CHEGAM OS PRIMEIROS PORTUGUESES
Em 1500, o governo português organizou uma grande esquadra para trazer da Índia grande quantidade de especiarias.
Essa esquadra era formada por 13 embarcações e uma tripulação de aproximadamente 1500 homens, entre eles navegadores experientes, intérpretes, degradados
marinheiros, religiosos e um grande número de soldados. Sob o comando de Pedro Álvares Cabral, partiram de Lisboa em 9 de março de 1500. Navegando pelo oceano Atlântico, em 22 de abril do mesmo ano alcançaram o litoral das terras que, mas tarde, chamariam Brasil.
Comente com os alunos que o mapa representado corresponde ao que se conhece atualmente e não ao conhecimento que se tinha nos séculos XV e XVI.
Os portugueses aqui chegaram e tomaram posse das terras encontradas, sem considerar os indígenas que nelas viviam. Essas terras seriam colônia de Portugal – situação que durou mais de 300 anos. Isso quer dizer que as terras e tudo o que havia nelas passaram a pertencer aos portugueses. O rei português podia usá-las como quisesse e explorar seus recursos da forma que lhe trouxesse maior lucro.
Registre:
1. Converse com seus colegas e respondam: Na sua opinião, o Brasil foi descoberto pelos portugueses? Por que?
2. Sugerir uma dramatização da chegada dos portugueses às terras onde viviam os indígenas e que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Para isso:
- a classe em dois grupos: um representará os indígenas; o outro, os portugueses.
- Faça a caracterização das personagens (roupas, enfeites, armas etc.) e do cenário (mata, oceano, caravelas etc.)
- Imagine como foi o encontro entre esses dois povos. Pensem, por exemplo, no que os índios sentiram ao ver os portugueses pela primeira vez (espanto, curiosidade, medo?). E os portugueses, qual foi sua posição em relação aos povos que já viviam aqui? A partir disso, montem a peça que irão representar.
A primeira providência dos portugueses foi tentar descobrir se havia ouro e pedras preciosas nas terras encontradas. De início, não acharam riqueza minerais. No entanto, na mata Atlântica, floresta que, no século XV, cobria uma extensa faixa de terra paralela ao litoral, encontrara, o pau-brasil, árvore da qual se extraía um corante vermelho muito usado na Europa para tingir tecidos.
Registre:
1. Realizar pesquisa, em jornais, revistas, livros, internet, sobre o que se tem feito atualmente para conservar o que ainda resta de mata Atlântica em nosso país.
Nota:
O objetivo desta atividade é levar os alunos a perceberem a responsabilidade de todos na conservação não só das florestas e dos recursos naturais remanescentes, mas também do meio ambiente. Fale sobre ONGs, integrando conhecimentos de geografia.
FONTE: Cemepe.
0 comentários:
Postar um comentário