PASSAR ANEL
Forma-se uma roda de meninas, sentadas, com as mãos juntas, palma com palma. Uma delas pega um anel, coloca-o entre as palmas de suas mãos e sai fingindo distribuir o anel dentro da mão de uma delas e depois pergunta:
"Com quem está o anel? "
Quem errar paga uma prenda.
CONTRAUma criança é escolhida no grupo por fórmula de escolha. Ela ordena para as demais:
"- Andem para a frente" E elas deverão andar para trás, executando as ordens sempre pelo contrário.
As crianças que forem errando irão sendo excluídas.
A última que ficar será a que irá dar as próximas ordens para que a brincadeira prossiga.
GARRAFAColecionadas às vezes, jogadas com regras de bola de gude. Há também a disputa de tampas de certos refrigerantes que trazem desenhos no verso, sola e cortiça.
O primeiro jogador vira uma tampa, mostrando o desenho, ganhará a partida.
Continua virando toda uma série, ganhando por semelhante até que surjam duas com desenhos diferentes. Será a vez de outro tentar as coincidências. Ao final, quem tiver maior número delas será o vencedor.
PANELAEsta brincadeira, é uma espécie de concurso de "sisudez".
Outro Nome: Violinha
As crianças dispoem-se à vontade, e uma, que é o "mestre", cantarola:
-Fon-fin, fon-fá,
-Panelinha, panelá!
-Quem ri e falá,
-Come tudo quanto há...
-Fechou a rosca.
Com isso ficam todas em silêncio, e procurando fazer as caras mais sérias do mundo, até que uma das crianças, não se agüentando mais, fala ou cai na risada.
O "mestre" aponta-lhe um dedo acusador e grita:
- Comeu!
A criança apontada retira-se do brinquedo, que se repete desde o início, e assim sucessivamente.
A última a se retirar, portanto a que mais tempo se mantém silenciosa, é aclamada vencedora, e será o "mestre", no caso da repetição.
JOGO DO PAPÃOFazem-se 3 buracos formando um triângulo de uns 3 metros de lado.
O buraco ou casa tem uns 3 cm de profundidade e sua boca uns 5 cm de raio.
Os buracos são nomeados 1º, 2º e 3º, riscando-se uma linha paralela aos 3 buracos e mais próximo do 1º, a qual serve de ponto.
Cada jogador lança sua "jogadeira" ao ponto.
O que mais próximo ficar da linha jogará em 1º lugar e assim sucessivamente.
A finalidade do jogo é de cada jogador 3 voltas aos buracos, a fim de de se tornar "papão".
Na 1ª volta o jogador é "papão sem regalias, que adquire depois de dada a 1ª volta, como "medir palmas", "dar viras, pedir " limpas" ou casa ou bola.
Se o jogador não acerta sua bola em um dos buracos perde a vez de jogar.
Se um jogador é lançado por um adversário ou entra de propósito em casa que não a fica preso.
Ao completar 3 voltas o jogador se torna "papão", tem todas as imunidades e um "toque" seu mata os adversários sagrando-o vencedor.
VIOLINHAAs crianças de ano e meio à três anos de idade preferem brincar imitando as vozes ou os movimentos:
(a) dos animais;
(b) da natureza ativa que imediatamente as rodeia;
(c) dos objetos.
E isso assim, cantando a mesma música do brinquedo anterior;
"Na corda da viola Todo mundo bate;
Os cachorrinhos Fazem assim: au, au, au, au, au."
Estribilho:
Na corda da viola todo o mundo bate:
Os galos fazem assim:
"Co-co-ria-có; co-co-ria-có..." E por aí além.
Depois do estribilho, um nome comum ativo qualquer, e, logo em seguida, a imitação do som ou do movimento que caracteriza o seu ou coisa nomeada.
Vozes a imitar a criança fala:
canta: ri-se;
tosse;
espirra;
chora;
grita;
faz birras;
salta.
O ratinho guincha, faz:
- qui, qui, qui, qui, qui
O gatinho mia, faz:
- miau, miau, miau.
O perú faz:
- grou, grou, grou, grou ... grou.
O cachorrinho rosna, late, ladra, uiva.
O cavalo relincha.
O boi muge, faz - muu... muu... O carneirinho bala, faz - mé, mée, mée
O bode berra, faz:
- bé, bé...
Perguntas sugestivas ou indutivas:
O galo cucurica, faz...?
A galinha cacareja, faz...?
O pinto pia;
O pato grasna: haxa-pax, haxa-pax...
Os passarinho pipilam, chilreiam.
Como canta o sabiá?
O canário;
O tié?
A pomba arrulha.
Como anda a pomba?
O mocho como pia?
Os patinhos como andam?
Há alguma ave que fala?
Qual é ela?
Qual outra fala também?
Elas sabem o que dizem?
As moscas, as abelhas, os besouros e todos os insetos de asas ligeiras, ao esvoaçar, fazem no ar:
- zum... zum... zum, isto é... zumbem.
O grilo faz - cri, cri...
Quando?
O chocalhar, de que é?
O sibilar do vento como é?
O farfalhar das folhas?
O murmúrio da água?
As cachoeiras como fazem?
E os sinos?
E as campainhas?
E os guizos?
Que é que chia?
Que é que faz chic-chic?
Que é que faz tic-tac?
A pendula do relógio como faz?
Movimentos e sons da locomotiva.
Etc., etc., etc.
FONTE: Brinquedoteca da USP - Extraído do Portal da CEMEPE
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