SEGUIDORES...

30 de janeiro de 2014

Projeto Copa do Mundo

Objetivos:

• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.

• Conhecer a história das copas.

• Identificar cada país e os dias que jogam.

 

Formulação dos Problemas:

• Onde será realizada a Copa do Mundo?

• O que podemos observar nos grupos?

• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?

• Você conhece algum desses países?

 

Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

 

Material:

• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

• Hino Nacional

 

Temas Transversais

 

Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles). Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros). Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa.

Música: Rumo ao Penta (Pelé)

Ed. Física: Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

Português: O Hino Nacional. A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; música da Copa; músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol. Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles); livros de literatura infantil (a verificar); e Entendimento e ilustração; atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc. Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa); observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

Matemática: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi – campeão). Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi – final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função). Agenda da copa. Análise do placar dos jogos do Brasil. O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc); Liga pontos.

História e Geografia: História das Copas. Sede da Copa. Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes). Localização no mapa da sede da Copa. Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários. A Bandeira Brasileira. As bandeiras dos países que estão sediando a Copa e as bandeiras dos demais países. Falar que todos os países têm o seu Hino Nacional. Mãos de obra temporária que surge em razão da copa. O respeito às demais seleções. Reforçar o espírito patriótico. Retrospectiva das Copas.

Ciências: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso. O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos). O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes. Os valores nutricionais de alguns alimentos. Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças. Montar com as crianças um cardápio. Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões e Aplicações: Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.

 

 

FONTE:

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates