SEGUIDORES...

18 de agosto de 2010

História do Sítio do Pica Pau Amarelo


O Sítio do Picapau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro. A obra é das mais originais da literatura infanto-juvenil no Brasil e o primeiro livro da série foi publicado em Dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série.

Emília
Boneca de pano falante, irreverente e divertida, possui uma canastrinha cheia de cacarecos que ela guarda de suas aventuras, Emília foi feita do retalho de uma saia velha de Tia Nastácia, com olhinhos de retrós de linha preta, por isso ela consegue enxergar mais longe e melhor que as outras pessoas, na história "Viagem ao céu" ela conseguiu ver a constelação da Grande Ursa, mas como foi só ela que viu, o pessoal do Sítio não sabia se era verdade ou mentira dela. Emília gosta de inventar suas próprias palavras, e falar as coisas da sua própria maneira, por exemplo: ela fala: "obóvio" em vez de "óbvio", "bissurdo" em vez de "absurdo" e "arimética" em vez de "aritmética". A boneca é a melhor amiga de Narizinho e vive mandando o Visconde construir coisas em seu laboratório. Emília também é a melhor "dadeira de idéias" e "botadeira de nomes" do Sítio: foi ela quem escolheu o nome do burro Conselheiro, do rinoceronte Quindim e do centaurinho Meioameio. Emília tem um poder muito especial que só ela sabe usar, é o "Faz de Conta", esse poder é capaz de mudar a realidade das coisas que estão acontecendo, mas ele só pode ser usado nas horas de extrema necessidade, caso contrário não funciona. Emília também tem dois títulos de nobresa: Marquesa de Rabicó e Condessa de Três Estrelinhas. Uma coisa que Emília detesta é ter que ser lavada e pendurada no varal. Em 2005 Emília ganhou uma "irmã", a boneca industrializada Patty Pop que participou do elenco fixo naquele ano.

Visconde de Sabugosa
Boneco de sabugo de milho construído por Pedrinho, é um sábio e está sempre de cartola na cabeça, usa um paletó verde, e tem algumas palhas de milho em volta do pescoço. Logo no começo em que Visconde ganhou vida, ele ainda tinha o tamanho de um sabugo de milho, mas ele tomou uma pitada de fermento, e ele ficou do tamanho de uma pessoa normal. Ele também é um grande inventor, passa grande parte do tempo dentro de seu laboratório no porão do Sítio trabalhando em suas invenções, é ele também que faz o "Pó de Pirlimpimpim", sempre que Emília prescisa. Visconde inventa tudo o que Emília lhe ordena, pois ele tem muito medo dela. Isso porque desde o começo de sua vida a boneca vive o ameaçando de "depená-lo", isto é: arrancar-lhe os braços e pernas (porque o Visconde é feito de sabugo, e seus braços e pernas estão espetados em seu corpo, portanto são fáceis de se arrancar). Sempre que Emília o manda fazer alguma coisa muito difícil ou complicada ele diz a sua frase: "Ma-ma-mas, Marquesa...". Visconde também tem muito medo da Vaca Mocha, porque ela adora comer sabugos de milho, por causa disso o Visconde nunca passa perto do curral dela.

Narizinho
A menina do nariz arrebitado. Seu nome verdadeiro é Lúcia, ela é meiga e inteligente, adora jabuticaba, é neta de Dona Benta e prima de Pedrinho e tem como sua melhor amiga a boneca Emília.

Pedrinho
Menino aventureiro e corajoso, só tem medo de vespa. É neto de Dona Benta e primo de Narizinho. Em suas aventuras sua arma é o bodoque. Foi Pedrinho quem construiu o Visconde, de um sabugo de milho.

Dona Benta
É a avó de Pedrinho e Narizinho e mãe de Dona Antonica. É uma senhora inteligente e carinhosa, e sempre conta histórias aos seus netos.

Tia Nastácia
A empregada do Sítio, foi ela quem fez Emília do retalho de sua saia velha. É uma cozinheira de mãos cheias que está sempre preparando bolinhos para o pessoal do Sítio. Ela também sabe contar histórias do folclore, e também é muito medrosa, tem medo de tudo oque não conhece e vive se benzendo e dizendo: "Credo! Esconjuro! O mundo está perdido!".

Tio Barnabé
O ajudante de Dona Benta nos trabalhos no Sítio. Ele é um homem da roça, sabe tudo sobre lendas e superstições. Foi ele quem ensinou Pedrinho a caçar Sacis.

Zé Carijó
Um caipira medroso, que morre de medo de assombração e trabalha no Sítio do Picapau Amarelo. Zé Carijó nunca fala eu ou você, so fala "a minha pessoa" e "a sua pessoa". Ele entrou para a turma do Sítio em 2003.

Rabicó
Um porquinho guloso que só pensa em comida, ele ganhou esse nome porque só tem um toquinho de rabo. Tia Nastácia vive tentando colocá-lo na panela, mas nunca conseguiu porque Narizinho o protege. Emília uma vez chegou até a se casar com Rabicó, para poder virar marquesa e talvez algum dia princesa, isso porque Narizinho enganou Emília dizendo que Rabicó na verdade era o Marquês de Rabicó, um descendente da nobreza, e que uma bruxa havia o transformado em porco, e quando ele encontrasse um certo anel na barriga de uma certa minhoca ele voltaria a ser gente e viraria um príncipe. Verdade ou não, em 2005 Rabicó acabou encontrando esse anel e virou príncipe, mas só por fora, por que por dentro ele continuava porco, ainda gostava de rolar na lama e comer minhocas.

Conselheiro
Sábio burro falante que foi trazido do País das Fábulas, ele ganhou esse nome porque sempre dá bons conselhos ao pessoal do Sítio.

Quindim
Um rinoceronte que fugiu do circo e foi morar no Sítio do Picapau Amarelo. Ele ganhou esse nome da Emília porque é um "doce" de rinoceronte. A Emília também o nomeou "Tomador de Conta" oficial do Sítio.

Coronel Teodorico
O compadre de Dona Benta. Em 2005, ele foi eleito prefeito do Arraial dos Tucanos.

Elias Turco
O dono da venda do Arraial dos Tucanos. Ele é quem fornece mantimentos para o Sítio, mas Tia Nastácia vive implicando com ele dizendo que cobra caro demais e vende coisas falsificadas em sua venda. Em 2005, Elias concorreu a prefeito do Arraial dos Tucanos, mas perdeu para o Coronel Teodorico.

Iara
Sereia do folclore brasileiro que enfeitiça os homens com seu canto e depois os arrasta para debaixo d'água, ela também gosta de transformar homens em estátuas de pedra e levar para enfeitar a sua toca. Ela é muito bonita e tem a maior rivalidade com Miss Sardine que se acha mais bonita que ela.

Saci Pererê
Um ser do folclore brasileiro, é um menino de uma perna só que tem uma carapuça vermelha na cabeça, fuma um cachimbo e anda em redemoinhos de vento e folhas secas. É na carapuça vermelha que estão os seus poderes; sem ela ele não consegue andar no redemoinho nem fazer mágicas. O Saci ficou amigo de Pedrinho depois que ele o prendeu numa garrafa.

Cuca
Bruxa em forma de jacaré, ou "jacaroa" como diz a Emília, ela também é um ser do folclore brasileiro, igual ao Saci (ele até a chama de "prima"). Mora em uma caverna no capoeirão do mato e adora fazer maldades com o pessoal do Sítio. De noite ela sai para assustar as criancinhas que estão dormindo, e sempre diz antes de sair da sua caverna: "Remelentos e remelentas, se preparem porque a Cuca vai pegar!!!". Também gosta de transformar gente em estátua de pedra com o seu pó de virar pedra. Em 2003 ela ganhou um ajudante chamado Pesadelo, desde então está sempre espancando seu ajudante e o chamando de "Estrupício".

Pesadelo
Um monstro corcunda e com os dentes para fora, ele é o ajudante ("atrapalhante") da Cuca. Se juntou a ela em 2003 e sempre acompanha a bruxa em suas maldades, mas acaba quase sempre pondo tudo a perder. Em 2005 a Cuca o demitiu e o expulsou de sua caverna, sem lugar onde morar, ele chegou até a ficar amigo do pessoal do Sítio e pedi-los para deixarem ele morar lá, eles deixaram e ele ficou morando dentro do poço d'agua do Sítio, mas depois quando a Cuca aceitou ele de volta (porque ela precisava de alguem para coçar suas costas), ele voltou a ser inimigo do pessoal do Sítio.

Patty Pop
Boneca de plástico que Narizinho ganhou de presente do Coronel Teodorico em 2005. No começo ela só falava quando lhe puxavam uma cordinha nas costas, porém Emília, com ciúmes do apego de Narizinho à nova boneca, arrancou-lhe a cordinha. Narizinho até pediu ao Visconde que a consertasse mas, enquanto ele foi buscar uma chave de fenda para consertá-la, Emília tirou o seu dispositivo falante e jogou na lata de lixo. Então Rabicó foi fuçar o lixo e o engoliu. O porquinho começou a falar igual à boneca, mas quando conseguiu cuspi-lo, já não tinha mais conserto. Narizinho então decidiu levar Patty ao Doutor Caramujo, para que ele lhe desse uma Pílula Falante, que nem ele fez com Emília. Deste dia em diante, Patty Pop começou a falar, está sempre preocupada com sua aparência, vive discutindo com Emília e sempre diz: "Narizinho, olha ela!", quando Emília a chama de "Pata Choca" e seu nome inspirado na Betty Boop. (A personagem permaneceu no programa apenas um ano.)

Antonica
Ela é a mãe de Pedrinho, tia de Narizinho e filha de Dona Benta. Ela é uma professora e em 2005 deu aula para Pedrinho e Narizinho na escola do Arraial dos Tucanos. Também em 2005 ela sofreu muito por uma separação com o marido Nestor.

Nestor
Ele é o marido de Antonica e pai de Pedrinho. Em 2005 ficou desempregado e teve uma crise com a esposa, oque levou a separação dos dois .

Dona Carochinha
Uma barata rabugenta, que é a guardiã dos personagens das histórias infantis, mas os seus personagens vivem fugindo dela porque já estão cansados de suas histórias emboloradas.

Miss Sardine
A dama mais importante do Reino das Águas Claras, ela é uma sardinha. A personagem havia morrido frita em 2001 no episódio "Reinações de Narizinho", mas em 2005 voltou como se nada houvesse acontecido, na história de 2005 ela foi pescada por Zé Carijó e quase frita por Tia Nastácia. Na hora em que ia ser preparada para o almoço, ela virou gente e quase matou Tia Nastácia de susto. Depois ela ficou morando em uma casa em forma de lata de sardinha, na beira do riacho.

Príncipe Escamado
O príncipe do Reino das Águas Claras, ele é um peixe e quase se casou com Narizinho mas, no meio da cerimônia, Rabicó comeu a rosquinha que lhe serviria de coroa.

Doutor Caramujo
O médico do Reino das Águas Claras, ele é um caramujo. Tem várias pílulas em sua valise de médico que curam qualquer doença. Foi ele quem fez Emília falar, dando a ela a Pílula Falante.

Major Agarra e Não Larga Mais
Um sapão rajado que toma conta do portão do Reino das Águas Claras, mas sempre acaba dormindo em serviço.

Dona Aranha
A costureira do Reino das Águas Claras, ela é uma aranha. Foi ela quem fez o vestido de casamento de Narizinho e que também fez os vestidos para o casamento de algumas princesas dos contos de fadas. Em 2005, ela fez os novos vestidos da Emília, que ela havia lhe encomendado.

Gato Contador de Histórias
Ele é um gato malandro, que fala com um sotaque carioca. Aparece no episódio "Reinações de Narizinho", e engana o pessoal do Sítio, contando várias histórias falsas, e dizendo ser parente de um gato que navegou na caravela de Cristóvão Colombo. Quando encontra Narizinho pela primeira vez, ele finge ser um personagem de conto de fadas, mas não deixa claro para ela se é o "Gato de Botas" ou o "Gato de Cheshire" de "Alice no País das Maravilhas" (na história original do livro de Monteiro Lobato, ele se passa por Gato Félix)

Besouros Casca e Cascadura
Eles são os besouros espiões da Emília, que obedecem todas as ordens da bonequinha, e sempre a mantem informada de tudo o que acontece no Sítio.

Tambelina
Também conhecida como "Polegarina", "Polegarzinha" ou "Thumbelina", ela é uma personagem dos contos de Hans Christian Andersen, mas foi usada na temporada 2005 como uma personagem fixa do Sítio do Picapau Amarelo, sendo incluída até mesmo na abertura do programa naquele ano, onde aparecia saindo voando de uma casa de joão de barro. Tambelina é uma pequena fada, na história de 2005 ela era a namorada do Pequeno Polegar, e os dois iriam se casar no "País das Fábulas", mas ela teve que fugir e se esconder no Sítio, por que a Dona Carochinha queria obriga-la a se casar com outro personagem: o ogro Fredegundo.
FONTE: Extraído do site em 18/08/2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_personagens_de_S%C3% Dtio_do_Picapau_Amarelo_(s%C3%A9rie_de_2001)

18 comentários:

vivi quaresma disse...

legal

Anônimo disse...

Adorei este blog e gostaria de receber pelo email as novidades das datas comemorativas.Sou professora de educação musical em escola municipal e muito utilizo estes recursos para meus projetos.Abraços.
Meu email:
jacfranco1@hotmail.com

Anônimo disse...

oi eu sou ingrid e gosto muito do sitio do pica pal amarelo porfavor na hora da apresentaçao na tv manda um deijo pra mim obrigada

Anônimo disse...

ESSE RESUMO E MUITO LEGAL ELE ME AJUDOU NA TAREFA DA ESCOLA E È MIUITO SHOW

grazielemartins disse...

eu achei muito legal masa nao aparece a emilia

Anônimo disse...

me ajudou bastante ... obrigadooo.

Anônimo disse...

eu adoro o sitio do pica pau amarelo é muinto legal e eu tambem gostei do resumo

Alan Oliveira Lima disse...

Legal eu tb vou utilizar na tarefa da escola!!!

Anônimo disse...

uhuuuuuuuuuu coco ingrid

Anônimo disse...

nossa eu adorei!!!!!!!!!!!!!! eu adoro o sítio

Anônimo disse...

eu amo o sitio

Anônimo disse...

Por que o nome sitio do pica pau amarelo?

julya disse...

tambem me ajudou nas tarefas escolar o da emilia

julya disse...

tambem me ajudou nas tarefas escolares

Anônimo disse...

legal legal legal

Anônimo disse...

nossa amei mano

Unknown disse...

eu amo o sito

Janeide disse...

Muito bom... Vou usar em minha escola! Obrigada pela postagem!
Excelente trabalho! Parabéns !!!

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates