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17 de julho de 2011

Conquistando a autonia no Ensino fundamental

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é importante que os alunos desenvolvam sua autonomia para aprender. Para isso, a sala de aula deve ser organizada de modo que ele seja capaz de encontrar sozinho os elementos necessários para o cumprimento de suas tarefas.
                                            
Atividades planejadas. Uma das maiores conquistas para os alunos da primeira e segunda séries é desenvolver sua autonomia para aprender. Por exemplo, ser capaz de encontrar, no próprio ambiente da sala de aula, os elementos necessários para cumprir determinada meta – seja escrever uma lista, encontrar seu nome em meio a vários outros, seja contar uma história que o agrada. Por isso a organização da classe, a distribuição do tempo de cada atividade, ao longo do dia e durante a semana, e o tipo de configuração espacial são tão importantes. Além disso, compartilhar informações e objetivos de cada proposta com a classe também pode contribuir bastante com o processo de aprendizagem. Assim os alunos se sentem seguros, sabendo o que se espera deles, quanto tempo vão poder demorar para cumprir o objetivo e em que momento do dia deverão
 
 
Organização do espaço. Uma questão central na administração de uma sala de aula é saber qual a melhor maneira de organizar os alunos nesse espaço, de acordo com cada situação proposta. Deve-se ou não deixar as crianças sentar onde quiserem? Quando e como organizar a classe em grupos, em duplas, ou formar equipes diversas? Se as classes são heterogêneas, com alunos em diferentes estágios de aprendizagem, como encontrar a melhor maneira de tratar as diferenças entre os estudantes? Como gerenciar atividades diversificadas em turmas numerosas? Trabalhar com turmas heterogêneas, ao contrário do que se acreditava, pode ser muito rico e produtivo. A escolha de atividades individuais ou em grupo depende do objetivo ou dos conteúdos que serão trabalhados
Mas, ao propor uma atividade em grupo ou em duplas, o professor pode usar a diversidade de conhecimentos das crianças como um ponto a favor. As trocas que se estabelecem, o que uma criança pode aprender com a outra e como elas se relacionam são elementos que podem ser explorados. O importante é garantir que as atividades sejam significativas e motivadoras. E que, acima de tudo, atendendo à diversidade, possam incentivar a cooperação entre os pequenos.
 
 
Fique ligado!
Se as atividades são diferenciadas para favorecer a aprendizagem, a classe não deve ter mesas e cadeiras fixas. Mesmo que a sala seja pequena, muitas mudanças são possíveis: colocar os alunos em grupos, semicírculo ou duplas; ou planejar propostas fora da classe, no pátio ou nas imediações da escola. Expor trabalhos em murais externos, por exemplo, contribui para a autonomia das crianças, ao circularem pela escola.
Rotinas para aprender. A distribuição das atividades durante o dia, a semana e o mês também é uma questão importante. O planejamento feito pelo professor deve antecipar as possíveis dificuldades de aprendizagem, destinando mais tempo ou repetindo determinadas atividades ao longo da semana. No entanto, embora a rotina seja importante para a aprendizagem, cabe ao professor considerar mais um fator: a flexibilidade para ajustar a rotina planejada às circunstâncias. Por exemplo, se choveu e não houve recreio no pátio, o grupo estará agitado e não seria produtivo realizar uma discussão coletiva. Deve-se ainda evitar interromper uma proposta importante, em que as crianças estejam envolvidas, apenas para seguir a rotina planejada.
 
 
Dica!
A participação dos alunos é sempre interessante. Compartilhar com eles a rotina diária, escrevendo-a na lousa, faz com que se sintam motivados, antecipando os momentos que virão. Os pequenos podem até mesmo participar da arrumação da sala, ajudando a dispor as cadeiras em círculo quando se tratar de uma roda de leitura, ou montando os grupos para um jogo de bingo ou caça-palavras.

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