SEGUIDORES...

4 de novembro de 2011

Matemática para o 5º ano

1- O Sr. Francisco comprou 8 bilhas de azeite, cada uma com 125 litros. Pretende encher garrafões de 5 litros com o azeite que comprou. Quantos garrafões vão conseguir encher?


2- Os 200 alunos do 5º ano foram visitar o Museu de Serralves, na cidade do Porto. As visitas eram guiadas e só podiam entrar 20 pessoas de cada vez.
a) Quantos grupos de 20 alunos foram formados?
b) Sabendo que cada grupo demorava 15 minutos a fazer a visita, e que a visita teve inicio às 14 horas, a que horas terminaria a visita?


3- Assinala com um V as afirmações verdadeiras:
(   ) As faces laterais de uma pirâmide são triângulos.
(   ) As bases de um cilindro são polígonos.
(   ) Pode existir um prisma com 16 arestas.
(   ) Pode existir uma pirâmide com 10 arestas.
(   ) O cubo é um prisma.


4- Recorte de jornais e revistas números e cole-os ao lado do item correspondente:
a) Um numero natural de quatro algarismos, com o 7 no algarismo das centenas.
b) O número de vértices de um paralelepípedo.
c) Dois números cuja soma é 100.
d) O numero possível de duplas diferentes formadas com 4 pessoas.
e) Um numero de 2 algarismos que seja divisor de 100 e que seja também múltiplo de 4.
f) Uma fração e uma porcentagem.
g) Dois preços cuja diferença é de R$ 0,50.
h) Os números escondidos na seqüência: 1, 2, 4, 8, ___, 32, ____.
i) Três números impares.
j) Um numero decimal com 3 casas depois da vírgula.
l) A data de hoje em números e por extenso.
m) Dois preços: um é a metade do outro.
n) Uma medida de comprimento e uma de capacidade.

 
5- A professora Silvia e seus alunos irão fazer a comemoração dos aniversariantes do mês e fizeram uma lista de coisas gostosas para levar e compartilhar neste mês: DOCES: 3 dúzias de brigadeiros, 1 bolo de chocolate, 2 bolos de frutas, 2 dúzias de beijinhos e 1 quilo de Carolinas. SALGADOS: 2 dúzias de coxinhas, 2 dúzias de quibes e 3 dúzias de sanduíches de queijo. BEBIDAS: 3 litros de refrigerante, 2 litros de suco e 2 litros de água mineral.
a) Juliana, Vanessa e Catarina levaram o item brigadeiro, que dividiram entre si. Se todas levaram a mesma quantidade, quantos cada uma levou?
b) Quatro meninos se encarregaram de levar as Carolinas, levando a mesma quantidade cada. Qual fração representa as Carolinas que cada um levou?
c) Xavier levou todos os sanduíches de queijo. Quantos sanduíches ele levou?
d) Augusta, Mirian, Pámela e Manuel se encarregaram de levar os salgadinhos. Augusta levou 10, Mirian levou 2 a menos e Pámela e Manuel levaram o restante, em quantidades iguais. Quais frações representam a quantidade que cada um deles levou?
e) Quantos copos de ¼ de litro são necessários para acomodar todo o refrigerante? E todo o suco? E a água? E todos juntos?
f)Os dois bolos deviam somar 32 pedaços. Se houver a mesma quantidade de pedaços em cada bolo, qual fração representa a quantidade de pedaços do bolo de fruta s?


6- Foram colhidas 6.700 laranjas, que devem ser colocadas em sacos de dúzias. Quantos sacos de laranjas, o Senhor Bernardo conseguirá organizar? Sobrarão laranjas soltas? Quantas?


7- O leite retirado das vacas também é organizado por dúzia, pois são colocados em garrafas de 1 litro e em cada engradado, Senhor Baltazar junta 12 garrafas. O litro de leite é vendido por R$ 1,10. Quanto Senhor Baltazar ganhará este mês com o leite, considerando-se que ele vendeu 52 dúzias de litro de leite?


8- Foram colhidos ainda 2.769 limões. Senhor Baltazar já conseguiu organizar 201 caixas de limões em dúzias. Quantas caixas ele ainda terá que organizar? Quantos limões sobrarão soltos?


9- Senhor Baltazar tem apenas 2 dúzias de galinhas e a média quinzenal de produção de ovos das galináceas é de 1 dúzia e meia. Quantos ovos são conseguidos com essas galinhas durante um mês inteiro se forem contados por unidade?


10- Coloque os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 dispostos nas nove casas de um tabuleiro de jogo da velha de maneira que a soma dos três algarismos de qualquer reta e qualquer diagonal resulte 15.15.

1 comentários:

carmen disse...

parabéns sua ideia é fantástica

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates