Dinâmica do "O que você parece pra
mim..."
Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização de um determinado grupo.
Material:
papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento:
Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada
participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes
devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo
coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade
que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou
sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que
cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir
nesta dinâmica.
Dinâmica da "Sensibilidade"
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O
grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as
mãos, senti-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem
fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador
pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo.
Ainda com os olhos fechados, proibido abri-los, vão tocando de mão em mão para
descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve
movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer:
_Esta!
Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta
novamente.
Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras
partes do corpo.
Ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o
objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.
Autor: Desconhecido
Autor: Desconhecido
Dinâmica: Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral
Devemos desejar aos outros o que queremos para
nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano Ler o texto
ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para
ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma
ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era
o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então
explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam
sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente “todos
concordaram o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do
velho.” Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao
meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes
deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer
a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e
será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração.
Ou o que quer que seu coração esteja cheio... O meu coração está cheio de... No
final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu
coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo:
Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
Contribuição enviada pela usuária: Tereza
Cristina da Silveira Carvalho - Professora- Goiânia- GO
Dinâmica: "dança da cadeira
cooperativa"
Objetivo: essa dinâmica
serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre
cooperação entre o grupo.
Materiais: 1 cadeira
Procedimento: consiste na brincadeira da dança
da cadeira (mesmo procedimento), só que em ao invés dos
que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo, de modo
que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira
todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro. Contribuição enviada pelo
usuário: Luciene de Souza Figueiredo Pereira - diadema SP
FONTE DAS DINÂMICAS:
E MAIS:
EXCELENTE ARTIGO SOBRE EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA E COOPERAÇÃO
http://www.cdof.com.br/recrea9.htmFONTE: www.cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário