas histórias, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Praticar a escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita;
- Reconhecer e valorizar os números, as vantagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
- Utilizar anotação numérica e/ou registros não convencionais para a comunicação de quantidades;
- Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, gráficos, trilhas, etc...
Justificativa
Ao longo do ano letivo percebi que os aniversariantes da turma, na sua maioria, escolhiam como tema da decoração da sua festinha, incluindo os convites e as lembrancinhas, a turma do Sítio do Picapau Amarelo. Como anteriormente já havia sido desenvolvido um projeto sobre os contos de fada, senti a necessidade de desenvolver um outro projeto que continuasse contemplando esse tema: "Literatura Infantil". A partir do interesse e fascínio irresistível que "O Mundo Encantado do Sítio do Picapau Amarelo" desperta nas crianças estimulando sua fantasia e imaginação nasceu o nosso projeto, sendo que seriam apresentadas ao escritor Monteiro Lobato, suas principais características, sua importância para a Literatura Brasileira bem como suas obras. (1998, v.3, p. 143)
Atividades
- Confecção de uma maquete do Sítio;
- Entrevista realizada com os pais dos alunos;
- Desenho do personagem preferido;
- Construção de gráficos e trilhas;
- Confecção de um álbum dos personagens do Sítio;
- Apresentação dos personagens do Sítio, através de Cd-Rom do Sítio do Picapau amarelo;
- Degustação de milho;
- Confecção de um boneco de sabugo de milho, palha, papel colorido e etc...
- Apreciação e conversa com alguns personagens do Sítio: Visconde e Cuca;
- Através da Silhueta construção da Emília e do Visconde;
- Visita a Biblioteca Pública Infantil de Montenegro e participação da Hora do Conto;
- Construção de um boneco ou boneca de pano de pano através da silheta recebida;
- Visita dos avós para relato de experiências e auxílio na costura dos cabelos e roupas dos bonecos e bonecas de pano;
- Jogos matemáticos estruturados sobre as histórias: AS JABUTICABAS E OS BOLINHOS DA TIA NASTÁCIA;
- Utilização, no computador, do Paintbrush para desenhar os personagens do Sítio;
- Jogo da forca;
- Músicas da trilha sonora do Sítio;
- Correspondência da música preferida com o número da mesma no CD;
- Elaboração de um feitiço da Cuca, um coletivo e um outro individual;
- Dramatização da Lenda Iara;
- Visita a um sítio;
- Registro através de desenho e escrita espontânea sobre o que mais gostou no passeio;
- Elaboração dos bolinhos de chuva da Tia Nastácia;
- Registro da receita;
- Atividades físicas como: Vamos trocar de casa; O mestre manda; Sai saci; Saia da floresta; Pulando como saci; Vamos aprisionar o saci e etc...
- Desenhos com interferência: O saci e a garrafa;
- Técnicas: dobradura, lápis de cera no fogo, recorte e colagem;
- Relatos orais;
- Construção de fantoches dos personagens do sítio;
- A partir de fantoches construídos, cada grupo criará uma história onde apareça cada personagem;
- Apresentação da história na janela - Teatro de fantoches;
- Observação do Sítio do Picapau Amarelo antigo, primeira versão (vídeo);
- A partir da história da Cuca, ouvida, organizá-la observando a seqüência lógica (começo, meio e fim);
- Visita de uma artista plástica: Vera Quadros;
- Releitura d eobra: Menina Sentada, 1943 Portinari;
- Pintura;
- Registro através de desenho ou da escrita espontânea, sobre o que aprenderam com o projeto;
- Quebra-cabeça sobre os personagens do Sítio.
Avaliação
A avaliação será contínua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças através de sua realidade do trabalho intencional do professor.
A mesma será instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e o grupo.
Nível: Faixa Etária - 5 à 6 anos
Duração: De setembro à outubro
Ano: 2004
Objetivos
De Ensino
- Criar oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana;
- Ampliar a possibilidade de observação das crianças através de um passeio a um sítio, permitindo construir uma série de conhecimentos ligados ao projeto;
- Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
- Propor atividades de escrita que fazem sentido para as crianças.
De Aprendizagem
- Desenvolver atitudes de colaboração compartilhando as suas vivências;
- Participar em situações do brincar;
- Valorizar os cuidados com materiais do uso individual e coletivo;
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a coordenação motora ampla para a ampliação do conhecimento do controle sobre o próprio corpo e seu movimento;
- Participar de situações que envolvam a linguagem escrita através dos jogos;
- Explorar e manipular diversos materiais com cuidado;
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
- Desenvolver a linguagem oral através de relatos, conversas informais, necessidades, idéias, etc...
- Escutar diversas histórias, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Praticar a escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita;
- Reconhecer e valorizar os números, as vantagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
- Utilizar anotação numérica e/ou registros não convencionais para a comunicação de quantidades;
- Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, gráficos, trilhas, etc...
Justificativa
Ao longo do ano letivo percebi que os aniversariantes da turma, na sua maioria, escolhiam como tema da decoração da sua festinha, incluindo os convites e as lembrancinhas, a turma do Sítio do Picapau Amarelo. Como anteriormente já havia sido desenvolvido um projeto sobre os contos de fada, senti a necessidade de desenvolver um outro projeto que continuasse contemplando esse tema: "Literatura Infantil". A partir do interesse e fascínio irresistível que "O Mundo Encantado do Sítio do Picapau Amarelo" desperta nas crianças estimulando sua fantasia e imaginação nasceu o nosso projeto, sendo que seriam apresentadas ao escritor Monteiro Lobato, suas principais características, sua importância para a Literatura Brasileira bem como suas obras. (1998, v.3, p. 143)
Atividades
- Confecção de uma maquete do Sítio;
- Entrevista realizada com os pais dos alunos;
- Desenho do personagem preferido;
- Construção de gráficos e trilhas;
- Confecção de um álbum dos personagens do Sítio;
- Apresentação dos personagens do Sítio, através de Cd-Rom do Sítio do Picapau amarelo;
- Degustação de milho;
- Confecção de um boneco de sabugo de milho, palha, papel colorido e etc...
- Apreciação e conversa com alguns personagens do Sítio: Visconde e Cuca;
- Através da Silhueta construção da Emília e do Visconde;
- Visita a Biblioteca Pública Infantil de Montenegro e participação da Hora do Conto;
- Construção de um boneco ou boneca de pano de pano através da silheta recebida;
- Visita dos avós para relato de experiências e auxílio na costura dos cabelos e roupas dos bonecos e bonecas de pano;
- Jogos matemáticos estruturados sobre as histórias: AS JABUTICABAS E OS BOLINHOS DA TIA NASTÁCIA;
- Utilização, no computador, do Paintbrush para desenhar os personagens do Sítio;
- Jogo da forca;
- Músicas da trilha sonora do Sítio;
- Correspondência da música preferida com o número da mesma no CD;
- Elaboração de um feitiço da Cuca, um coletivo e um outro individual;
- Dramatização da Lenda Iara;
- Visita a um sítio;
- Registro através de desenho e escrita espontânea sobre o que mais gostou no passeio;
- Elaboração dos bolinhos de chuva da Tia Nastácia;
- Registro da receita;
- Atividades físicas como: Vamos trocar de casa; O mestre manda; Sai saci; Saia da floresta; Pulando como saci; Vamos aprisionar o saci e etc...
- Desenhos com interferência: O saci e a garrafa;
- Técnicas: dobradura, lápis de cera no fogo, recorte e colagem;
- Relatos orais;
- Construção de fantoches dos personagens do sítio;
- A partir de fantoches construídos, cada grupo criará uma história onde apareça cada personagem;
- Apresentação da história na janela - Teatro de fantoches;
- Observação do Sítio do Picapau Amarelo antigo, primeira versão (vídeo);
- A partir da história da Cuca, ouvida, organizá-la observando a seqüência lógica (começo, meio e fim);
- Visita de uma artista plástica: Vera Quadros;
- Releitura d eobra: Menina Sentada, 1943 Portinari;
- Pintura;
- Registro através de desenho ou da escrita espontânea, sobre o que aprenderam com o projeto;
- Quebra-cabeça sobre os personagens do Sítio.
Avaliação
A avaliação será contínua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças através de sua realidade do trabalho intencional do professor.
A mesma será instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e o grupo.
FONTE: http://escolawalterbelian.vilabol.uol.com.br/prosange.htm em 18/08/10
1 comentários:
Comentar como: Sair
Adorei o projeto!
Postar um comentário