SEGUIDORES...

22 de abril de 2012

Planejamento para Ed. Infantil

Área do conhecimento: Matemática


Objetivos:

1.     Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;

2.     Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.


Conteúdos:


Maternal


Fevereiro

·       Colagem

·       Coordenação Viso motora

·       Dobradura



Março

·       Formas Geométricas

·       Cores



Abril

·       Figuras geométricas

·       Percepção tátil

·       Quente-frio, áspero-macio

·       Cores



Maio

·       Esquema Corporal

·       Lateralidade

·       Cores



Junho

·       Orientação Espacial

·       Dobraduras

·       Cores

·       Formas geométricas



Agosto

·       Esquema Corporal

·       Orientação espacial

·       Localização

·       Posição

·       Apresentação do numeral 0



Setembro

·       Cores

·       Tamanho

·       Semelhança

·       Formas geométricas

·       Apresentação do numeral 1



Outubro

·       Dobraduras

·       Apresentação do numeral 3

·       Cores

·       Percepção Tátil



Novembro

·       Figura-fundo

·       Semelhança

·       Tamanho

·       Apresentação do numeral 4

·       Orientação Temporal - Dia/Noite



Dezembro

·       Dobraduras

·       Artes plásticas

·       Cores

·       Orientação Temporal - Dia/Noite

·       Apresentação do numeral 5



Pré I


Fevereiro

·       Coordenação Motora

·       Grafismo

·       Contorno de figuras

·       Desenho

·       Pintura

·       Recorte e colagem

·       Labirinto



Março

·       Discriminação Visual

·       Cor, forma,

·       Igual/Diferente

·       Reprodução de figuras

·       Relações de afinidades

·       Detalhes de cena

·       Formação de pares



Abril

·       Orientação Espacial

·       Aberto/Fechado

·       Atrás/na frente/entre

·       Dentro/fora

·       De frente/de costas

·       Em cima/embaixo

·       Subindo/descendo

·       Esquerda/direita



Maio

·       Noções de Geometria

·       Linhas abertas/fechadas

·       Círculo

·       Quadrado

·       Triângulo

·       Retângulo

·       Relação de Dimensão: alto/baixo, maior/menor, pequeno/grande, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, gordo/magro.



Junho

·       Relações de massa e de volume

·       cheio/vazio

·       leve/pesado

·       Relações de quantidade

·       mais/menos, pouco/muito

·       Noções de conjunto



Agosto

·       Numerais 0 e 1



Setembro

·       Numerais 2 e 3



Outubro

·       Numerais 4 e 5



Novembro

·       Revisão de conceitos e de numerais



Dezembro

·       Revisão de numerais

·       Atividades com resoluções de situações problemas



Pré II

Fevereiro

·       Coordenação motora

·       Numerais de 0 a 5

·       Grafismo

·       Contorno de figuras

·       Desenho

·       Pintura

·       Recorte e Colagem

·       Labirinto



Março

·       Discriminação Visual

·       Cor

·       Forma

·       Igual/Diferente

·       Camuflagem

·       Complementação de figuras

·       Detalhes de cena

·       Relações e afinidades



Abril

·       Orientação temporal

·       Antes/depois

·       Ontem/hoje/amanhã

·       dia/noite



Maio

·       Orientação espacial

·       atrás/na frente/no meio/entre

·       aberto/fechado

·       de frente/de costas

·       em cima/embaixo

·       em pé/deitado/sentado

·       mais longe/mais perto

·       mesma posição/posição diferente

·       direita/esquerda



Junho

·       Noções de geometria

·       Linhas abertas

·       Linhas fechadas

·       mesma forma

·       Triângulo - Quadrado - Círculo



Agosto

·       Relações de dimensão

·       curto/comprido

·       grande/pequeno/mesmo tamanho

·       grosso/fino

·       mais alto/mais baixo

·       maior/menor



Setembro

·       Sequência e seriação - números

·       Relações de massa e volume

·       cheio/vazio

·       leve/pesado

·       Ontem/hoje/amanhã (revisar)



Outubro

·       Relações de quantidade

·       mais/menos

·       muito/pouco/nenhum



Novembro

·       Noções de adição/subtração

·       Noções de conjunto

·       Números

·       Par/ímpar



Dezembro

·       Revisão de toda a matéria



Pré III


Fevereiro

·       Conceitos básicos

·       tamanho, quantidade, comprimento

·       altura, espessura, textura

·       posição, distância, tempo

·       Numerais



Março

·       Dezena/Unidade

·       Geometria: figuras planas, sólidos geométricos, círculo, quadrado, triângulo

·       Números



Abril

·       Direita/esquerda

·       Conjunto: formação, correspondência, tipos de conjunto

·       Números

·       Ontem/hoje/amanhã



Maio

·       Estudando os sinais: = igual / = diferente

·       Sequência numérica: antes e depois / pares e impares

·       Números



Junho

·       Operação da adição

·       Números

·       Revisão de números

·       Dúzia



Agosto

·       Início do Sistema de medidas

·       Medida de tempo

·       Números

Setembro

·       Medida de comprimento

·       Operação: Subtração

·       Números



Outubro

·       Operação: adição e subtração

·       Medida de capacidade

·       Números



Novembro

·       Medida de massa

·       Revisão de toda a matéria

·       Números

·       Revisão adição/subtração



Dezembro

·       Números

·       Revisão dos numerais



Referencial Bibliográfico:

KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, Papirus, 1984.

FERREIRO, E. et alii. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo, Cortez e Autores Associados, 1985

REFERENCIAL Nacional para a Ed. Infantil - MEC 1999.

GONDIM, Maria da Salete A., Lápis na Mão, FTD, 1995.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates