...Plano !!!! Sugestões.....
PLANO DE
ENSINO ANUAL – 5º ANO (2014)
Língua Portuguesa
I. OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
1.1. ORALIDADE
- Dominar procedimentos
para participar de uma conversa como esperar a vez para falar, levantar a
mão, pedir licença e outros;
- Aprimorar a linguagem
discursiva sabendo se localizar no tempo (semana passada, anteriormente,
posteriormente, em seguida, durante).
- Participar de situações
de intercambio oral formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os
conhecimentos prévios, crenças e valores; com foco nas sequências
relacionadas a roda de jornal;
- Participar de situações
de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do
assunto tratado, formular e responder perguntas justiçando suas respostas,
explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões,
argumentar e contra argumentar;
- Planejar e participar
de situações de uso da linguagem oral, sabendo utilizar alguns
procedimentos de escrita para organizar sua exposição;
- Realizar leitura e
dramatizar textos literários;
- Manifestar e acolher
opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores;
- Saber narrar fatos e
experiências da vida cotidiana;
- Formular perguntas
sobre tema tratado;
- Entender e dar
instruções verbais;
- Recontar histórias
conhecidas respeitando as características do texto fonte mantendo a sequencia
cronológica dos acontecimentos;
- Planejar sua fala
adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do
cotidiano;
- Empregar corretamente
os recursos da linguagem oral: fluência, entonação e ritmo;
- Identificar a riqueza e
a variedade linguística: gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet
respeitando os diferentes modos de falar. Desenvolver consistência
argumentativa nas mais variadas situações;
- Expor o resultado de
pesquisa realizada com apoio de anotações escritas ou audiovisuais;
1.2. LEITURA
- Ler e interpretar
diferentes gêneros textuais;
- Relacionar o gênero a
situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
- Estabelecer conexões
entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
- Identificar as
características discursivas, convenções e estruturas linguísticas de cada
gênero;
- Identificar as
características discursivas, convenções e estruturas linguísticas do
gênero :contos de assombração;
- Inferir a partir de
elementos presentes no próprio texto, no uso de palavras ou expressões de
sentido figurado;
- Recuperar informações
explícitas e implícitas nos textos estudados;
- Correlacionar causa e
efeito, problema e solução, fato e opinião relativa ao fato narrado;
- Descrever personagens e
suas características psicológicas e físicas;
- Ampliar repertório linguístico;
- Comentar o que leu
emitindo opinião, concordando ou discordando do texto lido;
- Reconhecer a ordem dos
fatos de um texto lido, organizando-os cronologicamente;
- Relacionar expressões
sinônimas e heterônimas a seu referente para estabelecer coesão e coesão
textual;
- Identificar o
dicionário como um recurso para buscar informações, utilizando-o
adequadamente;
- Formular hipóteses a
partir de leituras realizadas;
- Atribuir ritmo,
fluência e entonação à leitura;
- Estabelecer relação
entre titulo e corpo do texto;
- Reconhecer conflito
gerador de uma narrativa;
- Levantar as ideias
principais do texto;
- Reconhecer os
organizadores do sumario;
- Conhecer e utilizar
diferentes procedimentos de leitura para estudar: grifar, circular palavra
chaves, resumir entre outros;
- Ler e compreender
enunciados: identificar, localizar e comparar informações;
1.3. ESCRITA
1.3.1. GRAMATICA
- Dominar o uso da letra cursiva e conhecer outros estilos de letra;
- Utilizar letra maiúscula e minúscula corretamente em suas produções;
- Distinguir consoante e vogal, letra e fonema;
- Identificar encontro vocálico, consonantal e dígrafo;
- Classificar os fonemas
- Compreender o Ditongo
- Compreender os Monossílabos
- Compreender e usar sinônimos e antônimos,
- Reconhecer e identificar os homônimos e parônimos;
- Reconhecer e utilizar os artigos definidos e indefinidos;
- Reconhecer e utilizar os substantivos; próprios, comuns, simples,
compostos, primitivos, derivados, concretos, abstratos e coletivos.
- Reconhecer e utilizar os gêneros, números e graus dos substantivos;
- Conhecer e nomear os substantivos em um texto;
- Reconhecer e identificar os adjetivos;
- Reconhecer e identificar o numeral
- Reconhecer e identificar os pronomes
- Reconhecer e identificar verbo
- Diferenciar e identificar frase de oração;
- Identificar sujeito e predicado;
- Utilizar corretamente os sinais de pontuação, compreendendo seus
significados em um texto;
- Conhecer e nomear no texto sinais gráficos como: ponto final,
vírgula, interrogação, exclamação, travessão; aspas, ponto e vírgula,
hífen, reticências, parênteses e outros recursos utilizados por escritores
competentes que conferem qualidade a um texto;
- Refletir, discutir e construir as regras para as várias
possibilidades da separação de palavras em silabas dentro da necessidade
da produção textual;
- Ampliar o uso do dicionário
como fonte de pesquisa da grafia e significado das palavras utilizando
corretamente o sentido das palavras;
- Identificar na frase ou oração: sujeito e predicado;
- Identificar abreviaturas, siglas e símbolos.
1.3.2.
ORTOGRAFIA
- Conhecer a classificação das palavras em relação à acentuação
gráfica: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
- Conhecer as regras e
regularidades ortográficas citadas abaixo as utilizando de maneira
adequada em suas produções:
- Uso do C, Ç, S, SS, SC, SÇ, e XC;
- Terminações ICE ISSE;
- Terminações ESA (S) e EZA(S);
- Letras LH i LI;
- Sons da letra X;
- Finais S e Z;
- Uso das palavras CESTA e SEXTA;
- Emprego das palavras POR QUE, PORQUE, POR
QUÊ, PORQUÊ;
- Emprego das palavras TEM, TÊM, VEM e VÊM;
- Uso das palavras: ATRÁS e TRAZ;
- Emprego das palavras MAU e MAL;
- Abreviatura, sigla e símbolo;
- Terminações ISAR e IZAR;
- Diferenciar comprimento e cumprimento/ soar
e suar; despensa ou dispensa / descrição ou discrição; esta está / cessão,
seção, sessão; aonde, onde / menos e não “menas”;
1.4. PRODUÇÃO DE TEXTO
- Reescrever e/ ou
produzir textos de autoria, com o apoio do professor, utilizando
procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a
intencionalidade, o interlocutor, o portador, as características do
gênero: Contos de assombração;
- Produzir diferentes
gêneros textuais: elaboração de regras, biografia, autobiografia, diário,
poema, fábula, narrativa, dissertativo, informativo, bilhete, carta,
lendas urbanas, texto de opinião, cartaz, contos maravilhosos, parlendas,
trava-línguas, lendas brasileiras, resumo, ficha técnica, texto
jornalístico/ propaganda, texto jornalístico/notícia.
- Produzir textos de
autoria a partir de um tema proposto, fazendo uso de ideias e hipóteses
pessoais, definindo o enredo e gênero a ser escrito;
- Fazer rascunhos e reler
o que está escrevendo tanto para controlar a progressão temática quanto
melhorar outros aspectos – discursivos e notacionais – do texto;
- Interpretar por escrito
diferentes gêneros textuais;
- Produzir resumos a
partir da necessidade de estudo, compreendendo a pratica e os
procedimentos para se resumir ideias ou informações contidas em um texto;
· Interpretar por escrito diferentes gêneros
textuais;
· Conhecer
e produzir relatórios simples, identificando as características desse gênero
textual;
· Responder
a questionários curtos com opiniões ou dados pessoais;
· Formular
e responder questionários de múltipla escolha;
· Formular
questionários sobre temas variados utilizando a pontuação correta;
· Produzir
textos diferenciando textos históricos e textos ficcionais;
- Observar
os procedimentos básicos que dão coesão aos textos escritos (emprego de conectivos,
pronomes, pontuação, etc.);
- Revisar
textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou
em parceira com os colegas do ponto de vista da coerência e coesão,
considerando o leitor;
- Utilizar
as regularidades/convenções gramáticas e ortográficas estudadas em suas
produções.
- Revisar
textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor, ou
em parceira com os colegas do ponto de vista ortográfico;
1.5. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
- Compreender as
diferentes funções sociais da Língua falada e escrita de acordo com cada
situação comunicativa;
- Formular e
comprovar hipóteses sobre o funcionamento das estruturas básicas da
língua, que permitam uma melhor compreensão ou expressão em situações de
uso;
- Identificar as regularidades e convenções
da Língua Portuguesa (gramática e ortografia) em textos apresentados;
- Preocupar-se
em perguntar a forma correta de escrever as palavras, tornando sua escrita
alfabética ou a mais próxima da convencional;
- Discutir e refletir sobre
as semelhanças entre a Língua Portuguesa falada
e escrita considerando a variedade linguística: gíria, dialeto,
sotaque, linguagem da internet;
- Reconhecer
os elementos linguísticos necessários a um texto de acordo com os gêneros
estudados;
- Reconhecer as
características discursivas dos gêneros textuais estudados;
- Realizar análise e
discussão da (s) ideia (s) principal (is) de um texto;
- Compreender as etapas
que envolvem a produção de texto: planejamento (pensar, imaginar, inventar
e fazer anotações), escrita do rascunho do que foi planejada, revisão do
texto individual, dupla ou coletiva (leitura do texto rascunhado
identificando os trechos que devem ser reescritos ou de palavras que devem
ser corrigidas ou substituídas) e reescrita do texto definitivo;
· Observar,
comparar, levantar hipóteses em relação a erros relacionados à ortografia e
gramática no seu próprio texto ou no dos colegas;
- Comparar textos de
diferentes autores analisando questões que podem aproximar os dois textos
tanto do campo das ideias como nas questões relacionadas à Linguagem
escrita como características discursivas, gramaticais e ortográficas.
II. CONTEÚDOS
2.1. ORALIDADE
- Compreensão e
utilização de termos adequados que indicam tempo como semana passada,
anteriormente, posteriormente, em seguida, durante, bem como os que são
utilizados no comentário, na defesa, na contraposição ou questionamento de
ideias em situações de debate em sala de aula, ou seja, desenvolvimento da
consistência argumentativa;
- Participação de
situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, intervenção
sem sair do assunto tratado, formulação e repostas justificadas,
explicando, compreendendo, manifestando e colhendo opiniões;
- Procedimentos para
participar de uma conversa como esperar a vez para falar, levantar a mão,
pedir licença e outros;
- Narração de fatos e
experiências da vida cotidiana;
- Compreensão e
reprodução de instruções verbais;
- Fluência verbal:
entonação e ritmo;
- Planejamento da fala
adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do
cotidiano;
- Variedade linguística:
gíria, dialeto, sotaque, linguagem da internet;
- Expor assunto
pesquisado utilizando argumentos da escrita para sua organização.
- Interaja em discussões,
emitindo opiniões sobre o conteúdo estudado;
- Desenvolva capacidade
de recontar uma história.
2.2. LEITURA
- Leitura e interpretação
de diferentes gêneros textuais;
- Relação entre o gênero à
situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
- Conexão entre o texto e
os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
- Características
discursivas, convenções e estruturas linguísticas de cada gênero;
- Estratégias de leitura:
inferência a partir de elementos presentes no próprio texto, no uso de
palavras ou expressões de sentido figurado;
- Recuperação de informações
explícitas e implícitas nos textos estudados;
- Correlação causa e
efeito, problema e solução, fato e opinião relativa ao fato narrado;
- Descrição de personagens
e suas características psicológicas e físicas;
- Interpretar a posição
do autor em relação a conceitos ou acontecimentos;
- Identificar o ponto de
vista do narrador, reconhecendo suas funções na narrativa;
- Sequência narrativa;
- Ampliação de repertório
linguístico;
- Comentários sobre o que
leu emitindo opinião, concordando ou discordando do texto lido;
- Relação entre
expressões sinônimas e heterônimas a seu referente para estabelecer coesão
e coesão textual;
- Uso do dicionário como
um recurso para buscar informações, utilizando-o adequadamente;
- Formulação de hipóteses
a partir de leituras realizadas;
- Fluência, ritmo e
entonação na leitura;
- Relação entre titulo e
corpo do texto;
- Reconhecimento do
conflito gerador de uma narrativa;
- Levantamento de ideias
principais do texto;
2.3. ESCRITA
2.3.1. GRAMATICA
- Uso da letra cursiva e conhecer outros estilos de letra;
- Letra maiúscula e minúscula;
- Consoante e vogal, letra e fonema;
- Encontro vocálico, consonantal e dígrafo;
- Ditongo; Hiato Tritongo;
- Sinônimos e Antônimos;
- Homônimos e Parônimo;
- Monossílabos;
- Artigo definido e indefinido
- Substantivo: comum, próprio, simples, composto, primitivo, derivado,
abstrato, concreto e coletivo.
- Gênero, Número e Grau dos substantivos;
- Artigo definido e indefinido;
- Adjetivo: gênero e número
- Grau do adjetivo
- Numeral
- Pronomes; Pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos,
relativo e interrogativo;
- Verbo – Tempo, modo, pessoa e número.
- Frase de oração;
- Sujeito e predicado;
- Sinais gráficos como: ponto final, vírgula, travessão, interrogação,
exclamação, aspas, hífen, reticências, parênteses e outros;
- Separação de palavras em silabas dentro da necessidade da produção
textual;
- Uso do dicionário como fonte
de pesquisa da grafia e significado das palavras utilizando corretamente o
sentido das palavras;
- Uso da variação das palavras conforme a necessidade discursiva (masculino/feminino
singular/plural);
- Verbo, número, pessoa, tempo e modo;
- Abreviaturas;
- Interjeições e o que elas expressam.
2.3.2. ORTOGRAFIA
- Classificação das palavras em relação à acentuação gráfica:
oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
- Regras e regularidades
ortográficas citadas abaixo e sua utilização nas produções escritas:
- Uso do C, Ç, S, SS, SC, SÇ, e XC;
- Terminações ICE ISSE;
- Terminações ESA (S) e EZA(S);
- Letras LH i LI;
- Sons da letra X;
- Finais S e Z;
- Uso das palavras CESTA e SEXTA;
- Emprego das palavras POR QUE, PORQUE, POR
QUÊ, PORQUÊ;
- Emprego das palavras TEM, TÊM, VEM e VÊM;
- Uso das palavras ATRÁS e TRAZ;
- Emprego das palavras MAU e MAL;
- Abreviatura, sigla e símbolo;
- Terminações ISAR e IZAR;
- Diferenciar comprimento e cumprimento/ soar
e suar; despensa ou dispensa / descrição ou discrição; esta está / cessão,
seção, sessão; aonde, onde / menos e não “menas”;
2.4. PRODUÇÃO DE TEXTO
- Reescrita e/ ou
produção de textos de autoria, com o apoio do professor, utilizando procedimentos
de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade,
o interlocutor, o portador, as características do gênero;
- Produção de textos de
autoria a partir de um tema proposto, fazendo uso de ideias e hipóteses
pessoais, definindo o enredo e gênero a ser escrito;
- Elaboração de rascunhos
relendo o que está escrevendo tanto para controlar a progressão temática
quanto melhorar outros aspectos – discursivos e notacionais – do texto;
· Interpretação por escrito diferente gêneros
textuais;
· Conhecimento
e produção de relatórios simples, identificando as características desse gênero
textual;
· Produção
de resumos a partir da necessidade de estudo, compreendendo a pratica e os
procedimentos para se resumir ideias ou informações contidas em um texto;
· Questionários
curtos com opiniões ou dados pessoais;
· Formulação
e interpretação de questionários de múltipla escolha;
· Formulação
de questionários sobre temas variados utilizando a pontuação correta;
· Produção
de textos diferenciando textos históricos e textos ficcionais
· Procedimentos básicos que dão coesão aos textos escritos (emprego
de conectivos, pronomes, pontuação, etc.);
- Produzir
diferentes gêneros textuais: elaboração de regras, biografia, autobiografia,
diário, poema, fábula, narrativa, dissertativo, informativo, bilhete,
carta, lendas urbanas, texto de opinião, cartaz, contos maravilhosos,
parlendas, trava-línguas, lendas brasileiras, resumo, ficha técnica, texto
jornalístico/ propaganda, texto jornalístico/notícia;
- Revisão
de textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor,
ou em parceira com os colegas do ponto de vista da coerência e coesão,
considerando o leitor;
- Regularidades/convenções
gramáticas e ortográficas estudadas em suas produções.
- Revisão
de textos (próprios e de outros) coletivamente, com a ajuda do professor,
ou em parceira com os colegas do ponto de vista ortográfico;
2.5. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
- Diferentes
funções sociais da Língua falada e escrita de acordo com cada situação
comunicativa;
- Funcionamento
das estruturas básicas da língua, que permitam uma melhor compreensão ou
expressão em situações de uso;
- Identificação as regularidades e
convenções da Língua Portuguesa (gramática e ortografia) em textos
apresentados;
- Discussão e reflexão
sobre as semelhanças entre a Língua Portuguesa
falada e escrita considerando a variedade linguística: gíria,
dialeto, sotaque, linguagem da internet;
- Elementos
linguísticos necessários a um texto de acordo com os gêneros estudados;
- Características
discursivas dos gêneros textuais estudados;
- Análise e discussão da
(s) ideia (s) principal (is) de um texto;
- Discussão e análise das etapas que
envolvem a produção de texto: planejamento (pensar, imaginar, inventar e
fazer anotações), escrita do rascunho do que foi planejada, revisão do
texto individual, dupla ou coletiva (leitura do texto rascunhado
identificando os trechos que devem ser reescritos ou de palavras que devem
ser corrigidas ou substituídas) e reescrita do texto definitivo;
· Observação,
comparação, levantamento de hipóteses em relação a erros relacionados à
ortografia e gramática no seu próprio texto ou no dos colegas;
- Comparação de textos de
diferentes autores analisando questões que podem aproximar os dois textos
tanto do campo das ideias como nas questões relacionadas à Linguagem
escrita como características discursivas, gramaticais e ortográficas.
III.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·
Leitura diária do professor utilizando
diferentes estratégias de leitura conforme cronograma de leitura modelo da
Escola;
·
Leitura diária do aluno de diferentes gêneros
textuais;
·
Debates;
·
Análise de textos variados;
·
Comparação de textos de autores diferentes,
tratando do mesmo tema;
·
Uso permanente da biblioteca;
·
Uso do Dicionário;
·
Registros no caderno;
·
Propostas diferenciadas de produção de texto:
individual, coletivo e em grupo;
·
Revisão textual individual e coletiva;
·
Elaboração de banco de palavras com os erros
mais frequentes;
·
Elaboração de banco de termos que enriquecem
um texto, ou seja, colaboram para melhoria das produções textuais;
·
Recursos audiovisuais;
·
Elaboração de relatórios, esquemas, resumos;
·
Exposição oral de pesquisa sobre temas
estudados em sala;
- Debates
com diferentes temas, a partir de leituras;
- Utilização
de várias estratégias de correção: na lousa, correção da professora,
correção do colega e outros.
Projeto: Contos de assombração.
Sequência didática: Roda de jornal .
Sequência didática: Cartas de leitor
IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em conta os
objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de cada aluno,
diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando necessário, a
retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo docente. Os
instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das atividades;
os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas mensal e
bimestralmente e auto avaliação.
MATEMÁTICA
I. OBJETIVOS
Espera-se
que o aluno seja capaz de:
1.1. NÚMEROS
- Ler, escrever,
comparar, ordenar e arredondar números de qualquer ordem e grandeza;
- Ler e escrever números
pela compreensão das características do sistema de numeração decimal: base
10, valor posicional (unidade, dezena, centena milhar), formação aditiva e
multiplicativa do número;
- Comparar e ordenar
números em ordem crescente e decrescente;
- Fazer estimativa e
arredondamento;
- Contar em escala
ascendente e descendente a partir de qualquer número dado;
- Identificar os números,
suas representações e classificações-compostos, pares, classes e ordem, etc.;
- Escrever e identificar
os números romanos de acordo com sua representação em relação aos números
do nosso sistema numérico bem como as situações de uso;
- Escrever e identificar
os números ordinais no cotidiano
- Ler, escrever e
localizar na reta numérica os números na forma decimal e fracionada;
- Comparar e ordenar
números racionais;
- Observar as regras do
sistema de numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos
números racionais na forma decimal;
- Resolve cálculos
envolvendo números decimais;
- Identificar e produzir
frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e
regularidades nas escritas numéricas.
- Construir o significado
de número natural a partir de contagens, medidas, códigos, etc. explorados
em diversos contextos e situações problema e dele se apropriar.
- Interpretar e produzir
escritas numéricas, inicialmente observando regularidades na sequência dos
números naturais e, em seguida, compreendendo as regras do sistema de
numeração decimal.
- Reconhecer e utilizar
os números fracionários no contexto diário;
1.2. OPERAÇÕES
- Analisar, interpretar, formular e
resolver situações do campo aditivo, compreendendo as relações entre as
operações de adição e subtração de acordo com a natureza do problema
apresentado: composição, transformação e comparação;
- Retomar os termos de uma adição
(parcelas, soma ou total) e os termos da subtração (minuendo, subtraendo e
resto ou diferença);
- Utilizar a composição e
decomposição de escritas numéricas para realização de cálculos em
situações problemas que envolvam as operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão;
·
Resolver situações-problemas
em que é necessário fazer estimativas ou arredondamento de números naturais (cálculos
aproximados);
- Utilizar o algoritmo
para resolução de problemas envolvendo adição e subtração com ou sem
reserva utilizando quatro algarismos ou mais;
- Analisar, interpretar e
resolver situações-problemas do campo multiplicativo, compreendendo as
relações entre as operações de multiplicação e divisão de acordo com a
natureza do problema apresentado: comparação, combinatória, configuração
retangular e proporcionalidade;
- Resolver desafios por
meio de expressões numéricas;
- Resolver
situações-problemas por meio da multiplicação e divisão por 10, 100 e
1000;
- Analisar, interpretar e
resolver situações-problema envolvendo a multiplicação por dois
algarismos;
- Utilizar a decomposição
das escritas numéricas e a propriedade distributiva da multiplicação em
relação à adição, para realização de cálculos que envolvam a multiplicação
e divisão;
- Reconhecer divisões
exatas e divisões não exatas;
- Resolver expressões
numéricas;
- Resolver
situações-problemas utilizando a divisão por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9;
- Resolver
situações-problemas utilizando diferentes estratégias para se chegar ao resultado
de analise combinatório e de possibilidade;
- Empregar métodos de
verificação, antecipação e controle dos resultados;
- Reconhecer termos da
multiplicação: multiplicando, multiplicador e produto ou resultado;
- Reconhecer os termos da
divisão: dividendo, divisor, quociente e resto da divisão;
- Resolver
situações-problema por meio da adição e subtração com números racionais na
forma decimal;
- Efetuar cálculos de
porcentagem (10%, 20%, 25% e 50%);
- Explorar a idéia de
probabilidade de problemas simples;
- Utilizar a linguagem
matemática adequada de acordo com os conteúdos apresentados;
- Resolver operações com
números naturais e racionais com o uso de estratégias pessoais, técnica
operatório, cálculo mental ou uso da calculadora.
1.3. GRANDEZAS E MEDIDAS
- Utilizar e estabelecer
medidas de realização tempo em de conversões simples, entre dias e
semanas, horas e dias, semana e meses;
- Reconhecer e utilizar
unidades usuais de medidas – Temperatura (grausº);
- Reconhecer e utilizar
unidades usuais de medidas, como metro, centímetro, quilômetro, grama,
miligrama, quilograma, litro, mililitro;
- Resolver
situações-problema que envolva o significado de unidades de medidas de
comprimento como metro, centímetro e quilômetro;
- Resolver situações-problema
que envolva o significado de unidades de medida de massa como o grama, o
miligrama e o quilograma;
- Resolver
situações-problema que envolva o significado de unidades de medida de
capacidade, como litro e mililitro;
- Resolver situações-problemas
que envolvam o estabelecimento de relação entre algumas unidades de
medidas, como: metro e quilômetro, metro e centímetro, grama e quilograma,
grama e miligrama e litro e mililitro;
- Calcular o perímetro de
figuras;
- Compreender a área como
medida da superfície de uma figura plana;
- Calcular a área de
retângulos e quadrados desenhados em malhas quadriculadas;
- Resolver
situações-problema que envolva a identificação do valor de cédulas e
moedas do sistema monetário brasileiro;
- Realizar possíveis
trocas entre cédulas e moedas em razão de seus valores.
1.4.
ESPAÇO E FORMA
- Identificar e
representar a posição de uma pessoa ou objeto num desenho apresentado em
malha quadriculada;
- Identificar e
representar a movimentação de uma pessoa ou objeto num desenho apresentado
em malha quadriculada;
- Reconhecer figuras simétricas,
bem como o eixo de simetria.
- Reconhecer semelhanças
e diferenças entre sólidos geométricos: esferas, cilindros e cones, e
entre cubos, paralelepípedos, prismas de base triangular e pirâmides;
- Classificar os sólidos geométricos;
- Reconhecer
planificações (moldes) de figuras tridimensionais como cubo,
paralelepípedo, pirâmide, cone e cilindro;
- Identificar as figuras
planas: triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos...
- Identificar e nomear os
elementos de um poliedro: faces, vértice e aresta;
- Compor e decompor
figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser composto a
partir de figuras triangulares;
- Reconhecer diferenças e
semelhanças entre polígonos: lados e ângulos;
- Reconhecer diferenças e
semelhanças entre os quadriláteros
- Ampliar e reduzir
figuras planas pelo uso de malhas quadriculadas.
·
Identifica distinguir as diferenças: Reta,
segmento de reta e semirreta,
·
Resolver situações-problemas que envolvam o
estabelecimento de relação entre Retas: paralelas, concorrentes.
1.5. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Resolver
situações-problema com dados apresentados de maneira organizada, por meio
de tabelas simples e de dupla entrada;
- Resolver
situações-problema em que os dados são apresentados por meio de gráficos
de barras;
- Ler informações
apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de linhas;
- Ler informações e
interpretar informações apresentadas de maneira organizada por meio de
gráficos de setor;
- Construir tabelas e
gráficos para apresentar dados coletados ou obtidos em textos
jornalísticos.
II. CONTEÚDOS
2.1. NÚMEROS
- A representação dos
números naturais;
- Ordens e classes;
- Arredondamentos;
- Contagem e comparação
de quantidades;
- Leitura, interpretação
e escrita de números;
- Valor posicional:
unidade, dezena centena, milhar e classe dos milhões;
- Regularidade do sistema
de numeração decimal: base 10, formação aditiva e multiplicativa do
número;
- Ordem crescente e
decrescente;
- Contagem em escala
ascendente e descendente;
- Antecessor e sucessor;
- Classificação e
ordenação dos números;
- Números romanos:
representação e uso;
- Números ordinais:
representação e uso;
- Utilização dos números
fracionários e decimais no contexto diário;
- Comparação e ordenação
de números racionais na forma decimal e arredondamentos;
- Números decimais e uso;
- Comparação dos números
racionais de uso freqüente no cotidiano representados na forma decimal ou
fracionária;
- Regras do sistema de
numeração decimal para compreensão, leitura e representação dos números
racionais na forma decimal.
- Comparação de fração e
seu uso no contexto diário.
2.2. OPERAÇÕES
- Campo aditivo: relação
de adição e subtração de acordo com o problema apresentado (composição,
transformação e comparação);
- Composição e
decomposição de números para resolução de problemas;
- Resolução de
situações-problema envolvendo as características do sistema de numeração
decimal;
- Operações com números decimais;
- Relação e comparação: inteiros,
décimos e centésimos.
- Revisão dos termos de uma adição
(parcelas, soma ou total) e os termos da subtração (minuendo, subtraendo e
resto ou diferença);
- Uso do algoritmo com ou
sem reserva, da adição e subtração com 4 algarismos ou mais;
- Estimativas e
arredondamentos;
- Campo multiplicativo:
relação entre multiplicação e divisão de acordo com a natureza do
problema: comparação, combinatória, configuração retangular e
proporcionalidade;
- Multiplicação e divisão
de 10, 100 e 1000;
- Multiplicação com dois
algarismos;
- Propriedade
distributiva da multiplicação:
- Resolução de
situações-problema da divisão por 2, 3, 4, 5, 6, 7,8 e 9.
- Divisões exatas e
divisões não exatas;
Métodos de antecipação,
verificação e controle de resultados;
- Termos da
multiplicação: multiplicando, multiplicador e produto ou resultado;
- Termos da divisão:
dividendo, divisor, quociente e resto da divisão;
- Adição e subtração de
números racionais na forma decimal;
- Calculo de porcentagem (10%,
20%, 25% e 50%).
- Probabilidade;
- Expressões numéricas;
- Raciocínio combinatório
e de possibilidades;
- Linguagem matemática
adequada de acordo com os conteúdos apresentados;
- Estratégias variadas
para a resolução de problemas: cálculo mental.
2.3. GRANDEZAS E MEDIDAS
- Calendário – medida de
tempo em realização de conversões simples entre dias e semanas, horas e
dias, semanas e meses;
- Unidades de medidas
Unidades
de medidas:
- Massa: Kg / g /MG;
- Comprimento: Km / m /
c;
- Capacidade: l / ml;
- Volume
- Temperatura: Grau º;
- Resolução de problemas
envolvendo as unidades de medidas trabalhadas;
- Perímetro;
- Área;
- Sistema Monetário
Brasileiro: cédulas e moedas.
2.4. ESPAÇO E FORMA
·
Localização e movimentação de uma pessoa ou
objeto;
·
Semelhanças e diferenças entre os sólidos
geométricos;
·
Classificação dos sólidos;
·
Semelhanças e diferenças entre as figuras planas;
·
Classificação das figuras planas;
·
Face,
aresta e vértice;
·
Composição e decomposição de polígonos em
figuras triangulares;
·
Planificação de poliedros e corpos redondos;
·
Semelhanças e diferenças entre polígonos
(lados e ângulos)
·
Classificação dos poliedros;
·
Reconhecer eixo de simetria
·
Reta, segmento de reta e semirreta,
·
Retas: paralelas, concorrentes.
·
Retas perpendiculares.
·
Circunferência.
2.5. TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
- Tabelas simples e de dupla entrada;
- Gráficos de colunas, gráficos de
barras, gráficos de linhas e de setor;
- Resolução de problemas a partir de
tabelas simples, de dupla entrada e gráficos diversos;
- Interpretação e descrição de
informação;
- Construção de tabelas e gráficos;
- Estatística e porcentagem.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Uso do livro didático;
- Desafios envolvendo
números, grandezas e medidas, espaço e forma;
- Utilização de material
concreto;
Sequência
de atividades: Ler e escrever
IV. AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em
conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de
cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando
necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo
docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das
atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas mensal e
bimestralmente e auto avaliação.
CIÊNCIAS
I.
OBJETIVOS
Espera-se que o aluno seja capaz de:
- Compreender a natureza
como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de
transformações do mundo em que vive;
- Identificar relações
entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida,
no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
- Formular questões,
diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos
das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e
atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
- Saber utilizar
conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria,
transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
- Compreender a
tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos
corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e
ao homem;
- Compreender a
organização estrutural do corpo humano, identificando cada nível de
organização: celular, tecidual, orgânico, sistêmico e organismo.
- Conhecer a importância
da doação de órgãos;
- Reconhecer os alimentos
como fontes de energia e de substâncias necessárias para o funcionamento,
a regeneração e o crescimento do corpo;
- Identificar e localizar
os órgãos que fazem parte dos diferentes sistemas do organismo;
- Compreender as
principais funções do sistema nervoso;
- Identificar os órgãos
que fazem parte do sistema nervoso;
- Reconhecer algumas
doenças que podem afetar o sistema nervoso do ser humano;
- Perceber que as
glândulas e os hormônios ajudam a coordenar o funcionamento do corpo;
- Conhecer os componentes
do sistema reprodutor destacando suas principais funções;
- Entender o que é
menstruação;
- Compreender como ocorre
a fecundação do óvulo;
- Reconhecer algumas das
etapas do desenvolvimento do embrião e, posteriormente, do feto;
- Perceber que, em um
ambiente, além dos seres vivos que podem ser observados facilmente a olho
nu, existem os seres vivos microscópicos;
- Reconhecer características
de alguns protozoários, bactérias e fungos;
- Compreender o que é luz
e identificar fontes naturais e artificiais de luz;
- Reconhecer que existem
fontes naturais e artificiais de eletricidade;
- Reconhecer os materiais
que conduzem e os que não conduzem energia elétrica;
- Reconhecer o magnetismo
em algumas situações do cotidiano;
- Proteger a
biodiversidade e reconhecer os biomas brasileiros, bem como disciplinar o
processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos
naturais;
- Manter os ecossistemas
naturais e regular e uso admessivel dessas áreas;
- Proteger os meios de
vida e a cultura das populações extrativistas tradicionais, e assegurar o
uso sustentável dos recursos naturais;
- Preservar populações
animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou
migratória;
- Identificar e
reconhecer o Planeta Terra como parte do Sistema Solar, definindo
estrelas, planetas e satélites;
- Compreender os
movimentos do Planeta Terra, relacionando a sucessão dos dias, das noites,
dos anos e estações do ano;
II. CONTEÚDOS
2.1. CONHECENDO O BRASIL
- Biomas Brasileiros;
- Ambiente e Atividade agrícola.
2.2. SER HUMANO E SAÚDE
- Cuidando Bem de Si;
- Transformações no Corpo e Reprodução;
- Sistema Nervoso.
2.3. UNIVERSO
- Além da Terra;
- Terra, Sol e Lua;
- O Ser Humano e o Espaço Sideral.
2.4.
FORMAS DE ENERGIA
- Energia luminosa;
- Calor;
- Eletricidade e Magnetismo.
Projeto “Meu corpo, minha casa” “Bullying”
– CEDIC
Projeto “Educação é prevenção”.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Leituras
compartilhadas;
- Estudos em grupo;
- Experiências;
- Recursos audiovisuais;
- Leitura e interpretação
de cartazes informativos;
- Sala de informática:
pesquisa e atividades lúdicas;
- Leituras
compartilhadas;
- Estudos em grupo;
- Construção de cartazes
informativos.
IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo,
levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos
conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino
aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de
procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a
observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos,
avaliações sistematizadas bimestralmente e auto-avaliação.
HISTÓRIA
I. OBJETIVOS
Espera-se
que o aluno seja capaz de:
- Perceber e acompanhar a mudança da família real
portuguesa para o Brasil;
- Reconhecer as mudanças
no dia a dia;
- Identificar o processo
de independência do Brasil;
- Reconhecer o início do
período monárquico;
- Localizar acontecimentos
no tempo, demonstrando noções de duração e sucessão;
- Compreender que o
Brasil tem novamente um novo imperador;
- Entender o fim da
monarquia e sua crise;
- Compreender sobre o
Brasil republicano , bem como a sua primeira República
- Compreender sobre o
Governo Vargas;
- Identificar a
redemocratização e populismo;
- Compreenda o fim do
governo Vargas e saiba identificar suas leis;
- Reconheça os diferentes
momentos da história da sociedade brasileira em relação às
reivindicações, protestos e
manifestações.
- Ordenar acontecimentos
que marcaram o processo de independência do Brasil;
- Reconhecer as mudanças
ocorridas na cidade do Rio de Janeiro com a chegada da família real;
- Comparar o modo de vida
de uma família senhorial do século XIX com o de uma família rica dos dias
de hoje;
- Explicar o que é
globalização;
- Identificar as áreas
produtoras dos principais artigos da economia brasileira do segundo
Reinado;
- Compreender e aplicar o
conceito de década;
- Relacionar o
crescimento da população imigrante com as mudanças gerais que ocorriam na
sociedade;
- Identificar as
principais características do regime monárquico e do regime republicano;
- Adotar medidas de
prevenção contra a dengue;
- Elaborar comparações
entre o mecanismo eleitoral do Brasil da Primeira República e o atual;
- Ler e interpretar
textos da literatura popular, reconhecendo e valorizando as diferenças
regionais;
- Reconhecer alguns dos
principais fatos do governo Vargas;
- Comparar os governos
democráticos com os governos ditatoriais;
- Analisar anúncios
publicitários do Brasil nos anos de 1950;
- Desenvolver algumas
noções sobre o processo de globalização;
- Compreender os
objetivos e a importância da Campanha das Diretas Já;
- Analisar e compreender
as desigualdades e a exclusão social;
- Reconhecer o que é ser
cidadão hoje.
II.
CONTEÚDO
2.1. A Independência do Brasil
- A mudança da família real portuguesa
para o Brasil;
- A corte portuguesa n Brasil;
- O processo de independência;
2.2. O Brasil Imperial
- O início do período monárquico;
- 1840: o Brasil tem novamente um
imperador;
- O fim da monarquia;
2.3.
O Brasil Republicano I
- A Primeira República;
- O governo Vargas;
- Redemocratização e populismo;
2.4 O Brasil Republicano II
-O
Brasil Democrático;
-Governos
Militares
-A
Democracia de Novo
Projeto “Semeando a Paz”
Projeto Estatuto da Criança e do
Adolescente
Projeto: “A África no Brasil”.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Leituras de textos,
livros e textos publicitários;
- Pesquisa e trabalhos em
grupo;
- Debates e discussões em
sala de aula sobre os temas propostos;
- Dinâmicas;
- Análise de tabelas e
gráficos;
- Recursos audiovisuais;
- Sala de informática:
pesquisa e atividades lúdicas.
IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo,
levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos
de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando
necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo
docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das
atividades; os registros diários dos alunos, avaliações sistematizadas
bimestralmente e auto-avaliação.
GEOGRAFIA
I. OBJETIVOS
Espera-se
que o aluno seja capaz de:
- Reconhecer os avanços científicos nos
estudos das características da Terra e sua localização no universo;
- Conhecer os principais astros que
compõem o sistema solar, reconhecendo a Terra como parte desse sistema;
- Identificar e localizar os continentes e
os oceanos;
- Reconhecer o globo terrestre e o
planisfério como formas de representação da Terra;
- Conhecer a divisão da Terra em
hemisfério, identificando as principais linhas imaginárias;
- Localizar o território brasileiro em
relação aos hemisférios;
- Conhecer diferentes teorias que explicam
a origem do universo e valorizar diferentes idéias e culturas;
- Utilizar procedimentos de coleta,
organização e apresentação de informações de informações de fontes
diversas;
- Realizar leitura de tabelas, mapas e
outras imagens para extrair e relacionar informações;
- Identificar os limites territoriais
entre o Brasil e os demais países da américa do Sul;
- Compreender os conceitos de limite e
fronteira;
- Relacionar a extensão territorial do
Brasil de norte a sul e de leste a oeste, respectivamente, à diversidade
de paisagens naturais e à existência de fusos horários;
- Localizar o Brasil no continente
americano e no mundo;
- Identificar os países que fazem limite
com o território brasileiro;
- Perceber interdependências entre a
vegetação e o clima, assim como a influência desses dois elementos na
paisagem;
- Diferenciar os conceitos de clima e
tempo;
- Identificar e conhecer os diferentes
tipos climáticos que ocorrem no Brasil;
- Relacionar os tipos climáticos às áreas
de ocorrência no território brasileiro;
- Refletir sobre as conseqüências do
desmatamento para o ambiente;
- Identificar os conceitos de relevo e
altitude;
- Identificar e diferenciar as principais
formas de relevo brasileiro;
- Analisar a importância dos rios para a
sociedade brasileira e reconhecer os problemas em sua utilização;
- Reconhecer a extensão de rede
hidrográfica no território brasileiro e a distribuição dos rios;
- Identificar as principais formas de
regionalização do território brasileiro;
- Reconhecer e compreender os critérios
utilizados para divisão regional e territorial do Brasil;
- Identificar algumas das principais características
de cada uma das cinco macrorregiões: como vivem os habitantes; as
atividades econômicas desenvolvidas, a influência dos elementos naturais
no cotidiano das pessoas e outras informações;
- Reconhecer o Brasil como um dos dez
países mais populosos do mundo;
- Diferenciar os conceitos de povoado e
populoso;
- Entender como e por que a população
brasileira está distribuída de maneira irregular pelo território;
- Reconhecer e valorizar a diversidade
étnica e cultural do Brasil;
- Compreender os principais fatores que
contribuíram para o crescimento da população brasileira;
- Compreender os principais fatores
responsáveis pela queda nas taxas de natalidade e mortalidade no Brasil;
- Identificar alguns dos direitos e
deveres do cidadão brasileiro;
- Entender os princípios da
sustentabilidade;
- Compreender que ações cotidianas
interferem direta ou indiretamente na sustentabilidade da vida na Terra;
- Desenvolver ações que colaboram com a
sustentabilidade do Planeta;
- Reconhecer a importância da contribuição
dos vários povos e etnias para a formação do povo brasileiro;
- Entender como ocorreu a ocupação do
Território Brasileiro pelos Portugueses e sua relação com os nativos.
- CONTEÚDOS
2.1. A TERRA VISTA DE LONGE
- A Terra não está só;
- Terra se desloca;
- A Lua é o Satélite da Terra;
- Linhas Imaginárias;
- Paralelos e Meridianos;
2.2. O BRASIL NO MUNDO
- Supefícies Oceanicas e Continentais;
- Continente Americano;
- América do Sul;
- O Brasil na América do Sul;
- Território Brasileiro;
2.3. FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
- As Terras Portuguesas da América;
- A chegada dos Portugueses a América;
- Os Limites da ocupação Portuguesa;
- A Espansão do terrritório Brasileiro;
- O Território Brasileiro no século XX;
2.4. O POVO BRASILEIRO
- Os Brasileiros;
- Os primeiros Habitantes;
- A Origem Africana;
- Portugueses e Imigrantes;
- As festas Populares e o folclore;
2.5.
REGIÕES DO BRASIL
- Região Norte;
- Região Nordeste;
- Região Centro- Oeste;
- Região Sudeste;
- Região Sul;
2.6.
HIDROGRAFIA DO BRASIL
- Rios e Relevo;
- Diferentes tipos de Rios;
- Bacias hidrográficas;
- Principais Bacias hidrográficas do
Brasil;
- A Ação Humana sobre os Rios;
2.7. CLIMA E VEGETAÇÃO DO
BRASIL
- O que é Clima;
- Zonas Climática da Terra;
- Tipos de Clima do Brasil;
- Tipos de Vegetação do Brasil;
- Mudanças Climáticas;
2.8. POPULAÇÃO DO BRASIL
- Um País com muitos Habitantes;
- Densidade Demográfica;
- Migrações Internas;
- Migrações Externas;
- Crescimento Populacional e Expectativa
de Vida.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Leituras de textos,
livros e cartas;
- Pesquisas;
- Debates e discussões em
sala de aula sobre os temas propostos;
- Dinâmicas;
- Análise de mapas e
plantas;
- Análise de gráficos e
tabelas;
- Sala de informática:
jogos e desafios;
·
Recursos audiovisuais
IV. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo,
levando-se em conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos
conhecimentos de cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino
aprendizagem e, quando necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de
procedimentos adotados pelo docente. Os instrumentos de avaliação serão: a
observação, o acompanhamento das atividades; os registros diários dos alunos,
avaliações sistematizadas bimestralmente e auto-avaliação.
ARTE
I.
OBJETIVOS
Espera-se
que o aluno seja capaz de:
- Desenvolver a
criatividade e o senso crítico;
- Reconhecer as
diferentes formas de expressão, incluindo as diversas técnicas utilizadas
para isso;
- Reconhecer cores
primárias e secundárias;
- Conhecer e
valorizar a nossa cultura; Romero Brito, Tarsila do Amaral, Candido
Portinari, Salvador Dali, bem como a sua biografia e obras;
- Compreender o
ponto como um elemento da arte;
- Identificar o
pontilhismo como uma técnica de pintura marcada por um período histórico
- Reconhecer as
diferentes formas de expressão,
- Incluindo as diversas técnicas
- Perceber as
diferentes maneiras de registrar a própria imagem.
- Reconhecer a
arte como um registro histórico;
- Perceber a
canção como arte, analisando e interpretando a canção.
- Perceber os
diferentes sons que os rodeiam;
- Identificar a
voz como um instrumento de comunicação;
- Corpo: expressão artística;
- Autorretrato;
- Colagem;
- Pontilhismo.
II.
CONTEÚDOS
·
Corpo: expressão artística;
·
Autorretrato;
·
Colagem (sucata, papel, caldos palitos...).
·
Cultura, e técnica dobradura;
·
Teatro;
·
Cores: quentes e frias;
·
Manifestações artísticas;
·
A arte como um registro histórico;
·
Formas de expressões artísticas;
·
Canções: análise, interpretações e
contextualização;
·
Obras e vida de Tarsila do Amaral;
·
Obras e vida de Salvador Dali;
·
Obras e vida de Romero Britto;
·
Obras e vida de Candido Portinari;
·
Os diversos sons que nos rodeiam;
·
A voz – instrumento de comunicação;
·
Mosaico;
·
Linhas;
·
Pontilhismo.
III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Recursos audiovisuais;
- Leituras;
- Dinâmicas;
- Brincadeiras e jogos;
- Música;
- Pesquisa;
- Trabalho em grupo;
- Confecção de cartazes e murais;
- Estudo individual;
- Discussão dos trabalhos realizados;
- Pinturas com: guache; lápis de cor;
- Estudo das biografias dos artistas
escolhidos e suas obras;
- Observação e análise das obras dos
artistas escolhidos quanto à forma, cores, impressões e sentimentos na
observação, materiais usados, etc.
IV. AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita de forma continua e terá caráter formativo, levando-se em
conta os objetivos propostos e o percurso de construção dos conhecimentos de
cada aluno, diagnosticando assim o processo de ensino aprendizagem e, quando
necessário, a retomada de conteúdos e a mudança de procedimentos adotados pelo
docente. Os instrumentos de avaliação serão: a observação, o acompanhamento das
atividades; os registros diários dos alunos.
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