LINGUAGEM:
ü Desenho livre
ü Labirinto
ü Pintura
ü Recorte e colagem
ü Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos
ü Percepção visual: cor/ forma/ tamanho
ü Detalhes: complementação de figuras
ü Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
ü Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ü Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
ü Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
ü Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
ü Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização .
ü Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
ü Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
ü Histórias, músicas, vídeo e livros.
ü Atividades com sucatas (ex: embalagens).
ü Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
RACIOCÍNIO LÓGICO:
ü Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
ü Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
ü Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
ü Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
ü Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
ü Operação com Números: adição: total até 9.
ü Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito
FAMÍLIA E SOCIEDADE:
ü Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
ü Desenvolver socialização
ü Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
ü Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
ü Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
ü Estimular o reconhecimento da história Brasileira e da sua cidade: Eu/Família/Casa.
ü Escola.
ü Meios de Transporte/Trânsito.
ü Meios de Comunicação.
ü Profissões.
Datas Comemorativas:
ü Carnaval
ü Páscoa
ü Dia Nacional do Livro Infantil
ü Dia do Índio
ü Dia do Trabalho
ü Dia das Mães
ü São João
ü Dia dos Pais
ü Dia do Soldado
ü Folclore
ü Independência
ü Dia da Árvore
ü Primavera
ü Semana do Trânsito
ü Dia das Crianças
ü Proclamação da República
ü Primavera
ü Dia da Árvore
ü Natal e outros
ü Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
ü Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
ü Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
ü Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
ü Nomear e reconhecer diferentes animais.
ü O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
ü A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
ü Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
ü Formar bons hábitos de higiene e saúde.
ü Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
ü Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
ü Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
ü Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
ü Explorar o ambiente em que vive.
ü As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
ü Alimento/Culinária.
ü Plantas/Horticultura.
ü Animais.
ü Explorar o meio em que estamos.
ü Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
Pinturas colagens, recortes.
Pinturas colagens, recortes.
ü Horta.
ü Passeios, excursões.
ü Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
ü Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
ü Alimentos (frutas, verduras, legumes).
ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS:
ü Desenho livre e pintura.
ü Sucata.
ü Argila e massinha.
ü Utilização de diferentes materiais e texturas. Utilização de lápis, pincéis, cola, massinhas, argila etc.
ü Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
ü Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
ü Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
ü Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
ü Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
ü Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
ü Revista, jornal e sucata.
ü Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
ÁREA SÓCIO-AFETIVA:
ü Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
ü Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
ü Permitir que a criança seja independente.
ü Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
ü Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
ü Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
ü Mante-la ocupada.
ü Levar a criança a participar das atividades de grupo.
ü Adaptar a criança à escola e à vida social.
ü Promover condições de um convívio agradável.
ü Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
ü Adquirir habilidades sociais.
ü Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
ü Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
ü Observação importante:
Não há receita para ensinar, mas podemos enriquecer nosso trabalho com sugestões de atividades e conteúdos, levando em consideração a realidade, necessidade e maturidade dos nossos alunos. Os conteúdos devem ser do interesse do aluno e devem despertar neles a vontade de aprender, pesquisar, questionar e descobrir.
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