Amigo é o que guia e desafia
Como cego, o que sente ao ser auxiliado? / Como guia, o que sente enquanto auxiliador?
Caminhando: As duplas (cego e guia) seguem por diversos caminhos, inclusive passando por obstáculos, se o guia assim o quiser. Deixa-se um tempo para que haja a vivência necessária. Depois, o animador da dinâmica orienta para que se mudem os papéis: quem é cego torna-se agora guia e quem guiava, é o cego. E a dinâmica segue por alguns minutos.
Partilha: O animador da dinâmica dá um sinal de parada e as duplas voltam à sala, para partilharem com o grupo a experiência feita: o que sentiram como cegos e como guias? Como isso se aplica à nossa vida e à vida do grupo? E em nossas relações de amizade?
Após as conclusões, finalizar com o “Poema do Amigo Aprendiz".
Quero ser seu amigo... (Quero ser sua amiga...)
Nem demais e nem de menos. Nem tão longe e nem tão perto. Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te, sem medida. E ficar na tua vida. Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade. Sem jamais te sufocar. Sem forçar tua vontade.
Sem falar quando for hora de calar. E sem calar quando for hora de falar.
É bonito ser amigo... (É bonito ser amiga). Mas, confesso, é tão difícil aprender
E por isso eu te suplico paciência. Vou encher este teu rosto de lembranças! Dá-me um tempo de acertar nossas distâncias!
Quem encontrou um amigo... Tem “o maior tesouro que a vida nos poderia dar....
Conclusão: Essa atividade para o dia do amigo estimula o estreitamento de laços de amizade entre membros de um grupo e propicia a harmonia no ambiente de trabalho.
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