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30 de agosto de 2010

Mini Projeto: semana da Pàtria

JUSTIFICATIVA: A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
- Formar na criança o conceito Pátria;
- Despertar o sentimento de patriotismo;
- Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
- Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

OBJETIVOS:
- Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
- Refletir sobre o que é ser patriota;
- Comemorar as datas cívicas do nosso país;
- Incentivar o amor à Pátria;
- Conhecer melhor a nossa história;
- Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
- Identificar os símbolos nacionais;
- Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
- Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
- Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Conversas, debates e discussões sobre:
- O que é Pátria;
- O que aconteceu no dia 7 de setembro;
- A figura de D.Pedro I;
- Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
- O grito da Independência;
- A vida no Brasil antes e depois da Independência;
- Textos informativos, literários, poéticos;
- Textos coletivos;
- Álbum;
- Vídeos;
- Hinos: Nacional, da Independência;
- Pesquisas;
- Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
- Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
- Jogral;
- Dramatização;
- Poemas e diálogos de temas nacionais;
- Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
- Uso de mapas para a localização do Brasil;
- Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
- Concurso de poesia;
- Seleção de canções patrióticas e populares:
- Canção do Soldado,
- Eu te amo meu Brasil;
- Confecção de:
* bandeirinhas com as cores nacionais;
* Bandeira do Brasil;
* Cata-ventos;
* Estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo;
* Viseiras para o desfile.

Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
Mural: "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa: Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual: Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida". Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Sete de setembro, data tão festiva, foi a independência desta terra tão querida. É uma grande data para o meu Brasil , que hoje está liberto e cheio de encantos mil. Viva, viva, viva a independência do Brasil!

Gincana Para a Semana da Pátria
1.
Cidadania se aprende com exercícios de participação. Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente.
2. Cooperação: ter clareza de que as idéias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.
3. Aprender brincando: o que se deseja é favorecer o envolvimento da comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum: crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve.
4. Indignação geradora de transformação: a indignação dos descontentes não pode ficar sufocada, mas gerar energia para buscar mudanças, para decidir a lutar e trabalhar coletivamente pelas mudanças que se deseja. Entender indignação como sinônimo de trabalho ativo e não de algo desordenado.
5. Pontuação e premiação:Ao contrário de estimular a competição, estimular a cooperação e a alegria da participação. Exemplo: pontuar pelas atitudes: a equipe que mais movimentou pessoas, que demonstrou mais alegria, criatividade.
Prêmio: Exemplo: as equipes recebem sementes para serem plantadas ao final da gincana. Exemplo de tarefas:
1 - Montagem das equipes (mistas, integrando idades)
2 - Escolha dos nomes – algo ligado ao espírito da gincana (consciência, união, solidariedade, cooperação, respeito, amizade...).
3 - Exemplos de tarefas:
- Entrevista com uma pessoa da comunidade, de mais ou menos 60 anos, para perguntar como era o voto no Brasil quando ela era jovem (com que idade era permitido votar, quem votava, que partidos existiam, como era o processo da eleição, o que havia de curioso...) e como isso evoluiu.
- Montagem de dramatização a partir de uma música, retratando o Brasil que temos e o Brasil que queremos.
- Fazer uma paródia de música conhecida, e nela falar sobre a importância do voto.- Criação de uma camiseta, com mensagem que fale de cidadania, participação.
- Fazer um vídeo de cinco minutos com jovens de 16 anos, que vão votar pela primeira vez, falando de como estão se preparando para as eleições.
- Gravar 10 minutos de um horário político e contar quantos partidos apareceram. Apresentar uma lista das propostas possíveis de se realizar e das que são só promessas.
- Entrevistar uma ONG ou algum grupo da comunidade para conhecer qual trabalho social realiza e depois apresentar.- Encaminhar cinco crianças para fazerem o registro de nascimento.
- Cada equipe organizar faixas, bandeiras e formar blocos com os excluídos da comunidade, dando voz àqueles que muitas vezes ficam esquecidos.

FONTE: http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/09/independencia-do-brasil.html

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