SEGUIDORES...

22 de agosto de 2011

Atividade: Encontro e desencontros entre índios e europeus


Para estudar como foram os primeiros contatos entre indígenas e portugueses, dispomos basicamente dos relatos e das imagens feitos pelos povos que aqui chegaram. Assim, ficamos conhecendo o ponto de vista dos portugueses, que, ao longo do tempo, passaram a idéia de “descobrimento” de terras na América e não de conquista.


Registre:
1. Procure no dicionário o significado das palavras descobrir e conquistar e anote no caderno. Propor uma discussão coletiva sobre o significado das palavras para os alunos perceberem as diferenças entre elas e a invasão que a conquista dos portugueses significou para os povos que já viviam aqui.
Os primeiros contatos entre índios e portugueses foram amistosos, marcados pela curiosidade de ambas as partes. Logo que aqui chegaram, os portugueses tentaram fazer amizade com os indígenas, trocando presente com eles.
No entanto, quando os indígenas perceberam que os portugueses queriam dominá-los, teve início o conflito entre eles. Um conflito que levou à dizimição de muitos povos indígenas.
Embora fossem muito mais numerosos, os índios foram submetidos pelos portugueses, que possuíam armas de fogo, muito mais poderosas que seus tacapes, arcos e flechas.
Para tentar resistir ao invasor, diversos grupos indígenas começaram a se unir. No entanto, as grandes diferenças entre eles e as enormes distâncias geográficas que os separavam dificultavam essa união.
Aproveitando-se das divergências entre os próprios grupos indígenas, os portugueses aliaram-se a alguns grupos para lutar contra outros.
Desde o início da ocupação, por volta de 1530, os colonos portugueses e seus descendentes, assim como os padres jesuítas, tiveram intensos contatos com os povosíndígenas que aqui viviam.
Os colonos queriam escravizar os índios, tomando suas terras e submetendo-os.
Já os jesuítas pretendiam convertê-los à fé católica, que era a religião oficial de Portugal naquela época. Embora tivessem propósitos diferentes, tanto os colonos quanto os jesuítas consideravam a cultura indígena inferior à européia, e a ação de ambos modificou muito o modo de vida dos índios.
Para alcançar seus objetivos, os jesuítas fundaram escolas e organizaram aldeamentos, onde eram ensinadas aos índios a religião católica, as técnicas européias de trabalho agrícola e a língua portuguesa.

Esses padres eram contra a escravização dos indígenas. Por isso, fundaram esses aldeamentos, também chamados de reduções, em áreas afastadas dos colonos – que normalmente ficavam próximos do litoral. Assim, os jesuítas foram os primeiros europeus que rumaram ao interior do território conquistado. Muitas vezes, as escolas e os aldeamentos deram origem a cidades, como por exemplo, São Paulo. Mesmo afastados, porém, os aldeamentos dos jesuítas despertaram a cobiça dos bandeirantes paulistas.

FONTE: Cemepe.


0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates