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23 de abril de 2014

 ...Plano !!!!    Sugestões.....


PLANO DE ENSINO ANUAL – 5º ANO (2014)
Língua Portuguesa
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
1.1. ORALIDADE
  • Dominar procedimentos para participar de uma conversa como esperar a vez para falar, levantar a mão, pedir licença e outros;
  • Aprimorar a linguagem discursiva sabendo se localizar no tempo (semana passada, anteriormente, posteriormente, em seguida, durante).
  • Participar de situações de intercambio oral formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, crenças e valores; com foco nas sequências relacionadas a roda de jornal;
  • Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justiçando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra argumentar;
  • Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral, sabendo utilizar alguns procedimentos de escrita para organizar sua exposição;
  • Realizar leitura e dramatizar textos literários;
  • Manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores;
  • Saber narrar fatos e experiências da vida cotidiana;
  • Formular perguntas sobre tema tratado;
  • Entender e dar instruções verbais;
  • Recontar histórias conhecidas respeitando as características do texto fonte mantendo a sequencia cronológica dos acontecimentos;
  • Planejar sua fala adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano;
  • Empregar corretamente os recursos da linguagem oral: fluência, entonação e ritmo;
  • Identificar a riqueza e a variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet respeitando os diferentes modos de falar. Desenvolver consistência argumentativa nas mais variadas situações;
  • Expor o resultado de pesquisa realizada com apoio de anotações escritas ou audiovisuais;

1.2. LEITURA
  • Ler e interpretar diferentes gêneros textuais;
  • Relacionar o gênero a situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
  • Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
  • Identificar as características discursivas, convenções e estruturas linguísticas de cada gênero;
  • Identificar as características discursivas, convenções e estruturas linguísticas do gênero :contos de assombração;
  • Inferir a partir de elementos presentes no próprio texto, no uso de palavras ou expressões de sentido figurado;
  • Recuperar informações explícitas e implícitas nos textos estudados;
  • Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião relativa ao fato narrado;
  • Descrever personagens e suas características psicológicas e físicas;
  • Ampliar repertório linguístico;
  • Comentar o que leu emitindo opinião, concordando ou discordando do texto lido;
  • Reconhecer a ordem dos fatos de um texto lido, organizando-os cronologicamente;
  • Relacionar expressões sinônimas e heterônimas a seu referente para estabelecer coesão e coesão textual;
  • Identificar o dicionário como um recurso para buscar informações, utilizando-o adequadamente;
  • Formular hipóteses a partir de leituras realizadas;
  • Atribuir ritmo, fluência e entonação à leitura;
  • Estabelecer relação entre titulo e corpo do texto;
  • Reconhecer conflito gerador de uma narrativa;
  • Levantar as ideias principais do texto;
  • Reconhecer os organizadores do sumario;
  • Conhecer e utilizar diferentes procedimentos de leitura para estudar: grifar, circular palavra chaves, resumir entre outros;
  • Ler e compreender enunciados: identificar, localizar e comparar informações;

1.3. ESCRITA
1.3.1. GRAMATICA
  • Dominar o uso da letra cursiva e conhecer outros estilos de letra;
  • Utilizar letra maiúscula e minúscula corretamente em suas produções;
  • Distinguir consoante e vogal, letra e fonema;
  • Identificar encontro vocálico, consonantal e dígrafo;
  • Classificar os fonemas
  • Compreender o Ditongo
  • Compreender os Monossílabos
  • Compreender e usar sinônimos e antônimos,
  • Reconhecer e identificar os homônimos e parônimos;
  • Reconhecer e utilizar os artigos definidos e indefinidos;
  • Reconhecer e utilizar os substantivos; próprios, comuns, simples, compostos, primitivos, derivados, concretos, abstratos e coletivos.
  • Reconhecer e utilizar os gêneros, números e graus dos substantivos;
  • Conhecer e nomear os substantivos em um texto;
  • Reconhecer e identificar os adjetivos;
  • Reconhecer e identificar o numeral
  • Reconhecer e identificar os pronomes
  • Reconhecer e identificar verbo
  • Diferenciar e identificar frase de oração;
  • Identificar sujeito e predicado;
  • Utilizar corretamente os sinais de pontuação, compreendendo seus significados em um texto;
  • Conhecer e nomear no texto sinais gráficos como: ponto final, vírgula, interrogação, exclamação, travessão; aspas, ponto e vírgula, hífen, reticências, parênteses e outros recursos utilizados por escritores competentes que conferem qualidade a um texto;
  • Refletir, discutir e construir as regras para as várias possibilidades da separação de palavras em silabas dentro da necessidade da produção textual;
  •  Ampliar o uso do dicionário como fonte de pesquisa da grafia e significado das palavras utilizando corretamente o sentido das palavras;
  • Identificar na frase ou oração: sujeito e predicado;
  • Identificar abreviaturas, siglas e símbolos.



1.3.2. ORTOGRAFIA
  • Conhecer a classificação das palavras em relação à acentuação gráfica: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Conhecer as regras e regularidades ortográficas citadas abaixo as utilizando de maneira adequada em suas produções:
- Uso do C, Ç, S, SS, SC, SÇ, e XC;
- Terminações ICE ISSE;
- Terminações ESA (S) e EZA(S);
- Letras LH i LI;
- Sons da letra X;
- Finais S e Z;
- Uso das palavras CESTA e SEXTA;
- Emprego das palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ;
- Emprego das palavras TEM, TÊM, VEM e VÊM;
- Uso das palavras: ATRÁS e TRAZ;
- Emprego das palavras MAU e MAL;
- Abreviatura, sigla e símbolo;
- Terminações ISAR e IZAR;
- Diferenciar comprimento e cumprimento/ soar e suar; despensa ou dispensa / descrição ou discrição; esta está / cessão, seção, sessão; aonde, onde / menos e não “menas”;

 1.4. PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Reescrever e/ ou produzir textos de autoria, com o apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador, as características do gênero: Contos de assombração;
  • Produzir diferentes gêneros textuais: elaboração de regras, biografia, autobiografia, diário, poema, fábula, narrativa, dissertativo, informativo, bilhete, carta, lendas urbanas, texto de opinião, cartaz, contos maravilhosos, parlendas, trava-línguas, lendas brasileiras, resumo, ficha técnica, texto jornalístico/ propaganda, texto jornalístico/notícia.
  • Produzir textos de autoria a partir de um tema proposto, fazendo uso de ideias e hipóteses pessoais, definindo o enredo e gênero a ser escrito;
  • Fazer rascunhos e reler o que está escrevendo tanto para controlar a progressão temática quanto melhorar outros aspectos – discursivos e notacionais – do texto;
  • Interpretar por escrito diferentes gêneros textuais;
  • Produzir resumos a partir da necessidade de estudo, compreendendo a pratica e os procedimentos para se resumir ideias ou informações contidas em um texto;
·        Interpretar por escrito diferentes gêneros textuais;
·       Conhecer e produzir relatórios simples, identificando as características desse gênero textual;
·       Responder a questionários curtos com opiniões ou dados pessoais;
·       Formular e responder questionários de múltipla escolha;
·       Formular questionários sobre temas variados utilizando a pontuação correta;
·       Produzir textos diferenciando textos históricos e textos ficcionais;
  • Observar os procedimentos básicos que dão coesão aos textos escritos (emprego de conectivos, pronomes, pontuação, etc.);
  • Revisar textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou em parceira com os colegas do ponto de vista da coerência e coesão, considerando o leitor;
  • Utilizar as regularidades/convenções gramáticas e ortográficas estudadas em suas produções.
  • Revisar textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou em parceira com os colegas do ponto de vista ortográfico;

1.5. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
  • Compreender as diferentes funções sociais da Língua falada e escrita de acordo com cada situação comunicativa; 
  • Formular e comprovar hipóteses sobre o funcionamento das estruturas básicas da língua, que permitam uma melhor compreensão ou expressão em situações de uso;
  •  Identificar as regularidades e convenções da Língua Portuguesa (gramática e ortografia) em textos apresentados;
  • Preocupar-se em perguntar a forma correta de escrever as palavras, tornando sua escrita alfabética ou a mais próxima da convencional;
  • Discutir e refletir sobre as semelhanças entre a Língua Portuguesa falada e escrita considerando a variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet;
  • Reconhecer os elementos linguísticos necessários a um texto de acordo com os gêneros estudados;
  • Reconhecer as características discursivas dos gêneros textuais estudados;
  • Realizar análise e discussão da (s) ideia (s) principal (is) de um texto;
  • Compreender as etapas que envolvem a produção de texto: planejamento (pensar, imaginar, inventar e fazer anotações), escrita do rascunho do que foi planejada, revisão do texto individual, dupla ou coletiva (leitura do texto rascunhado identificando os trechos que devem ser reescritos ou de palavras que devem ser corrigidas ou substituídas) e reescrita do texto definitivo;
·       Observar, comparar, levantar hipóteses em relação a erros relacionados à ortografia e gramática no seu próprio texto ou no dos colegas;
  • Comparar textos de diferentes autores analisando questões que podem aproximar os dois textos tanto do campo das ideias como nas questões relacionadas à Linguagem escrita como características discursivas, gramaticais e ortográficas.

II. CONTEÚDOS
2.1. ORALIDADE
  • Compreensão e utilização de termos adequados que indicam tempo como semana passada, anteriormente, posteriormente, em seguida, durante, bem como os que são utilizados no comentário, na defesa, na contraposição ou questionamento de ideias em situações de debate em sala de aula, ou seja, desenvolvimento da consistência argumentativa;
  • Participação de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, intervenção sem sair do assunto tratado, formulação e repostas justificadas, explicando, compreendendo, manifestando e colhendo opiniões;
  • Procedimentos para participar de uma conversa como esperar a vez para falar, levantar a mão, pedir licença e outros;
  • Narração de fatos e experiências da vida cotidiana;
  • Compreensão e reprodução de instruções verbais;
  • Fluência verbal: entonação e ritmo;
  • Planejamento da fala adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano;
  • Variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet;
  • Expor assunto pesquisado utilizando argumentos da escrita para sua organização.
  • Interaja em discussões, emitindo opiniões sobre o conteúdo estudado;
  • Desenvolva capacidade de recontar uma história.


2.2. LEITURA
  • Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais;
  • Relação entre o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
  • Conexão entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
  • Características discursivas, convenções e estruturas linguísticas de cada gênero;
  • Estratégias de leitura: inferência a partir de elementos presentes no próprio texto, no uso de palavras ou expressões de sentido figurado;
  • Recuperação de informações explícitas e implícitas nos textos estudados;
  • Correlação causa e efeito, problema e solução, fato e opinião relativa ao fato narrado;
  • Descrição de personagens e suas características psicológicas e físicas;
  • Interpretar a posição do autor em relação a conceitos ou acontecimentos;
  • Identificar o ponto de vista do narrador, reconhecendo suas funções na narrativa;
  • Sequência narrativa;
  • Ampliação de repertório linguístico;
  • Comentários sobre o que leu emitindo opinião, concordando ou discordando do texto lido;
  • Relação entre expressões sinônimas e heterônimas a seu referente para estabelecer coesão e coesão textual;
  • Uso do dicionário como um recurso para buscar informações, utilizando-o adequadamente;
  • Formulação de hipóteses a partir de leituras realizadas;
  • Fluência, ritmo e entonação na leitura;
  • Relação entre titulo e corpo do texto;
  • Reconhecimento do conflito gerador de uma narrativa;
  • Levantamento de ideias principais do texto;


2.3. ESCRITA
2.3.1. GRAMATICA
  • Uso da letra cursiva e conhecer outros estilos de letra;
  • Letra maiúscula e minúscula;
  • Consoante e vogal, letra e fonema;
  • Encontro vocálico, consonantal e dígrafo;
  • Ditongo; Hiato Tritongo;
  • Sinônimos e Antônimos;
  • Homônimos e Parônimo;
  • Monossílabos;
  • Artigo definido e indefinido
  • Substantivo: comum, próprio, simples, composto, primitivo, derivado, abstrato, concreto e coletivo.
  • Gênero, Número e Grau dos substantivos;
  • Artigo definido e indefinido;
  • Adjetivo: gênero e número
  • Grau do adjetivo
  • Numeral
  • Pronomes; Pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativo e interrogativo;
  • Verbo – Tempo, modo, pessoa e número.
  • Frase de oração;
  • Sujeito e predicado;
  • Sinais gráficos como: ponto final, vírgula, travessão, interrogação, exclamação, aspas, hífen, reticências, parênteses e outros;
  • Separação de palavras em silabas dentro da necessidade da produção textual;
  •  Uso do dicionário como fonte de pesquisa da grafia e significado das palavras utilizando corretamente o sentido das palavras;
  • Uso da variação das palavras conforme a necessidade discursiva (masculino/feminino singular/plural);
  • Verbo, número, pessoa, tempo e modo;
  • Abreviaturas;
  • Interjeições e o que elas expressam.


2.3.2. ORTOGRAFIA
  • Classificação das palavras em relação à acentuação gráfica: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Regras e regularidades ortográficas citadas abaixo e sua utilização nas produções escritas:
- Uso do C, Ç, S, SS, SC, SÇ, e XC;
- Terminações ICE ISSE;
- Terminações ESA (S) e EZA(S);
- Letras LH i LI;
- Sons da letra X;
- Finais S e Z;
- Uso das palavras CESTA e SEXTA;
- Emprego das palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ;
- Emprego das palavras TEM, TÊM, VEM e VÊM;
- Uso das palavras ATRÁS e TRAZ;
- Emprego das palavras MAU e MAL;

- Abreviatura, sigla e símbolo;
- Terminações ISAR e IZAR;
- Diferenciar comprimento e cumprimento/ soar e suar; despensa ou dispensa / descrição ou discrição; esta está / cessão, seção, sessão; aonde, onde / menos e não “menas”;

2.4. PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Reescrita e/ ou produção de textos de autoria, com o apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador, as características do gênero;
  • Produção de textos de autoria a partir de um tema proposto, fazendo uso de ideias e hipóteses pessoais, definindo o enredo e gênero a ser escrito;
  • Elaboração de rascunhos relendo o que está escrevendo tanto para controlar a progressão temática quanto melhorar outros aspectos – discursivos e notacionais – do texto;
·        Interpretação por escrito diferente gêneros textuais;
·       Conhecimento e produção de relatórios simples, identificando as características desse gênero textual;
·       Produção de resumos a partir da necessidade de estudo, compreendendo a pratica e os procedimentos para se resumir ideias ou informações contidas em um texto;
·       Questionários curtos com opiniões ou dados pessoais;
·       Formulação e interpretação de questionários de múltipla escolha;
·       Formulação de questionários sobre temas variados utilizando a pontuação correta;
·       Produção de textos diferenciando textos históricos e textos ficcionais
·       Procedimentos básicos que dão coesão aos textos escritos (emprego de conectivos, pronomes, pontuação, etc.);
  • Produzir diferentes gêneros textuais: elaboração de regras, biografia, autobiografia, diário, poema, fábula, narrativa, dissertativo, informativo, bilhete, carta, lendas urbanas, texto de opinião, cartaz, contos maravilhosos, parlendas, trava-línguas, lendas brasileiras, resumo, ficha técnica, texto jornalístico/ propaganda, texto jornalístico/notícia;
  • Revisão de textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou em parceira com os colegas do ponto de vista da coerência e coesão, considerando o leitor;
  • Regularidades/convenções gramáticas e ortográficas estudadas em suas produções.
  • Revisão de textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou em parceira com os colegas do ponto de vista ortográfico;

2.5. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
  • Diferentes funções sociais da Língua falada e escrita de acordo com cada situação comunicativa; 
  • Funcionamento das estruturas básicas da língua, que permitam uma melhor compreensão ou expressão em situações de uso;
  •  Identificação as regularidades e convenções da Língua Portuguesa (gramática e ortografia) em textos apresentados;
  • Discussão e reflexão sobre as semelhanças entre a Língua Portuguesa falada e escrita considerando a variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet;
  • Elementos linguísticos necessários a um texto de acordo com os gêneros estudados;
  • Características discursivas dos gêneros textuais estudados;
  • Análise e discussão da (s) ideia (s) principal (is) de um texto;
  • Discussão e análise das etapas que envolvem a produção de texto: planejamento (pensar, imaginar, inventar e fazer anotações), escrita do rascunho do que foi planejada, revisão do texto individual, dupla ou coletiva (leitura do texto rascunhado identificando os trechos que devem ser reescritos ou de palavras que devem ser corrigidas ou substituídas) e reescrita do texto definitivo;
·       Observação, comparação, levantamento de hipóteses em relação a erros relacionados à ortografia e gramática no seu próprio texto ou no dos colegas;
  • Comparação de textos de diferentes autores analisando questões que podem aproximar os dois textos tanto do campo das ideias como nas questões relacionadas à Linguagem escrita como características discursivas, gramaticais e ortográficas.
III.  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·         Leitura diária do professor utilizando diferentes estratégias de leitura conforme cronograma de leitura modelo da Escola;
·         Leitura diária do aluno de diferentes gêneros textuais;
·         Debates;
·         Análise de textos variados;
·         Comparação de textos de autores diferentes, tratando do mesmo tema;
·         Uso permanente da biblioteca;
·         Uso do Dicionário;
·         Registros no caderno;
·         Propostas diferenciadas de produção de texto: individual, coletivo e em grupo;
·         Revisão textual individual e coletiva;
·         Elaboração de banco de palavras com os erros mais frequentes;
·         Elaboração de banco de termos que enriquecem um texto, ou seja, colaboram para melhoria das produções textuais;
·         Recursos audiovisuais;
·         Elaboração de relatórios, esquemas, resumos;
·         Exposição oral de pesquisa sobre temas estudados em sala;
  • Debates com diferentes temas, a partir de leituras;
  • Utilização de várias estratégias de correção: na lousa, correção da professora, correção do colega e outros.

Projeto: Contos de assombração.
Sequência didática: Roda de jornal .
Sequência didática: Cartas de leitor




IV. AVALIAÇÃO
            A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas mensal e bimestralmente e auto avaliação.


MATEMÁTICA                        
I. OBJETIVOS        
Espera-se que o aluno seja capaz de:
1.1. NÚMEROS
  • Ler, escrever, comparar, ordenar e arredondar números de qualquer ordem e grandeza;
  • Ler e escrever números pela compreensão das características do sistema de numeração decimal: base 10, valor posicional (unidade, dezena, centena milhar), formação aditiva e multiplicativa do número;
  • Comparar e ordenar números em ordem crescente e decrescente;
  • Fazer estimativa e arredondamento;
  • Contar em escala ascendente e descendente a partir de qualquer número dado;
  • Identificar os números, suas representações e classificações-compostos, pares, classes e ordem, etc.;
  • Escrever e identificar os números romanos de acordo com sua representação em relação aos números do nosso sistema numérico bem como as situações de uso;
  • Escrever e identificar os números ordinais no cotidiano
  • Ler, escrever e localizar na reta numérica os números na forma decimal e fracionada;
  • Comparar e ordenar números racionais;
  • Observar as regras do sistema de numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal;
  • Resolve cálculos envolvendo números decimais;
  • Identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e regularidades nas escritas numéricas.
  • Construir o significado de número natural a partir de contagens, medidas, códigos, etc. explorados em diversos contextos e situações problema e dele se apropriar.
  • Interpretar e produzir escritas numéricas, inicialmente observando regularidades na sequência dos números naturais e, em seguida, compreendendo as regras do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer e utilizar os números fracionários no contexto diário;

1.2. OPERAÇÕES
  • Analisar, interpretar, formular e resolver situações do campo aditivo, compreendendo as relações entre as operações de adição e subtração de acordo com a natureza do problema apresentado: composição, transformação e comparação;
  • Retomar os termos de uma adição (parcelas, soma ou total) e os termos da subtração (minuendo, subtraendo e resto ou diferença);
  • Utilizar a composição e decomposição de escritas numéricas para realização de cálculos em situações problemas que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão;
·         Resolver situações-problemas em que é necessário fazer estimativas ou arredondamento de números naturais (cálculos aproximados);
  • Utilizar o algoritmo para resolução de problemas envolvendo adição e subtração com ou sem reserva utilizando quatro algarismos ou mais;
  • Analisar, interpretar e resolver situações-problemas do campo multiplicativo, compreendendo as relações entre as operações de multiplicação e divisão de acordo com a natureza do problema apresentado: comparação, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade;
  • Resolver desafios por meio de expressões numéricas;
  • Resolver situações-problemas por meio da multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
  • Analisar, interpretar e resolver situações-problema envolvendo a multiplicação por dois algarismos;
  • Utilizar a decomposição das escritas numéricas e a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, para realização de cálculos que envolvam a multiplicação e divisão;
  • Reconhecer divisões exatas e divisões não exatas;
  • Resolver expressões numéricas;
  • Resolver situações-problemas utilizando a divisão por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9;
  • Resolver situações-problemas utilizando diferentes estratégias para se chegar ao resultado de analise combinatório e de possibilidade;
  • Empregar métodos de verificação, antecipação e controle dos resultados;
  • Reconhecer termos da multiplicação: multiplicando, multiplicador e produto ou resultado;
  • Reconhecer os termos da divisão: dividendo, divisor, quociente e resto da divisão;
  • Resolver situações-problema por meio da adição e subtração com números racionais na forma decimal;
  • Efetuar cálculos de porcentagem (10%, 20%, 25% e 50%);
  • Explorar a idéia de probabilidade de problemas simples;
  • Utilizar a linguagem matemática adequada de acordo com os conteúdos apresentados;
  • Resolver operações com números naturais e racionais com o uso de estratégias pessoais, técnica operatório, cálculo mental ou uso da calculadora.
1.3. GRANDEZAS E MEDIDAS
  • Utilizar e estabelecer medidas de realização tempo em de conversões simples, entre dias e semanas, horas e dias, semana e meses;
  • Reconhecer e utilizar unidades usuais de medidas – Temperatura (grausº);
  • Reconhecer e utilizar unidades usuais de medidas, como metro, centímetro, quilômetro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro;
  • Resolver situações-problema que envolva o significado de unidades de medidas de comprimento como metro, centímetro e quilômetro;
  • Resolver situações-problema que envolva o significado de unidades de medida de massa como o grama, o miligrama e o quilograma;
  • Resolver situações-problema que envolva o significado de unidades de medida de capacidade, como litro e mililitro;
  • Resolver situações-problemas que envolvam o estabelecimento de relação entre algumas unidades de medidas, como: metro e quilômetro, metro e centímetro, grama e quilograma, grama e miligrama e litro e mililitro;
  • Calcular o perímetro de figuras;
  • Compreender a área como medida da superfície de uma figura plana;
  • Calcular a área de retângulos e quadrados desenhados em malhas quadriculadas;
  • Resolver situações-problema que envolva a identificação do valor de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro;
  • Realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em razão de seus valores.

1.4. ESPAÇO E FORMA
  • Identificar e representar a posição de uma pessoa ou objeto num desenho apresentado em malha quadriculada;
  • Identificar e representar a movimentação de uma pessoa ou objeto num desenho apresentado em malha quadriculada;
  • Reconhecer figuras simétricas, bem como o eixo de simetria.
  • Reconhecer semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos: esferas, cilindros e cones, e entre cubos, paralelepípedos, prismas de base triangular e pirâmides;
  • Classificar os sólidos geométricos;
  • Reconhecer planificações (moldes) de figuras tridimensionais como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cone e cilindro;
  • Identificar as figuras planas: triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos...
  • Identificar e nomear os elementos de um poliedro: faces, vértice e aresta;
  • Compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares;
  • Reconhecer diferenças e semelhanças entre polígonos: lados e ângulos;
  • Reconhecer diferenças e semelhanças entre os quadriláteros
  • Ampliar e reduzir figuras planas pelo uso de malhas quadriculadas.
·         Identifica distinguir as diferenças: Reta, segmento de reta e semirreta,
·         Resolver situações-problemas que envolvam o estabelecimento de relação entre Retas: paralelas, concorrentes.
  •  

1.5. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
  • Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples e de dupla entrada;
  • Resolver situações-problema em que os dados são apresentados por meio de gráficos de barras;
  • Ler informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de linhas;
  • Ler informações e interpretar informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de setor;
  • Construir tabelas e gráficos para apresentar dados coletados ou obtidos em textos jornalísticos.

II. CONTEÚDOS
2.1. NÚMEROS
  • A representação dos números naturais;
  • Ordens e classes;
  • Arredondamentos;
  • Contagem e comparação de quantidades;
  • Leitura, interpretação e escrita de números;
  • Valor posicional: unidade, dezena centena, milhar e classe dos milhões;
  • Regularidade do sistema de numeração decimal: base 10, formação aditiva e multiplicativa do número;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Contagem em escala ascendente e descendente;
  • Antecessor e sucessor;
  • Classificação e ordenação dos números;
  • Números romanos: representação e uso;
  • Números ordinais: representação e uso;
  • Utilização dos números fracionários e decimais no contexto diário;
  • Comparação e ordenação de números racionais na forma decimal e arredondamentos;
  • Números decimais e uso;
  • Comparação dos números racionais de uso freqüente no cotidiano representados na forma decimal ou fracionária;
  • Regras do sistema de numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.
  • Comparação de fração e seu uso no contexto diário.
2.2. OPERAÇÕES
  • Campo aditivo: relação de adição e subtração de acordo com o problema apresentado (composição, transformação e comparação);
  • Composição e decomposição de números para resolução de problemas;
  • Resolução de situações-problema envolvendo as características do sistema de numeração decimal;
  • Operações com números decimais;
  • Relação e comparação: inteiros, décimos e centésimos.
  • Revisão dos termos de uma adição (parcelas, soma ou total) e os termos da subtração (minuendo, subtraendo e resto ou diferença);
  • Uso do algoritmo com ou sem reserva, da adição e subtração com 4 algarismos ou mais;
  • Estimativas e arredondamentos;
  • Campo multiplicativo: relação entre multiplicação e divisão de acordo com a natureza do problema: comparação, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade;
  • Multiplicação e divisão de 10, 100 e 1000;
  • Multiplicação com dois algarismos;
  • Propriedade distributiva da multiplicação:
  • Resolução de situações-problema da divisão por 2, 3, 4, 5, 6, 7,8 e 9.
  • Divisões exatas e divisões não exatas;
Métodos de antecipação, verificação e controle de resultados;
  • Termos da multiplicação: multiplicando, multiplicador e produto ou resultado;
  • Termos da divisão: dividendo, divisor, quociente e resto da divisão;
  • Adição e subtração de números racionais na forma decimal;
  • Calculo de porcentagem (10%, 20%, 25% e 50%).
  • Probabilidade;
  • Expressões numéricas;
  • Raciocínio combinatório e de possibilidades;
  • Linguagem matemática adequada de acordo com os conteúdos apresentados;
  • Estratégias variadas para a resolução de problemas: cálculo mental.

2.3. GRANDEZAS E MEDIDAS
  • Calendário – medida de tempo em realização de conversões simples entre dias e semanas, horas e dias, semanas e meses;
  • Unidades de medidas
Unidades de medidas:
  • Massa: Kg / g /MG;
  • Comprimento: Km / m / c;
  • Capacidade: l / ml;
  • Volume
  • Temperatura: Grau º;
  • Resolução de problemas envolvendo as unidades de medidas trabalhadas;
  • Perímetro;
  • Área;
  • Sistema Monetário Brasileiro: cédulas e moedas.
2.4. ESPAÇO E FORMA
·         Localização e movimentação de uma pessoa ou objeto;
·         Semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos;
·         Classificação dos sólidos;
·         Semelhanças e diferenças entre as figuras planas;
·         Classificação das figuras planas;
·          Face, aresta e vértice;
·         Composição e decomposição de polígonos em figuras triangulares;
·         Planificação de poliedros e corpos redondos;
·         Semelhanças e diferenças entre polígonos (lados e ângulos)
·         Classificação dos poliedros;
·         Reconhecer eixo de simetria
·         Reta, segmento de reta e semirreta,
·         Retas: paralelas, concorrentes.
·         Retas perpendiculares.
·         Circunferência.

2.5. TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
  • Tabelas simples e de dupla entrada;
  • Gráficos de colunas, gráficos de barras, gráficos de linhas e de setor;
  • Resolução de problemas a partir de tabelas simples, de dupla entrada e gráficos diversos;
  • Interpretação e descrição de informação;
  • Construção de tabelas e gráficos;
  • Estatística e porcentagem.

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Uso do livro didático;
  • Desafios envolvendo números, grandezas e medidas, espaço e forma;
  • Utilização de material concreto;

Sequência de atividades: Ler e escrever

IV. AVALIAÇÃO
               A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas mensal e bimestralmente e auto avaliação.
CIÊNCIAS
I. OBJETIVOS
 Espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
  • Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
  • Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
  • Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
  • Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem;
  • Compreender a organização estrutural do corpo humano, identificando cada nível de organização: celular, tecidual, orgânico, sistêmico e organismo.
  • Conhecer a importância da doação de órgãos;
  • Reconhecer os alimentos como fontes de energia e de substâncias necessárias para o funcionamento, a regeneração e o crescimento do corpo;
  • Identificar e localizar os órgãos que fazem parte dos diferentes sistemas do organismo;
  • Compreender as principais funções do sistema nervoso;
  • Identificar os órgãos que fazem parte do sistema nervoso;
  • Reconhecer algumas doenças que podem afetar o sistema nervoso do ser humano;
  • Perceber que as glândulas e os hormônios ajudam a coordenar o funcionamento do corpo;
  • Conhecer os componentes do sistema reprodutor destacando suas principais funções;
  • Entender o que é menstruação;
  • Compreender como ocorre a fecundação do óvulo;
  • Reconhecer algumas das etapas do desenvolvimento do embrião e, posteriormente, do feto;
  • Perceber que, em um ambiente, além dos seres vivos que podem ser observados facilmente a olho nu, existem os seres vivos microscópicos;
  • Reconhecer características de alguns protozoários, bactérias e fungos;
  • Compreender o que é luz e identificar fontes naturais e artificiais de luz;
  • Reconhecer que existem fontes naturais e artificiais de eletricidade;
  • Reconhecer os materiais que conduzem e os que não conduzem energia elétrica;
  • Reconhecer o magnetismo em algumas situações do cotidiano;
  • Proteger a biodiversidade e reconhecer os biomas brasileiros, bem como disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais;
  • Manter os ecossistemas naturais e regular e uso admessivel dessas áreas;
  • Proteger os meios de vida e a cultura das populações extrativistas tradicionais, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais;
  • Preservar populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratória;
  • Identificar e reconhecer o Planeta Terra como parte do Sistema Solar, definindo estrelas, planetas e satélites;
  • Compreender os movimentos do Planeta Terra, relacionando a sucessão dos dias, das noites, dos anos e estações do ano;

II. CONTEÚDOS
2.1. CONHECENDO O BRASIL
  • Biomas Brasileiros;
  • Ambiente e Atividade agrícola.

2.2. SER HUMANO E SAÚDE
  • Cuidando Bem de Si;
  • Transformações no Corpo e Reprodução;
  • Sistema Nervoso.

2.3. UNIVERSO
  • Além da Terra;
  • Terra, Sol e Lua;
  • O Ser Humano e o Espaço Sideral.

2.4. FORMAS DE ENERGIA
  • Energia luminosa;
  • Calor;
  •  Eletricidade e Magnetismo.

Projeto  “Meu corpo, minha casa” “Bullying” – CEDIC
Projeto  “Educação é prevenção”.

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Leituras compartilhadas;
  • Estudos em grupo;
  • Experiências;
  • Recursos audiovisuais;
  • Leitura e interpretação de cartazes informativos;
  • Sala de informática: pesquisa e atividades lúdicas;
  • Leituras compartilhadas;
  • Estudos em grupo;
  • Construção de cartazes informativos.

IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas bimestralmente e auto-avaliação.


HISTÓRIA
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Perceber  e acompanhar a mudança da família real portuguesa para o Brasil;
  • Reconhecer as mudanças no dia a dia;
  • Identificar o processo de independência do Brasil;
  • Reconhecer o início do período monárquico;
  • Localizar acontecimentos no tempo, demonstrando noções de duração e sucessão;
  • Compreender que o Brasil tem novamente um novo imperador;
  • Entender o fim da monarquia e sua crise;
  • Compreender sobre o Brasil republicano , bem como a sua primeira República
  • Compreender sobre o Governo Vargas;
  • Identificar a redemocratização e populismo;
  • Compreenda o fim do governo Vargas e saiba identificar suas leis;
  • Reconheça os diferentes momentos da história da sociedade brasileira em relação às reivindicações,  protestos e manifestações.
  • Ordenar acontecimentos que marcaram o processo de independência do Brasil;
  • Reconhecer as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro com a chegada da família real;
  • Comparar o modo de vida de uma família senhorial do século XIX com o de uma família rica dos dias de hoje;
  • Explicar o que é globalização;
  • Identificar as áreas produtoras dos principais artigos da economia brasileira do segundo Reinado;
  • Compreender e aplicar o conceito de década;
  • Relacionar o crescimento da população imigrante com as mudanças gerais que ocorriam na sociedade;
  • Identificar as principais características do regime monárquico e do regime republicano;
  • Adotar medidas de prevenção contra a dengue;
  • Elaborar comparações entre o mecanismo eleitoral do Brasil da Primeira República e o atual;
  • Ler e interpretar textos da literatura popular, reconhecendo e valorizando as diferenças regionais;
  • Reconhecer alguns dos principais fatos do governo Vargas;
  • Comparar os governos democráticos com os governos ditatoriais;
  • Analisar anúncios publicitários do Brasil nos anos de 1950;
  • Desenvolver algumas noções sobre o processo de globalização;
  • Compreender os objetivos e a importância da Campanha das Diretas Já;
  • Analisar e compreender as desigualdades e a exclusão social;
  • Reconhecer o que é ser cidadão hoje.

II. CONTEÚDO
2.1. A Independência do Brasil
  • A mudança da família real portuguesa para o Brasil;
  • A corte portuguesa n Brasil;
  • O processo de independência;

2.2. O Brasil Imperial
  • O início do período monárquico;
  • 1840: o Brasil tem novamente um imperador;
  • O fim da monarquia;

2.3. O Brasil Republicano I
  • A Primeira República;
  • O governo Vargas;
  • Redemocratização e populismo;

2.4 O Brasil Republicano II
-O Brasil Democrático;
-Governos Militares
-A Democracia de Novo
Projeto “Semeando a Paz”
Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente
Projeto: “A África no Brasil”.

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Leituras de textos, livros e textos publicitários;
  • Pesquisa e trabalhos em grupo;
  • Debates e discussões em sala de aula sobre os temas propostos;
  • Dinâmicas;
  • Análise de tabelas e gráficos;
  • Recursos audiovisuais;
  • Sala de informática: pesquisa e atividades lúdicas.

IV. AVALIAÇÃO
            A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas bimestralmente e auto-avaliação.

GEOGRAFIA
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Reconhecer os avanços científicos nos estudos das características da Terra e sua localização no universo;
  • Conhecer os principais astros que compõem o sistema solar, reconhecendo a Terra como parte desse sistema;
  • Identificar e localizar os continentes e os oceanos;
  • Reconhecer o globo terrestre e o planisfério como formas de representação da Terra;
  • Conhecer a divisão da Terra em hemisfério, identificando as principais linhas imaginárias;
  • Localizar o território brasileiro em relação aos hemisférios;
  • Conhecer diferentes teorias que explicam a origem do universo e valorizar diferentes idéias e culturas;
  • Utilizar procedimentos de coleta, organização e apresentação de informações de informações de fontes diversas;
  • Realizar leitura de tabelas, mapas e outras imagens para extrair e relacionar informações;
  • Identificar os limites territoriais entre o Brasil e os demais países da américa do Sul;
  • Compreender os conceitos de limite e fronteira;
  • Relacionar a extensão territorial do Brasil de norte a sul e de leste a oeste, respectivamente, à diversidade de paisagens naturais e à existência de fusos horários;
  • Localizar o Brasil no continente americano e no mundo;
  • Identificar os países que fazem limite com o território brasileiro;
  • Perceber interdependências entre a vegetação e o clima, assim como a influência desses dois elementos na paisagem;
  • Diferenciar os conceitos de clima e tempo;
  • Identificar e conhecer os diferentes tipos climáticos que ocorrem no Brasil;
  • Relacionar os tipos climáticos às áreas de ocorrência no território brasileiro;
  • Refletir sobre as conseqüências do desmatamento para o ambiente;
  • Identificar os conceitos de relevo e altitude;
  • Identificar e diferenciar as principais formas de relevo brasileiro;
  • Analisar a importância dos rios para a sociedade brasileira e reconhecer os problemas em sua utilização;
  • Reconhecer a extensão de rede hidrográfica no território brasileiro e a distribuição dos rios;
  • Identificar as principais formas de regionalização do território brasileiro;
  • Reconhecer e compreender os critérios utilizados para divisão regional e territorial do Brasil;
  • Identificar algumas das principais características de cada uma das cinco macrorregiões: como vivem os habitantes; as atividades econômicas desenvolvidas, a influência dos elementos naturais no cotidiano das pessoas e outras informações;
  • Reconhecer o Brasil como um dos dez países mais populosos do mundo;
  • Diferenciar os conceitos de povoado e populoso;
  • Entender como e por que a população brasileira está distribuída de maneira irregular pelo território;
  • Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural do Brasil;
  • Compreender os principais fatores que contribuíram para o crescimento da população brasileira;
  • Compreender os principais fatores responsáveis pela queda nas taxas de natalidade e mortalidade no Brasil;
  • Identificar alguns dos direitos e deveres do cidadão brasileiro;
  • Entender os princípios da sustentabilidade;
  • Compreender que ações cotidianas interferem direta ou indiretamente na sustentabilidade da vida na Terra;
  • Desenvolver ações que colaboram com a sustentabilidade do Planeta;
  • Reconhecer a importância da contribuição dos vários povos e etnias para a formação do povo brasileiro;
  • Entender como ocorreu a ocupação do Território Brasileiro pelos Portugueses e sua relação com os nativos.


  1. CONTEÚDOS
2.1. A TERRA VISTA DE LONGE
  • A Terra não está só;
  • Terra se desloca;
  • A Lua é o Satélite da Terra;
  • Linhas Imaginárias;
  • Paralelos e Meridianos;

2.2. O BRASIL NO MUNDO
  • Supefícies Oceanicas e Continentais;
  • Continente Americano;
  • América do Sul;
  • O Brasil na América do Sul;
  • Território Brasileiro;

2.3. FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
  • As Terras Portuguesas da América;
  • A chegada dos Portugueses a América;
  • Os Limites da ocupação Portuguesa;
  • A Espansão do terrritório Brasileiro;
  • O Território Brasileiro no século XX;

2.4. O POVO BRASILEIRO
  • Os Brasileiros;
  • Os primeiros Habitantes;
  • A Origem Africana;
  • Portugueses e Imigrantes;
  • As festas Populares e o folclore;


2.5. REGIÕES DO BRASIL
  • Região Norte;
  • Região Nordeste;
  • Região Centro- Oeste;
  • Região Sudeste;
  • Região Sul;

2.6. HIDROGRAFIA DO BRASIL
  • Rios e Relevo;
  • Diferentes tipos de Rios;
  • Bacias hidrográficas;
  • Principais Bacias hidrográficas do Brasil;
  • A Ação Humana sobre os Rios;

2.7. CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL
  • O que é Clima;
  • Zonas Climática da Terra;
  • Tipos de Clima do Brasil;
  • Tipos de Vegetação do Brasil;
  • Mudanças Climáticas;

2.8. POPULAÇÃO DO BRASIL
  • Um País com muitos Habitantes;
  • Densidade Demográfica;
  • Migrações Internas;
  • Migrações Externas;
  • Crescimento Populacional e Expectativa de Vida.



III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Leituras de textos, livros e cartas;
  • Pesquisas;
  • Debates e discussões em sala de aula sobre os temas propostos;
  • Dinâmicas;
  • Análise de mapas e plantas;
  • Análise de gráficos e tabelas;
  • Sala de informática: jogos e desafios;
·         Recursos audiovisuais

IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas bimestralmente e auto-avaliação.




ARTE
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Desenvolver a criatividade e o senso crítico;
  • Reconhecer as diferentes formas de expressão, incluindo as diversas técnicas utilizadas para isso;
  • Reconhecer cores primárias e secundárias;
  • Conhecer e valorizar a nossa cultura; Romero Brito, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Salvador Dali, bem como a sua biografia e obras;
  • Compreender o ponto como um elemento da arte;
  • Identificar o pontilhismo como uma técnica de pintura marcada por um período histórico
  • Reconhecer as diferentes formas de expressão,
  •  Incluindo as diversas técnicas
  • Perceber as diferentes maneiras de registrar a própria imagem.
  • Reconhecer a arte como um registro histórico;
  • Perceber a canção como arte, analisando e interpretando a canção.
  • Perceber os diferentes sons que os rodeiam;
  • Identificar a voz como um instrumento de comunicação;
  • Corpo: expressão artística;
  • Autorretrato;
  • Colagem;
  • Pontilhismo.

II. CONTEÚDOS
·         Corpo: expressão artística;
·         Autorretrato;
·         Colagem (sucata, papel, caldos palitos...).
·         Cultura, e técnica dobradura;
·         Teatro;
·         Cores: quentes e frias;
·         Manifestações artísticas;
·         A arte como um registro histórico;
·         Formas de expressões artísticas;
·         Canções: análise, interpretações e contextualização;
·         Obras e vida de Tarsila do Amaral;
·         Obras e vida de Salvador Dali;
·         Obras e vida de Romero Britto;
·         Obras e vida de Candido Portinari;
·         Os diversos sons que nos rodeiam;
·         A voz – instrumento de comunicação;
·         Mosaico;
·         Linhas;
·         Pontilhismo.

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
  • Recursos audiovisuais;
  • Leituras;
  • Dinâmicas;
  • Brincadeiras e jogos;
  • Música;
  • Pesquisa;
  • Trabalho em grupo;
  • Confecção de cartazes e murais;
  • Estudo individual;
  • Discussão dos trabalhos realizados;
  • Pinturas com: guache; lápis de cor;
  • Estudo das biografias dos artistas escolhidos e suas obras;
  • Observação e análise das obras dos artistas escolhidos quanto à forma, cores, impressões e sentimentos na observação, materiais usados, etc.

IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos.



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