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28 de setembro de 2012

O brinquedo apropriado para cada idade

 


Existem brinquedos apropriados para cada faixa etária da criança. É sempre importante observar essa indicação na embalagem do brinquedo.
A regra geral para manter a segurança do seu filho é nunca adquirir brinquedos que tenham partes destacáveis (como olhos de bichinhos de pelúcia) ou ainda com parte pontiagudas e pequenas (uma dica é: sempre compre brinquedos que tenham peças maiores do que o pulso da criança). Cordinhas para puxar brinquedos também não são recomendadas.
Veja, de acordo com a pedagoga Karen Kaufmann Sacchetto, as etapas pelas quais os bebês passam e o brinquedo ideal para cada faixa etária: 
 

Brinquedos para recém-nascidos até 1 mês e ½
O bebê ainda não consegue segurar objetos intencionalmente. Só por reflexos. Nesta fase é importante estimular os sentidos cantando, abraçando e acariciando o bebê. Exagere nas fisionomias bem próximo ao rosto da criança. Demonstre alegria e satisfação.
 
 
Brinquedos para crianças de 2 a 4 meses
Nesta fase o bebê passa deste estado de quase inércia para as primeiras reações intencionais. Ele diverte-se quando é levado ao alto e gosta, ainda, de fixar o olhar em objetos atraentes e coloridos.

Sugestões de brinquedos: Brinquedos com texturas e formatos de fácil manipulação / Móbiles / Brinquedos que emitam sons (com guizos em seu interior, por exemplo).
 

Brinquedos para crianças de 5 a 7 meses
A criança já consegue ficar mais tempo fixando um objeto. Volta-se para a direção de onde vem algum som. O bebê já emite alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Aos 7 meses já atende se for chamado pelo nome.
Sugestões de brinquedos: Tapetes de atividades com sons e espelho, pois aqui o bebê já é capaz de se reconhecer / Brinquedos que emitam sons.


Brinquedos para crianças de 8 a 10 meses
A criança já pode interagir com jogos simples e buscar por algum objeto de desejo. Gosta de bichinhos de pelúcia e bonecos. Livros plásticos para o banho também são uma ótima pedida. Tudo muito colorido.
Sugestões de brinquedos: Livrinhos de banho / Jogos de interação do tipo que se aperta algum botão e há emissão de som / Bichos de pelúcia e bonecos.
 

Brinquedos para crianças de 11 meses a 1 ano
A linguagem está em pleno desenvolvimento. Já consegue concentrar-se por um pequeno período de tempo ouvindo uma história. Repete tudo o que escuta. Gosta de reproduzir as palavras que aprendeu com o telefone ao ouvido. Quando consegue equilibrar-se bem a bola também é um elemento inseparável.
Sugestões de brinquedos: Livros com grandes figuras e pouco texto que retratem objetos de seu dia-a-dia: mamãe, papai, carro, mamadeira, etc. / Livros com fotos ou desenhos de bichinhos / Telefones / Bolas


Brinquedos para crianças de 1 ano a 1 ano e ½
Imita sons e reconhece objetos. Adora brincar de espalhar e guardar tudo. Claro que a eu modo.
   Sugestões de brinquedos: Caixote com objetos de formas geométricas. Cubos, círculos e triângulos de plástico ou feltro / Potes e tampas / Panelinhas.

Brinquedos para crianças de 1 ano e ½ a 2 anos
A criança já reconhece algumas cores e formas. Sabe procurar e encontrar objetos que guardou. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. Adora tentar descobrir como as coisas funcionam.

 
Sugestões de brinquedos: Brinquedos de montar / Bichinhos de plástico / Cubos com formas vazadas para encaixar peças similares / Carrinhos e caminhões / Chaves.



Brinquedos para crianças de 2 anos a 2 anos ½
Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer em brincar com o outro. O egocentrismo começa a sair de cena e então começa o processo de socialização. Até os 2 anos e ½ a criança assimila centenas de palavras em pouco tempo. Já é capaz de construir frases simples completas. Reconhece cores e formas. Compreende perfeitamente o significado da palavra "NÃO". Classifica formas, cores e espessuras.


Sugestões de brinquedos: Blocos lógicos - encontrados em lojas de brinquedos educativos. Possui quadrados,  círculos, triângulos e retângulos nas cores primárias, com diferentes tamanhos e espessuras / Blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.

Brinquedos para crianças de 3 anos
Nesta fase, papais e mamães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todos os questionamentos da criança - Como? Quando? E a preferida: Por quê?

- Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, seu vocabulário já é bastante extenso. Consegue comunicar-se com perfeição. Sua coordenação fina está mais segura. É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.

Sugestões de brinquedos:Cubos de tecido, onde cada lado existe um treino motor como zíperes, botões e ganchos para abrir e fechar / Cubos com tamanhos decrescentes e que encaixam-se um dentro do outro, para serem empilhados.

Brinquedos para crianças de 4 anos
Agora a criança apresenta maior coordenação global e consequentemente coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras coletivas e demonstra maior equilíbrio.

Sugestões de brinquedos: Jogos em equipe com uso de bola e bastões / Bicicleta / Trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob supervisão de adultos.

Brinquedos para crianças de 5 anos
Destreza e motricidade já bem definidas. Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos. A gama de opções cresce bastante. Torna-se mais sociável, descobrindo o prazer de brincar em grupo.


Sugestões de brinquedos: Modelagem em massinha, argila ou gesso / Canetas e caderno de desenho / Quebra-cabeças / Pular corda / Jogos coletivos com regras e objetivos mais elaborados.

 

Brinquedos para crianças de 6 anos
A criança já é capaz de realizar diversas tarefas sozinha: troca-se, escova os dentes, dá laço em tênis. Bastante independente, já conhece a função de cada objeto. Surge um interesse maior por jogos eletrônicos e computador. Há bastante polêmica neste sentido, mas é preciso saber dosar, pois são tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano moderno e também muito ricas para desenvolvimento de raciocínio e estratégia. É preciso no entanto impor limite no uso deles e também serem criteriosos em sua escolha, provendo aspectos educativos.

 


FONTE: CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ - CEMEPE


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