NOTICIAS DO DESCOBRIMENTO
Aproveite os 500 anos do Brasil para fazer uma releitura da colonização portuguesa.
Ricardo Prado
Os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil são o grande tema em evidência na escola. Em abril, mês do desembarque na costa baiana, prepare aulas mais criativas para seus alunos. Este Caderno de Atividades apresenta várias sugestões.
Nestas duas páginas você encontra propostas da professora Adriana Justi Monti, da Escola Graduada de São Paulo, para trabalhar Português e História com crianças da 5ª à 8ª série. Na página 4, os personagens históricos se transformam em bonecos para ajudar as turmas da pré-escola à 4ª série a compreender essa passagem histórica do país. Finalmente, na página 10, idéias diferentes para celebrar os índios, cujo dia também se comemora neste mês. Bom trabalho.
Marcando as diferenças:
* Incentive os alunos a refletir e levantar questões sobre os usos e os costumes de portugueses e índios.
Vestuário:
* O tipo de vestimenta está relacionado com o clima? Elementos da fauna e da flora fazem parte do vestuário de ambos
Armamentos:
* Qual era o arsenal dos índios e dos portugueses?
* As armas de fogo definiram a vantagem dos europeus?Relação com o corpo:
* Uns exibiam o corpo e pintavam-no para festas e guerras; outros ocultavam-se atrás de roupas pesadas.
* O que motivava essa diferença de comportamento?PALAVRAS-CHAVES
Para turmas de 5ª e 6ª séries, Adriana Justi Monti sugere uma aula em torno das palavras "descoberta", "invasão" e "encontro". Na primeira etapa, os alunos apresentam suas definições sobre cada uma. Depois, em duplas, devem comparar os significados definidos por eles com os que estão no dicionário. O passo seguinte consiste em colocar lado a lado imagens de um índio brasileiro e de um português da época colonial. Peça que os alunos comparem os modos de vida, os costumes, os aspectos do vestuário e sua adequação ao clima de cada lugar.
A classe também deve levantar hipóteses sobre os valores importantes para as duas culturas. Use como exemplo a concepção de trabalho dos indígenas (baseado na produção de subsistência) em comparação com o dos portugueses (que produziam para o comércio). Também eram diferentes as comidas e a forma de se alimentar (uns sentados no chão e os outros, à mesa) — além da relação com a terra, vista como local de produção para o lucro (em Portugal) e como garantia de sobrevivência (aqui).
É importante que os alunos apontem as diferenças à sua maneira. Deixe que eles levantem e discutam entre si as hipóteses. Seu papel, nessa hora, será apenas de arrematar as discussões e esclarecer dúvidas.
Em seguida, a turma será dividida em três grupos, cada qual defendendo um ponto de vista sobre a chegada dos portugueses: as teses da "descoberta", da "invasão" e do "encontro" entre as duas culturas. Os três grupos construirão seus argumentos fundamentando-se em fatos e documentos. Entre os livros da bib
liografia sugerida no quadro
Para saber mais:
Uma boa fonte de consulta é o livro: Documentos de História do Brasil — de Cabral aos Anos 90, de Mary Del Priore. Preparadas as defesas, cada grupo formulará questões para os demais. O objetivo da atividade é perceber os diferentes jeitos de enfocar a História e mostrar como ela é construída atendendo a determinados interesses, ligados ao contexto da época, à visão de mundo e às diversas ideologias. Além dos livros sugeridos, Adriana recomenda dois filmes disponíveis em vídeo.
O primeiro Como Era Gostoso o Meu Francês, de Nélson Pereira dos Santos, pode auxiliar os professores que queiram mais informações sobre os costumes dos indígenas na época do Descobrimento. Para os alunos, 1492, A Conquista do Paraíso, de Ridley Scott, mostrará de forma grandiloqüente a epopéia das navegações e como pode ter sido o encontro entre as duas culturas.
O JORNAL DA COLONIZAÇÃO
Para as turmas de 7ª e 8ª séries, a sugestão é fazer um jornal de época sobre o início da colonização portuguesa, idéia estampada em nossa capa de novembro do ano passado.
Nessa atividade interdisciplinar, enquanto o professor de Língua Portuguesa tem a chance de trabalhar os diversos formatos de um texto de jornal (reportagem, crônica, artigo, entrevista, charge etc.), o de História aproveita para conduzir a discussão e a elaboração da edição histórica.
Divida a classe em grupos que trabalharão quatro perspectivas distintas: a indígena, a africana, a dos jesuítas e a dos colonizadores. Cada um produz um jornal diferente, com reportagens sobre usos e costumes, "entrevistas" inventadas com personagens significativos para cada grupo, "notícias" referentes àquela comunidade, além de charges e curiosidades sobre festas e folclore.
As seções, a diagramação e a linha editorial dos jornais devem ser decididas pelos estudantes, que também precisam escolher a data da suposta publicação e criar um nome para ela. Bons exemplos são os seguintes: A Gazeta do Colonizador (editado pelos "portugueses"); Jornal Tupiniquim ou Pindorama (pelos "índios"); Saudades d’África (pelos "africanos") e Notícias Religiosas (pelo "clero"). Cabe ao professor verificar a coerência histórica dos eventos relatados e a ideologia expressa em cada um.
Com esse trabalho, o professor de História terá a oportunidade de levar seus alunos a refletir sobre a situação atual do Brasil, à luz de 500 anos de História. "Assim, a discussão sobre a parcialidade dos historiadores e dos jornalistas surgirá com força", prevê Adriana. Outro aspecto importante é questionar o próprio termo "descobrimento". Quem descobriu o quê? Quem foi descoberto? Para quem ele foi útil?
O BRASIL E A NATUREZA
Sobre o Hino Nacional Brasileiro responda:
1. Como o Hino Nacional descreve a natureza brasileira?
2. O que o Hino Nacional quer dizer quando afirma que o Brasil é “Gigante pela natureza”?
3. Você tem a mesma opinião sobre a natureza brasileira que esta apresentada na letra do Hino Nacional? Por quê?
4. Hoje, ainda se pode dizer que “nossos bosques têm mais vida”? Troque idéias com seus colegas.
5. Se você fosse compor um hino ao Brasil, como você descreveria a natureza brasileira?
Anote no seu caderno e apresente a seus colegas.
6. Converse com sua turma: a natureza que existe na região em que você vive é semelhante à apresentada no Hino Nacional? Em que ela é parecida e em que ela é diferente?
7. Pesquise no hino e na bandeira de seu município alguma passagem ou elemento que tenha relação com a natureza. De que forma a natureza é descrita ou mostrada? Converse com seus colegas.
A NATUREZA BRASILEIRA TEM HISTÓRIA
Observe o documento abaixo. É um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, escrito quando a frota portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao Brasil, em 1500.
Coloque aqui a foto da carta
- Segundo o documento, qual foi o primeiro nome que a região recebeu?
- Quando os europeus chegaram ao Brasil, interessavam-lhes os elementos naturais da região que poderiam ser utilizados para gerar riquezas para seu país. Não encontrando ouro ou outros metais preciosos imediatamente, os europeus concentraram-se na exploração de uma árvore conhecida como
pau-brasil, muito abundante na costa das terras recém-descobertas.
REFLETINDO
O uso e o abuso dos recursos naturais
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.
BRASIL
Nossa terra brasileira é um país bonito. Muitíssimo bonito. Ainda é, graças ao que sobrou de nossas imensas matas verdes, cheias de flores e frutos. Seus mares, às vezes verdes, às vezes azuis, de águas límpidas, sempre moventes. (...)
Assim era o Brasil, a província mais linda do planeta. Mas, desde a chegada do europeu, vem enfeiando demais. A verdade é que nós, brasileiros, não tratamos bem de nossa morada. Acabamos com milhares de espécies animais, grandes e pequenas, para criarmos, em lugar delas, aquelas poucas que nos são mais úteis, como as vacas, os cavalos, os jumentos, os porcos, as galinhas, os patos, os perus etc. (...)
Ultimamente, as coisas pioraram muito. As fábricas esfumaçando gases féticos e vomitando ácidos nojetos nos rios. As lavouras abusando dos desfolhamtes, inseticidas e fertilizantes químicos, em quantidades cada vez mais espantosas, estão envenenando as águas que estamos bebendo, poluindo os vegetais que comemos, acabando com os peixes e com os animais silvestres.
As aves, antes eram tantas, que escureciam o céu quando voavam. Hoje, quase acabaram, nas terras e nos mares. (...)
Um século mais do tipo de ocupação que fazemos destruiria toda a prodigiosa natureza brasileira. Assim como acabamos com a imensidão da Floresta Atlântica, acabaríamos também com a Amazônia, que é o jardim da Terra. Seria um suicídio feio, fruto da ignorância e da ganância.
RIBEIRO, Darcy.
Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995. p.64-66.
1. Por que, segundo o texto, os brasileiros não tratam bem sua morada?
2. Segundo o autor, como, atualmente, a natureza está sendo tratada?
3. Por que o autor afirma que a destruição da Amazônia seria um suicídio? Por que este suicídio seria fruto da ignorância e da ganância? Troque idéias com seus colegas e depois registre suas conclusões em seu caderno.
4. Que agressões a natureza vem sofrendo atualmente? Além das listadas pelo autor, você conseguiria pensar em outras?
5. Observe, no gráfico abaixo, quanto de cada tipo de vegetação está protegido no Brasil, em parques, estações ecológicas e reservas biológicas.
Gráfico
Coloque aqui o gráfico
A partir dos dados do gráfico acima e do que você leu até aqui sobre a natureza brasileira, elabore algumas propostas para que os seres humanos possam viver sem destruir a natureza. Depois, passe as propostas para um cartaz e discuta-as com a turma.
OS PRIMEIROS VIAJANTES E A NATUREZA
Os primeiros viajantes europeus que visitaram o Brasil, no século XVI, descreveram a natureza brasileira muitas vezes como sendo um “paraíso na Terra”, Como você pode observar nos trechos do documento abaixo, escrito, aproximadamente, em 1575:
Coloque aqui o desenho
1. Desenhe, como você imagina, a paisagem que os primeiros viajantes encontraram quando chegaram ao Brasil.
2. Por que você acha que os europeus elogiavam a natureza brasileira? Com o que eles a estavam comparando? Troque idéias com seus colegas.
3. Imagine que você seja um viajante estrangeiro, visitando o seu município. Escrevendo uma carta a um amigo, contando detalhes sobre a terra que você acaba de conhecer.
Procure descrever:
* A natureza da região
* Se existem muitas u poucas áreas verdes
* Como são os animais
* Como a natureza é tratada etc.
* Troque sua descrição com um colega e, depois, desenhe o que ele escreveu.
FONTE: CEMEPE.
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