SEGUIDORES...

11 de julho de 2009

Conceitos Matemáticos

1.Pesquisar diferentes lugares em que os números estejam presentes, investigar como se organizam e quais suas funções.

2.recitar a sequência de numerais

3.Investigar números significativos como idade, número do sapato, altura, coleções etc

4. Fazer representações gráficas de quantidades

5. Promover a leitura e escrita de números/numeral em contextos diferentes

6. Contar em ordem crescente e decrescente

7. Agrupar quantidades juntando e separando

8. Formar agrupamentos de 2 em 2,5 em 5, 10 em 10...

9. Fazer correspondência uma a um, dois a dois ...

10. Fazer ordenações: 1º, 2º, 3º...

11. Compor e decompor quantidades com material dourado

12. Promover jogos com quantidades como dado, dominó, roleta etc

13. Promover atividades com noções de antecessor e sucessor

14.Utilizar diferentes formas simbólicas para registrar quantidades: tampinhas, bolinhas, risquinhos...

15.Desenvolver atividades culinárias e comparação de tamanhos, quantidades e medidas

16. Investigar atividades como mapas, pontos de referencia, desenhos em diferentes posições: em cima/em baixo, ao lado de para desenvolver noções de forma

17. Descrever pequenos trajetos ex: da escola para casa, ou mesmo dentro da escola

18.Juntar e separa coisas, acrescentar +1,+1,+1 e tirar -1,-1,-1, repartir, juntar e tirar

19.Fazer vendinhas, trocas, compras etc

20.desenvolver atividades com partes e o todo (2+4= a todo 6), atividades de comparar, igualar, repartir;

21. Estimular o desenvolvimento de adições repetidas: 2+2+2...5+5+5+5... Subtração como inverso da adição.

22.Criar problemas apartir de materias concretos, jogos, situações cotidianas, situações criadas pelas crianças, histórias e matemática.

23. Contagem com ábaco.

24. Contagem de botões, sementes, tampinhas, coleções .

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates