Tema: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente
Curricular: Arte
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
- Conhecer
a vida de Antônio Vivaldi
- Aprender sobre os instrumentos de cordas (cravo, violino,
violoncelo e outros).
- Conhecer
a formação das primeiras orquestras
Duração das atividades: 04 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
No primeiro momento não precisa
de nenhum conhecimento prévio para o aluno, pois estaremos trabalhando
somente a escuta e o objetivo principal da aula é introduzir um novo gênero
musical para os estudantes. Por isso, as sugestões de dinâmicas ou
estratégias para prática da escuta. É importante que o professor estude sobre o
período Barroco da Música Europeia, a orquestra desse período com seus
principais instrumentos e a biografia de Antônio Vivaldi.
Observações para o professor
Já ministrei essa aula utilizando no primeiro
momento a leitura da biografia de Antônio Vivaldi e para a escuta da peça
musical aplicando a estratégia nº. 1.
Em outra oportunidade apliquei primeiro a
estratégia e depois a biografia. Veja bem, textos biográficos e estas
estratégias uso geralmente com crianças menores de 1º e 2º Ciclos, ou seja, até
a quinta série ou 6º ano. Já com alunos de 3º ciclo (8ª série ou 9º ano)
aprofundo mais introduzindo História da Música.
Certa vez iniciei falando sobre o gosto musical de
cada um. Tratamos então, que cada aluno ou grupo de alunos traria seu gênero
musical, falariam sobre o histórico e característica estilística da música em
questão e, finalizando que nos ensinasse a utilizar essa música em nosso dia:
cantando, dançando, etc. Quando chegou a minha vez, trabalhei com esta peça
musical de Antônio Vivaldi.
Em outras duas oportunidades disponibilizei a peça
musical e solicitei aos estudantes que criassem uma coreografia (dança) para a
mesma. Diante dessa atividade, criaram grupos fixos de danças e apresentavam
regularmente na escola, inclusive buscando novos repertórios.
Estratégias e recursos da aula
Visando levar um conteúdo musical
ao qual os jovens e crianças não tem costume de ouvir proponho a escuta da
“Vivaldi Concerto for Mandolin in C major , RV 425 3mov" (Concerto para
Bandolin em Dó Maior. RV 425 3º movimento) de Antônio Vivaldi e utilizando os
seguintes passos ou estratégias:
1. Escutar ou ouvir. (Com os
olhos fechados ouvir a música em silêncio; após ouvir a peça podemos conversar
com os alunos perguntando se já ouviram esta música; sobre o que imaginaram
quando estavam escutando a música; se gostaram da música e porque gostaram ou
não gostaram e outras perguntas que o professor pode relacionar).
2. Escutar, movimentar ou dançar.
(Afastando as cadeiras dançar e movimentar-se de acordo com ritmo da música,
orientando as crianças a se manter em silencio; para maior percepção musical
pode-se fazer essa atividade também de olhos fechados; pedir para as crianças
que criem passos para expressar corporalmente essa música).
3. Escutar e desenhar. (Neste
exercício estaremos trabalhando interdisciplinarmente utilizando a música e a
arte visual (plástica); Desenhar o que você imaginou ao ouvir a música;
desenhar de olhos fechados não representando nenhum objeto ou situação
cotidiana, nesta parte o professor pode introduzir futuramente a Arte
Abstrata).
4. Escutar e tocar. (Utilizando a
bandinha rítmica ou o próprio corpo tocar acompanhado o ritmo da música).
5. Escutar e recriar ou
improvisar. (Colocar apenas um trecho da musica e pedir para as crianças que
termine dando continuidade com uma criação deles, para isto pode utilizar-se da
bandinha rítmica, do corpo e da voz. Pode até utilizar instrumentos
convencionais, por exemplo: se alguém toca violão pedir que toque).
Recursos Complementares
Endereço para encontrar a peça em
CD para compra:
http://www.mandolinmusic.co.il/Repertoire.html
Endereço para encontrar a biografia de Antonio Vivaldi:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u493.jhtm
http://www.mandolinmusic.co.il/Repertoire.html
Endereço para encontrar a biografia de Antonio Vivaldi:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u493.jhtm
Avaliação
1.Reconhecer timbres de instrumentos de cordas, de sopro e outros incluídos na obra escutada.
2.Distinguir características musicais próprias de Antonio Vivaldi.
** Autoria dessa aula: Eva Aparecida da Silva - DIAMANTINO - MT NTE/CEFAPRO - (Diamantino)
1.Reconhecer timbres de instrumentos de cordas, de sopro e outros incluídos na obra escutada.
2.Distinguir características musicais próprias de Antonio Vivaldi.
** Autoria dessa aula: Eva Aparecida da Silva - DIAMANTINO - MT NTE/CEFAPRO - (Diamantino)
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário