SEGUIDORES...

29 de setembro de 2009

Projeto de Ciências: Amados Animais



Tema: Os animais
Disciplinas: Português,Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil.
Duração: 1 semestre - ANO 2006
Temas Transversais: Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
2º ano

Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interessesexpressados pelo grupo. A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, quese destacaram na roda de conversa.A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarãoos conteúdos a serem trabalhados.Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão tambémpresentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirãoo mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulasescolhidas pelo grupo.Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão semprepresentes nos assuntos predominantes.Justificativa: O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etáriaque , em geral, contam com várias informações relativas a ele.A leitura compartilhada estará voltada para animais e contará com diferentestextos, de autores variados e em gêneros diferenciados o que facilitará oacesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animaistêm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados,histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificaçãode suas vivências pessoais e sociais.Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seuambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:

Definir de diversos animaissuas principais características;
Diferenciar vertebrados einvertebrados;
Conhecer os diversos animaisapontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seushábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo como desenvolvimento do processo de alfabetização.Conceitos:
Comparar diversos tipos deanimais através da observação;
Refletir sobre ascaracterísticas individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as característicasespecíficas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebradose invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestrese aéreos, reprodução e habitat dos animais.Procedimentos:
Pesquisar a história de cadaanimal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio depesquisas e observações;
Usar diferentes fontes deinformação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos deanimais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividadesmatemáticas;
Montar jogos, tabelas egráficos;
Elaborar cartazes, álbuns,painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente edecrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentesque apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informaçõesrelativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assuntoorganizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes ,letras e textos;
Contar histórias para o grupomostrando gravuras de determinados animais;
Se possível, Visitar umZoológico e Fazendinha dos Bichos;Atitudes:
Preocupar-se com a preservaçãoda natureza;
Interessar-se pelo estudobuscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações queos alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animaispelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito decidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerenteos pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimentonecessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem osanimais.Conteúdosrelacionados ao projeto:

Português (linguagem oral e escrita) nomes, letras iniciais de várias nomenclaturas, reescrita coletiva (textos, filmes, histórias), escrita espontânea, conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas, observação e manuseio de livros, histórias, situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita; as letras, o alfabeto, formação de palavras , frase e pequenos textos, números de letras e sílabas, ordem alfabética, interpretação de textos, letras maiúsculas e minúscula, substantivo próprio e comum, reescrita de textos e músicas, rimas, leitura, observação e relatórios; cruzadinha; caça-palavras; produção de texto; dinâmicas de grupo; pesquisas; leituras informativas; músicas; poesias; listagens; leituras diversas; fábulas, contos, histórias; adivinhaçõe; ditado diagnóstico.

MAtemática

Quantidades; cores; texturas; espessuras; tamanho; altura; comprimento; peso; temperatura; orientação; conjunto; formas geométricas; orientação espaço- tempo; distância; numerais associados a quantidade; numerais (leitura e escrita); interpretação de gráficos ou tabelas; adição; subtração; formas geométricas; situações problemas; ordem crescente e decrescente; sucessor e antecessor; maior e menor; painéis, tabelas e gráficos; uso do tangran.

Ciências Naturais e os temas transversais(naturezae sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
Moradia(habitat); órgãos do sentido; alimentação; conservação; proteção da fauna; animais em extinção; partes do corpo; o dia e a noite; diferenças entre os animais selvagens e domésticos; a família e os bichos de estimação; locomoção dos animais; classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos; espécies extintas; metamorfose; grupos sociais; atividades: jogos diversos (quebra - cabeça; calendários; seqüência de figuras); desenhos dirigidos e espontâneos; recorte e colagem; dobraduras(origami); máscaras, fantoches e dedoches; móbiles; liga pontos; pinturas; dramatizações; mímicas.

Material didático/ recursos:
Livros didáticos e paradidáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Fichas, figuras

Eventos relacionados ao projeto

Teatro: Peça da Dona Baratinha

Exposições, maquetes, álbum, livros confeccionados na escola, apresentações de peças teatrais e dedoches

Instrumentos de Avaliação: Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidianada sala de aula. Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo; trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente; produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares; dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates