SEGUIDORES...

24 de janeiro de 2010

África

Influências culturais da África

Objetivo: Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.

Conteúdos:
- Heranças culturais africanas e brasileiras.
- Música, dança e brincadeiras.

Material necessário: Livros, revistas, imagens, material para registro, CDs com músicas africanas e brasileiras, tecidos, instrumentos musicais e mapas.

Desenvolvimento:

1ª etapa
Apresente músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e converse com as crianças sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explique que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escute com o grupo outra música (escolha, agora, uma canção tradicional africana). Questione: ela se parece com a que ouvimos antes? Peça, ainda, que a turma leve livros, fotos e outros registros do continente. Você também deve preparar a mesma pesquisa.

2ª etapa
Explore os materiais trazidos em uma roda de conversa. Foque a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras etc. Lembre-se de mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país.

3ª etapa
Forme grupos e sugira que cada um aprofunde a pesquisa em um dos temas levantados. Explique que o objetivo é obter mais informações sobre costumes dos povos africanos e que cada grupo deve mergulhar em um assunto específico, procurando mais informações em livros, internet, vídeos e outras fontes de informação. Peça ainda que reflitam: quais das práticas levantadas também acontecem no Brasil? De que jeito? Como forma de registro, proponha a criação de um painel coletivo para reunir as informações, garantindo que possam ser consultadas por todos sempre que necessário.

4ª etapa
Leve para a sala instrumentos musicais de origem africana, como agogô, caxixi e alfaia e mostre às crianças as maneiras de tocá-los. Apresente também coreografias de danças africanas, como o jongo, para que a turma possa praticar - o uso de DVDs de referência com os principais passos é um bom recurso didático. Lembre-se de que essa etapa, que deve durar alguns dias, exige que você se prepare previamente para conhecer instrumentos e danças.

Avaliação
Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observe o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica. Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas.

Consultoria: Karina RizekCoordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/influencias-culturais-africa-466969.shtml
Dicas:

A matemática e os jogos de origem Africana
http://ler-mundo-historia.blogspot.com/2009/05/jogos-africanos.html
A capoeira é um jogo/luta muito interessante, herança da cultura negra, da época da escravidão, vale a pena trazer um grupo para demonstração e pata treinar alguns passos.

Consciência negra - Atividades no Picasa
http://picasaweb.google.com.br/professoracleides/LivroDiversidadeConscienciaNegra#

Livros

Menina bonita do laço de fita
http://picasaweb.google.com.br/cyth2arruda/MeninaBonita#

1 comentários:

Joicinha disse...

Oiê.. estou montando meu primeiro blog e acho que o seu é uma verdadeira fonte de inspiração para mim. Quer ser minha seguidora? Te espero lá. (Eu Faço Arte Por toda Parte. blogspot.com)

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates