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17 de julho de 2016

Volta às Aulas 2016 -

Seleção de Textos, Atividades, Dinâmicas e Mensagens para o início das aulas do ano letivo. Apresentamos nosso especial de Volta as Aulas 2016 onde apresentamos os melhores textos, atividades educativas, dinâmicas de grupo e mensagens para o início das aulas, atividades para professores no início do ano letivo. volta as aulas 2016. Seja você professor da rede municipal, estadual ou privada aqui encontrará o melhor conteúdo sobre a volta às aulas 2016, preparamos uma seleção com os melhores textos para utilizar no início do ano letivo, mensagens de boas vindas para os alunos, professores e funcionários, frases de boas vindas, dinâmicas de grupo, atividades para utilizar no início do ano letivo, um porto seguro para que os educadores encontrem material didático de alta qualidade para aplicar em sala de aula e dar as boas vindas aos alunos que estão iniciando uma nova etapa em seu crescimento como indivíduo e cidadão. "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire, volta às aulas 2016) PLANO DE AULA - Volta às aulas: as férias de cada um! Preparação para a atividade: No dia anterior às férias (ou num feriado, ou final de semana), a professora convidará os alunos a construir um saquinho de lembranças das férias. No lado de fora do envelope ou saquinho de papel pardo, a professora poderá colocar o título, a fim de que os alunos pintem e enfeitem como quiser. Nesse saquinho, os alunos irão colocar objetos que possam ajudá-los a recordar dos momentos vividos. Esses objetos podem ser: tickets de cinema, pauzinhos de picolé, papéis de bala, conchinhas (se tiverem ido à praia), caixinhas de lanches, folders de teatros, fotos, pedrinhas por onde passaram, dentre outros. 1ª aula Ao retornar das férias, os alunos irão apresentar os objetos que colecionaram. Esses objetos ajudarão a recordar, facilitando a linguagem oral e a exposição, além de tornar concreta a apresentação que será feita. Todos os alunos deverão se posicionar. Esse é um momento de escuta muito importante e a professora deverá garantir que todos os alunos se expressem e que possam ser ouvidos. Dependendo do número de alunos na sala de aula, essa apresentação poderá durar cerca de cinquenta minutos. Professora: Ouvir e ser ouvido é uma regra de boa convivência que precisa ser trabalhada desde cedo na escola, preparando os alunos para a sua convivência em outros espaços que não só o escolar. Além disso, é um tipo de atividade que os alunos adoram, sentem-se muito motivados a participar e a mostrar para os colegas o que conseguiram colecionar no período de tempo determinado. Atividade relacionada à Matemática Muitos objetos trazidos pelos alunos poderão aparecer várias vezes, como os tickets de cinema, os palitos de picolé, as pedrinhas. Pedir aos alunos que coloquem em cima de suas mesas todos os objetos que trouxeram como lembrança. Fazer um levantamento dos objetos que apareceram mais de uma vez e montar um gráfico com esses dados. Fazer o gráfico no quadro e cada aluno irá colorir um quadradinho cada vez que aparecer o objeto em destaque. Ao terminar o levantamento, os alunos poderão registrar no caderno o numeral correspondente aos objetos que serviram como lembrança. Por exemplo: Lembranças das férias 2ª aula É bom que a aula seja geminada, a fim de que a atividade não fique para o dia seguinte, mas seja feita logo após a apresentação dos alunos. Dessa forma, após a apresentação de cada criança, a professora convidará os alunos a fazer o registro escrito sobre suas férias. A professora poderá orientar a escrita através de uma Agenda de Produção de Textos a ser escrita no quadro. A professora anotará no quadro algumas perguntas que poderão ajudar os alunos na produção escrita: a) Onde aconteceram suas férias? b) Quanto tempo durou? c) Com quem você passou suas férias? d) Em que lugares você foi? e) Que lembranças você trouxe desse período de descanso? f) Você gostou de suas férias? Por quê? Essas perguntas servirão para orientar os alunos. Eles irão produzir o texto e a professora esclarecerá que não é questionário de perguntas e respostas, mas dicas que não poderão faltar em seu texto. Outras informações poderão ser acrescentadas, caso os alunos queiram enriquecer o seu texto escrito. Após a escrita do texto, os alunos que desejarem poderão ler o texto produzido para os colegas. A professora recolherá o texto para fazer a correção. 3° aula: No dia seguinte ao da produção, a professora convidará os alunos a montar um livrinho a partir de sua vivência das férias. Cada criança receberá seu texto corrigido e folhas de papel A4 cortadas ao meio. Nessas folhinhas, ela irá registrar a história por partes e irá ilustrar. Ela poderá fazer a colagem dos objetos que trouxe na 1ª aula, enriquecendo sua história. Os livros poderão ficar no cantinho da leitura e os alunos poderão ter acesso ao livro de cada colega para ler suas histórias. PORTAL DO PROFESSOR credito:http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/

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