Parecer
Descritivo ou Relatório do Aluno
“Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador fez história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que histórica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização da memória, como história desse processo.” (Freire, M. 1989,p.5)
ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...
• Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõem alunos iguais;
• O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
• Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
• Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
rincipalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
DESAFIOS DO PROFESSOR
•
Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
•
Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto
individual quanto nas suas relações com o meio;• Considerar os instrumentos de avaliação;
• Priorizar as produções;
• Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
• Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
• Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
• Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
• Apontar a participação, a interação, a colaboração;
• Refletir profundamente sobre a ação educativa;
• Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).
PONTOS DE ATENÇÃO
•
Registros de avaliação exigem exercício do professor:
•
de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);• de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
• de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
•
Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
•
Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando
muitas vezes, que o “problema” é irreversível.EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc...
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou “precisa desenvolver” ou “será necessário trabalhar”
O QUE FAZER?
•
Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em
seus estágios de desenvolvimento;
•
Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela
habilidade ainda não adquirida;• Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
• Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
O QUE PRECISAMOS SABER?
•
Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
•
Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?• Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
• Que sugestões você oferece neste sentido?
• Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
• Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
REDIGINDO
O PARECER...
•
Levar em conta os destinatários;
•
Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;• Considerar o caráter oficial do documento;
• Observar ortografia, concordância e formatação;
• Nomear os pareceres;
• Evitar palavras diminutivas;
• Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
• Considerar o caráter oficial do documento;
• Observar ortografia, concordância e formatação;
• Evitar palavras diminutivas;
• Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
• Evitar contradições
• Evitar comparações;
• Evitar contradições;
• Evitar comparações;
• Ser coerente.
COMO INICIAR UM PARECER
•
“Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
•
“Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o
aluno...”• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
ESCREVENDO
SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
•
“Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
•
“Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”• “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
• “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
ESCREVENDO
SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
•
"Demonstra respeito pelos colegas e professores";• "Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo";
• "Aceita sugestões da professora e dos colegas";
• "Contribui para a integração e o crescimento do grupo".
PARA
REFLETIR...
“O
parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo
efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem
verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.)
EXTRAÍDO:
http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/08/dicas-para-fazer-parecer-descritivo-do.html
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