Área do conhecimento: Matemática
1. Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;
2. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Fevereiro
· Colagem
· Coordenação Viso motora
· Dobradura
Março
· Formas Geométricas
· Cores
Abril
· Figuras geométricas
· Percepção tátil
· Quente-frio, áspero-macio
· Cores
Maio
· Esquema Corporal
· Lateralidade
· Cores
Junho
· Orientação Espacial
· Dobraduras
· Cores
· Formas geométricas
Agosto
· Esquema Corporal
· Orientação espacial
· Localização
· Posição
· Apresentação do numeral 0
Setembro
· Cores
· Tamanho
· Semelhança
· Formas geométricas
· Apresentação do numeral 1
Outubro
· Dobraduras
· Apresentação do numeral 3
· Cores
· Percepção Tátil
Novembro
· Figura-fundo
· Semelhança
· Tamanho
· Apresentação do numeral 4
· Orientação Temporal - Dia/Noite
Dezembro
· Dobraduras
· Artes plásticas
· Cores
· Orientação Temporal - Dia/Noite
· Apresentação do numeral 5
Pré I
· Coordenação Motora
· Grafismo
· Contorno de figuras
· Desenho
· Pintura
· Recorte e colagem
· Labirinto
Março
· Discriminação Visual
· Cor, forma,
· Igual/Diferente
· Reprodução de figuras
· Relações de afinidades
· Detalhes de cena
· Formação de pares
Abril
· Orientação Espacial
· Aberto/Fechado
· Atrás/na frente/entre
· Dentro/fora
· De frente/de costas
· Em cima/embaixo
· Subindo/descendo
· Esquerda/direita
Maio
· Noções de Geometria
· Linhas abertas/fechadas
· Círculo
· Quadrado
· Triângulo
· Retângulo
· Relação de Dimensão: alto/baixo, maior/menor, pequeno/grande, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, gordo/magro.
Junho
· Relações de massa e de volume
· cheio/vazio
· leve/pesado
· Relações de quantidade
· mais/menos, pouco/muito
· Noções de conjunto
Agosto
· Numerais 0 e 1
Setembro
· Numerais 2 e 3
Outubro
· Numerais 4 e 5
Novembro
· Revisão de conceitos e de numerais
Dezembro
· Revisão de numerais
· Atividades com resoluções de situações problemas
Pré II
Fevereiro
· Coordenação motora
· Numerais de 0 a 5
· Grafismo
· Contorno de figuras
· Desenho
· Pintura
· Recorte e Colagem
· Labirinto
Março
· Discriminação Visual
· Cor
· Forma
· Igual/Diferente
· Camuflagem
· Complementação de figuras
· Detalhes de cena
· Relações e afinidades
Abril
· Orientação temporal
· Antes/depois
· Ontem/hoje/amanhã
· dia/noite
Maio
· Orientação espacial
· atrás/na frente/no meio/entre
· aberto/fechado
· de frente/de costas
· em cima/embaixo
· em pé/deitado/sentado
· mais longe/mais perto
· mesma posição/posição diferente
· direita/esquerda
Junho
· Noções de geometria
· Linhas abertas
· Linhas fechadas
· mesma forma
· Triângulo - Quadrado - Círculo
Agosto
· Relações de dimensão
· curto/comprido
· grande/pequeno/mesmo tamanho
· grosso/fino
· mais alto/mais baixo
· maior/menor
Setembro
· Sequência e seriação - números
· Relações de massa e volume
· cheio/vazio
· leve/pesado
· Ontem/hoje/amanhã (revisar)
Outubro
· Relações de quantidade
· mais/menos
· muito/pouco/nenhum
Novembro
· Noções de adição/subtração
· Noções de conjunto
· Números
· Par/ímpar
Dezembro
· Revisão de toda a matéria
Pré III
· Conceitos básicos
· tamanho, quantidade, comprimento
· altura, espessura, textura
· posição, distância, tempo
· Numerais
Março
· Dezena/Unidade
· Geometria: figuras planas, sólidos geométricos, círculo, quadrado, triângulo
· Números
Abril
· Direita/esquerda
· Conjunto: formação, correspondência, tipos de conjunto
· Números
· Ontem/hoje/amanhã
Maio
· Estudando os sinais: = igual / = diferente
· Sequência numérica: antes e depois / pares e impares
· Números
Junho
· Operação da adição
· Números
· Revisão de números
· Dúzia
Agosto
· Início do Sistema de medidas
· Medida de tempo
· Números
Setembro
· Medida de comprimento
· Operação: Subtração
· Números
Outubro
· Operação: adição e subtração
· Medida de capacidade
· Números
Novembro
· Medida de massa
· Revisão de toda a matéria
· Números
· Revisão adição/subtração
Dezembro
· Números
· Revisão dos numerais
Referencial Bibliográfico:
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, Papirus, 1984.
FERREIRO, E. et alii. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo, Cortez e Autores Associados, 1985
REFERENCIAL Nacional para a Ed. Infantil - MEC 1999.
GONDIM, Maria da Salete A., Lápis na Mão, FTD, 1995.
0 comentários:
Postar um comentário