Objetivos:
• Conhecer, valorizar e
divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças,
músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das
copas.
• Identificar cada país e os
dias que jogam.
Formulação
dos Problemas:
• Onde será realizada a Copa
do Mundo?
• O que podemos observar nos
grupos?
• Quais são as comidas e
danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses
países?
Tempo
da Atividade: Depende do ritmo da turma
Material:
• Material para fazer a
viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
• Hino Nacional
Temas
Transversais
Ética
e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que
se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a
necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os
envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre...
Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio
ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão
da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos
(torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).
Pluralidade
cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar
alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As
colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no
Brasil.
Sensibilização:
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Biblioteca:
Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles). Leituras sobre as copas
(jornais, revistas, livros). Montar uma revistinha da copa com atividades
desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed.
Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola /
Desenhos livres sobre a Copa.
Música:
Rumo ao Penta (Pelé)
Ed.
Física: Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a
função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol
(uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino
Nacional.
Vídeo:
Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica –
regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Português: O
Hino Nacional. A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais
erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; música
da Copa; músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem
como jingles antigos e recentes com o tema futebol. Texto: Jogo de bola
(Cecília Meireles); livros de literatura infantil (a verificar); e Entendimento
e ilustração; atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras,
curiosidades, trava-línguas, etc. Organização de Listas de nomes comuns no
futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades
do futebol na Copa); observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando
ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática:
Quantas
vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri,
bi – campeão). Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi
– final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da
seleção (função). Agenda da copa. Análise do placar dos jogos do Brasil. O
comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc); Liga pontos.
História
e Geografia: História das Copas. Sede da Copa. Curiosidades
sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes). Localização
no mapa da sede da Copa. Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem
como seus adversários. A Bandeira Brasileira. As bandeiras dos países que estão
sediando a Copa e as bandeiras dos demais países. Falar que todos os países têm
o seu Hino Nacional. Mãos de obra temporária que surge em razão da copa. O
respeito às demais seleções. Reforçar o espírito patriótico. Retrospectiva das
Copas.
Ciências:
A
saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde
mental, o repouso. O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das
copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve
resultados negativos). O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de
esportes. Os valores nutricionais de alguns alimentos. Dicas para uma dieta bem
equilibrada para as crianças. Montar com as crianças um cardápio. Cuidados com
os fogos e balões.
Conclusões
e Aplicações: Participação individual e em grupo em cada
etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das
coreografias, etc.
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário