SEGUIDORES...

25 de novembro de 2010

Receitas culinarias de Natal

Nesta época tão especial, nada mais gostoso do que apreciar e degustar uma deliciosa receita tradicional.
Você pode trabalhar o gênero textual "receita" com as crianças e fazer uma receita para que as crianças assimilem melhor, tenho certeza que elas amarão.

RABANADA DE NATAL

Ingredientes:

2 gemas
3 colheres de sopa de açúcar branco
1 colher de leite
1 colher de nata
baunilha em pó (opcional)
12 fatias de pão de véspera
óleo
açúcar em pó
canela moída
frutas frescas

Coloque as gemas dentro de uma tigela e junte o açúcar. Bata a gemada até obter um creme macio e espesso. Adicione aos poucos o leite e a nata. Bata um pouco mais e aromatize com 1 colher de café de baunilha em pó (opcional). Bata novamente. Molhe o pão com esta mistura e deixe embeber durante alguns minutos. Aqueça bastante óleo numa frigideira ou num recipiente fundo. Frite as fatias, poucas de cada vez, virando-as até dourarem uniformemente. Retire da fritura com uma escumadeira e escorra o excedente da gordura sobre folhas de papel absorvente. Polvilhe as rabanadas ainda quentes com açúcar e canela. Acompanhe com tiras finas de fruta fresca.

BOLACHAS DOCES DE NATAL

Ingredientes:

3/4 colher de manteiga amolecida
1 colher de açúcar
1 ovo
2 colheres de farinha
1 colher chá de fermento
1/8 colher de chá de noz-moscada
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de baunilha (opcional)

Bata bem a manteiga com o açúcar, junte o ovo e o restante dos ingredientes.
Embrulhe em papel vegetal e deixe na geladeira por 1 hora. Numa superfície untada estique a massa e corte da forma desejada. Coloque numa forma não untada e leve ao forno por aproximadamente 6 minutos.

Cobertura:

2 copos de açúcar confeiteiro
1 clara em neve
corantes

Misture o açúcar com colheres da clara até obter a consistência desejada. Adicione em porções as cores que pretende utilizar. Mantenha a tigela coberta com uma toalha úmida para o açúcar não secar. Para fazer decorações de Natal com esta massa adicione 1/2 copo de farinha para obter uma massa mais grossa e poder moldar.

BOLO DE NATAL

Ingredientes:

1 copo de Vinho da Madeira
250 g de ameixas pretas
500 g de farinha
500 g de açúcar
125 g de cidra
125 g de miolo de amêndoa
1 colher chá de bicarbonato de sódio
raspas de 1 limão
1 noz moscada ralada
3 ovos
1/2 L de leite
250 g de margarina
250 g de banha

Ponha as ameixas de molho no vinho de véspera. No próprio dia, descaroce-as e reduza-as a purê com o vinho. Junte os outros ingredientes e mexa bem. Unte e polvilhe uma forma grande e leve ao forno durante cerca de 1 hora em fogo médio.

BROINHAS DE NATAL

Ingredientes:

1/2 kg de purê de batata doce
1/2 kg de açúcar
350 g de açúcar
raspa de laranja
100 g de coco ralado
4 colheres de sopa de pão ralado
3 ovos
1 gema
200 g de farinha de trigo
200 g de farinha de milho
100 g de amêndoas moídas
sal

Cozinhe a batata doce, descasque e faça um purê. Leve ao fogo com as 500 g de açúcar mexendo sempre para não queimar. Tire do fogo e deixe esfriar. Junte o resto dos ingredientes misturando bem. Quando tiver como massa molde umas broas, coloque numa forma untada, pincele com a gema de ovo batido e leve ao forno até dourar.

BOLINHO DE BACALHAU

Ingredientes:

300 g de batatas cozidas
500 g de bacalhau
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo ralado
6 ovos
Cebola
Cheiro verde
Pimenta

Cozinhe e limpe o bacalhau. Moa o bacalhau junto com as batatas. Junte a manteiga, queijo, temperos e as gemas batidas. A seguir, coloque as claras batidas e frite os bolinhos na gordura quente.

CANJA DE NATAL

Ingredientes:

1 galinha gorda com miúdos
Sal a gosto
1 cenoura
1 cebola
100 g de massa em estrelinhas
1 raminho de hortelã

Limpe a galinha e deixe-a de molho em água fria durante 1 hora. Lave e cozinhe em água (cerca de 3 litros) temperada com sal, a cenoura inteira e a cebola. Quando estiver cozidae o caldo tiver reduzido para metade, retire e coe. Junte as massinhas em estrela, leve novamente ao fogo para que cozinhem. Corte a cenoura já cozida em pedacinhos, pique os miúdos da galinha e desfie a carne das asas. Junte ao restante caldo. Sirva quente e se quiser enfeite com um raminho de hortelã.

GALINHA RECHEADA DE NATAL

Ingredientes:

1 galinha grande
alho
cebola
louro
sal
Vinho branco

Tempero:
sal
pimenta
Vinho do Porto
suco de limão

Recheio:
chouriço
miúdos
pão
azeitonas
massa de tomate
alho
cebola
4 colheres de sopa de azeite
30 g de margarina

Leve a galinha à panela apenas para levantar fervura. Depois de morna banhe com os temperos. Para preparar o recheio, corte o chouriço e os miúdos em pedaços, molhe o pão no leite fervido. Junte tudo. Refogue na margarina com cebola, alho tomate, azeite. Quando a cebola estiver dourada junte a massa de pão e carnes. Coloque tudo dentro da galinha e leve ao forno regado com vinho branco em pedacinhos de manteiga.

PERU DE NATAL RECHEADO COM CASTANHAS

Ingredientes:

500g de castanhas assadas no forno (faça um pequeno corte no comprimento de cada uma para assar)
1 peru de aproximadamente 3 kg
300g de lingüiça calabresa
300g de lombo de porco moído
150g de manteiga ou margarina
1 xícara de vinho branco seco
noz moscada, pimenta do reino e sal à gosto
óleo para regar

Tempero:
2 xícaras de vinho branco seco
8 dentes de alho amassados
1/2 xícara de vinagre
1 folha de louro
sal e pimenta à vontade

Deixe de véspera o peru limpo no tempero. Ferva a lingüiça, tire a pele e pique em pedacinhos, junte o lombo moído, as castanhas (reserve algumas para decorar), 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta. Misture com as mãos e recheie o peru. Costure as extremidades para que o recheio não vaze. Disponha sobre uma assadeira untada. Espalhe a manteiga sobre o peru, regue com um pouco de óleo e o vinho e salgue a gosto. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 2 horas, virando sempre para que doure por igual todos os lados e regando com o molho que se formar na assadeira. Retire com cuidado e coloque sobre uma travessa. Decore à gosto usando também as castanhas reservadas.

PERU ASSADO À MODA ANTIGA

Ingredientes:

1 peru
500 g de sal
1/2 copo de aguardente
1 kg de laranja
500 g de limão
1 copo de azeite
2 colheres de sopa de manteiga

Descongele o peru, pique com o garfo, regue com aguardente e deixe de molho enquanto prepara o recheio. Antes de ir para o forno coloque os demais temperos.

Recheio:
miúdos
1/2 copo de azeite
1/2 pacote de manteiga
150 g de toucinho
150 g de presunto
2 cebolas
alho
azeitonas
2 copos de vinho branco
4 ovos
salsa

200 g de pão duro moído
sal

Junte na panela o azeite, a manteiga, as cebolas e o alho picados, carnes e azeitonas picadas. Adicione o vinho branco e água e deixe cozinhar bem. Se usar o pescoço, quando estiver cozido retire a carne desfiando. Bata os ovos com a salsa e o pão. Misture tudo com uma colher de pau e recheie o peru.

CHESTER DE NATAL COM FAROFA TROPICAL

Ingredientes:

1 chester de 5 kg
750 ml de vinho branco seco
1/2 xícara de chá de conhaque
10 dentes de alho
1 colher de sopa de pimenta moída na hora
sal a gosto

Lave bem o chester e retire os miúdos. Coloque-o em um recipiente alto e acrescente o vinho, o conhaque, o alho e a pimenta. Deixe por pelo menos 12 horas nessa mistura. Retire o chester da marinada de vinho, reservando-a para regar depois. Em uma fôrma, coloque o chester e cubra com papel alumínio. Leve ao forno 200ºC por 3 a 4 horas, regando com a marinada de 30 em 30 minutos. No final da ultima hora, retire o papel alumínio para que o chester fique corado.

Farofa tropical:
1 manga madura e firme, picada em cubos médios
1/2 abacaxi maduro, cortado em cubos médios
1 maracujá (só as sementes)
1 cebola picadinha
2 xícaras de chá de farinha de mandioca torrada
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de manteiga

Em uma panela média acrescente a manteiga e deixe aquecer. Coloque a cebola picadinha e deixe murchar. Acrescente as frutas, o sal e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar bem antes de colocar a farofa de mandioca. Por último, acrescente a salsinha picada.

BACALHAU DE NATAL

Ingredientes:

2 dentes de alho
50 g de amêndoas
2 cebolas
600 g de bacalhau
louro
salsa
8 colheres de sopa de maionese
3 ovos
125 g de purê de batatas
1 pimentão
1/2 copo de azeite
1 e 1/2 copo de leite

Depois de tirar o excesso de sal, coloque o bacalhau no leite. Corte as cebolas em meias luas finas e o alho e o pimentão em tiras. Refogue em metade do azeite e junte o louro e a salsa. Cozinhe o bacalhau no restante do azeite, junte o refogado e leve ao forno para acabar de cozinhar. Depois de cozinhar, coloque num pirex, decore com o purê de batata e salpique com ovo cozido picado e as amêndoas peladas laminadas. Cubra com maionese e leve ao forno para corar. Quando servir, decore a gosto com azeitonas, salsa ou rodelas de ovo cozido.

PUDIM DE NATAL

Ingredientes:

260 g de pão
250 g de açúcar
100 g de amêndoas
50 g de passas
100 g de frutas cristalizadas
1 colher de chá de canela
suco e raspa de 1 laranja
125 g de margarina derretida
1 cálice de rum
5 ovos
1 colher de leite
margarina para untar a forma
açúcar para polvilhar
Escalde as amêndoas, pele-as e corte-as em fatias ou compre já preparadas. Corte as frutas em pedaços pequenos. Peneire o açúcar. Corte o pão em pedacinhos, acrescente leite fervido, tape e deixe embeber bem. Quando estiver macio, esmague-o bem com uma colher de pau, junte-lhe os ovos batidos, as frutas todas, a margarina derretida, o suco e as raspas de laranja, a canela e o rum e misture bem. Unte uma forma com margarina, polvilhe-a com açúcar, leve para cozinhar em banha-maria por aproximadamente 30 min. Verifique se está cozido e deixe esfriar. Desenforme e sirva.

MANJAR DO DEUSES

Ingredientes:

500 g de açúcar
125 g de amêndoas
125 g de arroz cozido
12 gemas
raspas de limão

Leve o açúcar ao fogo com um copo de água e deixe ferver durante 2 minutos. Retire do fogo e junte as amêndoas picadas, o arroz escorrido, as gemas e mexa. Leve novamente ao fogo para engrossar, mexendo sempre para não queimar. Sirva em taças ou numa travessa.

TORTA NOITE FELIZ

Ingredientes:

3 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
amêndoas
chantilly
200 g de chocolate meio amargo
100 g de chocolate branco
raspas chocolate branco
4 claras em neve
2 e 1/2 colheres de farinha de trigo
1 pacote de gelatina
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
1 copo de leite de coco
150 g de margarina
nata
 
Coloque numa tigela funda a margarina e o açúcar e vá acrescentando aos poucos a farinha e as amêndoas moídas, misturando com as pontas dos dedos até obter uma massa macia e uniforme. Forre o fundo e laterais de uma forma redonda média de aro removível com esta massa e asse em forno médio, pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de chocolate: dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água fria e reserve.
Misture o chocolate meio amargo picado com a nata e leve ao banho-maria até obter um creme liso e brilhante. Acrescente a gelatina reservada e misture bem, para que ela derreta no calor da mistura. Despeje esse creme sobre a torta já assada e leve à geladeira durante 1 hora.
Prepare o creme de coco: dissolva a gelatina em 1/2 colher de chá de água e deixe descansar por alguns minutos. Aqueça o leite de coco e acrescente em seguida a gelatina, misturando até que ela derreta completamente. Bata as claras em neve e sem parar de bater junte o açúcar.
Misture delicadamente as claras batidas à mistura de leite de coco e gelatina e monte uma segunda camada sobre o creme de chocolate. Derreta em banha-maria o chocolate branco juntamente com a nata até formar um creme liso. Espere esfriar e despeje sobre a torta, alisando com uma espátula. Decore com as raspas de chocolate e mantenha na geladeira, desenformando somente na hora de servir.

PANETONE DE NATAL

Ingredientes:

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
água
1 colher de café de castanhas
1 colher de sopa de essência de panetone
800 g de farinha de trigo
30 g de fermento
1 colher de frutas secas
1 colher de leite desnatado
1/2 colher de margarina light
3 ovos
1 colher de chá de sal
suco de 1 laranja

Junte o fermento, os ovos, o suco de laranja, o leite desnatado, a água morna, a essência de panetone e o sal no liquidificador, e deixe bater bem até obter uma massa homogênea, tendo o cuidado de desligar na metade do processo para acrescentar o açúcar.
Junte as frutas, as castanhas e a farinha aos poucos e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa e mole. Coloque numa forma própria para panetone e deixe descansar (deixe crescer até a massa transbordar). Depois leve ao forno, pré-aquecido, durante 40 minutos. Se quiser embalar, espere 24 horas.

PANETONE LIGHT

Ingredientes:

2 colheres de sopa de açúcar magro
25 g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de essência de panetone
750 g de farinha
80 g de fermento
250 g de frutas cristalizadas
200 g de frutas secas
3 gemas
150 ml de leite
1 colher de sobremesa de raspas de limão
150 g de manteiga sem sal
1 colher de café de noz-moscada
100 g de nozes
1/4 colher de óleo
3 ovos
1 pitada de sal

Dissolva o fermento com o açúcar, junte o leite morno, 2 ovos ligeiramente batidos e 250g de farinha e bata rapidamente na batedeira. Deixe crescer até dobrar de volume enquanto prepara a massa básica. Massa Básica: Bata na batedeira a manteiga, o adoçante e as gemas à temperatura ambiente até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte 1 ovo, o óleo, a essência de panetone, as raspas de limão, a noz-moscada, a canela e o sal, e continue a bater até que esteja liso e brilhante. Depois junte ao outro preparado e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse o bolo até obter uma massa lisa, macia e enxuta. Misture as frutas, deixe-a descansar até dobrar de volume, aplique a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse até que estejam bem dourados.

FONTE: Cemepe.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates