SEGUIDORES...

22 de novembro de 2010

Natal e a passagem para o Ano Novo



Natal

As festividades que precedem o Natal dos finlandeses sueco-falantes culminam na festa de Santa Luzia, que tem a sua origem na Suécia. O dia de Santa Luzia celebra-se no dia 13 de Dezembro, quando a donzela Luzia, selecionada hoje em dia pelo principal jornal sueco-falante da Finlândia, Hufvudstadsbladet, vem à frente de uma procissão na escadaria da Igreja Luterana da Helsínquia.

De acordo com uma tradição antiga, o secretário municipal da cidade de Turku, no Sudoeste da Finlândia, proclama publicamente o início da Paz de Natal ao meio-dia da véspera de natal (no dia 24 de Dezembro). A mensagem é transmitida a todo o país por rádio e televisão.

A tradição de anunciar a paz de Natal é um antigo costume nórdico que data da Idade Média. Nos tempos pré-cristãos, havia 27 diferentes “épocas de paz” ao longo do ano, incluindo épocas dedicadas às mulheres, sessões de tribunal e colheitas.

Até hoje, o sentimento de paz é mantido na saudação de Natal finlandesa. "Rauhallista Joulua” – “[Tenha um] Pacífico Natal”.

A Ceia da véspera de Natal é a principal refeição tradicional do ano. Muitas vezes as famílias com crianças jantam antes do ritual da chegada do Pai Natal, e os adultos esperam com paciência para que as coisas acalmem e jantam mais tarde, à noite. O prato principal do jantar é o presunto de Natal. Os purês guisados de rutabaga e batata fazem parte da comida tradicional de Natal na Finlândia ocidental, desde o século XVIII.

Antigamente, o jantar incluía também bacalhau e papas de arroz, mas hoje em dia os vários pratos podem ser servidos ao longo de vários dias. Por exemplo, as papas de arroz (que é um prato quente) são muitas vezes servidas ao almoço, na véspera do Natal.

As tradições culinárias diferem entre a Finlândia oriental e ocidental. Nas tradições da Finlândia ocidental nota-se a influência oriunda de Suécia, e nas da Finlândia oriental, a influência da região da Carélia.

A prosperidade crescente introduziu mudanças na comida tradicional finlandesa de Natal.

O presunto pode ser substituído pelo peru e o salmão cru salgado, o arenque, as ovas, saladas e charcutaria são muitas vezes servidos como entrada. Pastéis e bolos, incluindo bolachas de gengibre e pastéis recheados com doce de ameixa, também fazem parte da comida natalícia.

Nas famílias com crianças, construir uma casa de bolacha de gengibre faz parte de preparações para o Natal.

O ponto alto, nas famílias com crianças, é contudo e indiscutivelmente a chegada do Pai Natal. Segundo a lenda finlandesa, o Pai Natal, a sua mulher e uma equipe de gnomos vivem na colina de Korvatunturi, na Lapónia finlandesa. Pode visitá-lo na sua oficina, perto de Rovaniemi, no Círculo Polar Árctico, na Lapónia, em qualquer altura do ano.

Noutra tradição comovente, os finlandeses lembram os seus amigos e familiares falecidos na véspera de Natal, colocando velas nas suas sepulturas.

As filas de velas nas sepulturas dos soldados perdidos na guerra são uma vista especialmente impressionante e comovedora na noite escura do Inverno. Naturalmente, ir à igreja é outra tradição natalícia.

As celebrações mais populares são a celebração da meia-noite na véspera de Natal e a celebração matinal, no Dia de Natal.

O Dia de Natal na Finlândia é uma ocasião calma, quando as famílias se reúnem. O dia 26 de Dezembro também é feriado, mas é mais leigo. Tradicionalmente, o dia 26 de Dezembro costumava ser o dia quando se levavam os mais novos da família a dar um passeio de trenó. Esta tradição continua viva nas regiões rurais.

Passagem do Ano

As celebrações do ano novo são tão divertidas na Finlândia como em qualquer outra parte. No entanto, o cenário finlandês, a neve e o clima ártico acrescentam um toque especial às celebrações.

O fogo-de-artíficio marca a passagem do ano mas, com sorte, os visitantes da Finlândia setentrional podem testemunhar os espetaculares fogos-de-artifício da própria natureza, na forma de Aurora Boreal.

Ao acabar o Natal, começa a espera pelo Ano Novo. O Inverno finlandês impede grandes celebrações ao ar livre. Mesmo assim, à meia-noite, em Helsínquia, o presidente da câmara municipal deseja aos munícipes um bom Ano Novo, desde a escadaria da Catedral.

Os  fogos-de-artifício e foguetes lançados por toda a cidade dão cor e uma nota exuberante à ocasião.

Esta tradição chegou à Finlândia via Suécia e Europa continental, onde se usavam tanto o estanho, como a cera de abelha e claras de ovo. A tradição tem as suas origens na Grécia antiga onde se previa o futuro desta forma, há milhares de anos.

O Natal e a época festiva que se lhe segue duram até a véspera do Dia de Reis. O dia de Reis (6 de Janeiro) não se celebra de forma especial, mas é um feriado. Com o fim do Diade Reis termina a época festiva do Natal, e é o momento de desfazer a árvore de Natal, saborear as últimas sobras da comida de Natal e voltar às rotinas do dia-a-dia.

O Dia de Reis ainda marca o fim do Natal comercial, quando são removidas as decorações das ruas e das montras das lojas.

FONTE: Cemepe.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates