SEGUIDORES...

22 de junho de 2009

Projeto: Brincando e aprendendo


Série: maternal ao Ensino fundamental 1º e 2º ano.
Duração: durante o ano letivo
Justificativa: Observando durante o ano letivo passado vejo que o ato de brincar envolve emoções, tensões, dificuldades, descobertas entre outros. Desde os primeiros momentos de vida a criança tem necessidade de brincar e com o tempo cada vez mais tomado por exercícios escolares, ela tem menos espaço para realizar essas atividades. Durante a vida escolar a criança mostra grande necessidade de excitações efetivas e com isso a sua imaginação inventa histórias e as enfeita por isso a importância de brincar, pois facilita o crescimento corporal, desenvolve o lúdico, a coordenação percepto-motora, aumenta a resistência física, promove valores sócio-morais que favorecem a lealdade, liderança, respeito e colaboração. Além de contribuir para um melhor aprendizado das disciplinas escolares e estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais, através do movimento.

Objetivos:
Conviver com os colegas de modo que a colaboração e o respeito estejam presentes durante as atividades.
Elaborar regras de convivência.
Enriquecer as atividades sugeridas durante as aulas.
Desenvolver a imaginação e a criatividade na composição de histórias.
Dramatizar pequenas peças teatrais.
Elaborar coreografias divertidas conforme a música escolhida.
Familiarizar-se com os diversos tipos de músicas e danças existentes na cultura brasileira.
Valorizar os costumes e a cultura do Brasil.
Organizar grupos para realizar diversas atividades.
Fixar os conteúdos aprendidos durante as aulas de diversas disciplinas em forma de jogos e brincadeiras.
Proporcionar diversas dificuldades para que possam aumentar e descobrir as suas resistências físicas e habilidades de modo que não as prejudiquem ou as machuquem.
Desenvolver e apropriar-se de noções de lateralidade e espacialidade, de dimensão e capacidade.
Realizar agrupamentos, por ordens de tamanho, cor, características diversas.
Proporcionar a liberdade de brincar com temas livres, mas ao mesmo tempo trabalhando o esquema corporal
Reconhecer atividades folclóricas.

Conteúdos trabalhados:
Na área de educação física e as demais disciplinas.

Datas comemorativas.
Músicas.
Danças.
Atividades rítmicas.
Atividades lúdicas.
Atividades folclóricas.
Dramatizações
Jogos com bolas, corda, amarelinha, bambolê, polvo maluco entre outros.

Procedimentos
Trabalhar com procedimentos simples, mas que irão fortalecer o aprendizado de reaprender por meio de jogos e brincadeiras.
Estabelecer em primeiro lugar as regras para que se possa desenvolver uma aula com colaboração e respeito entre os alunos.
Fazer com que os alunos consigam criar e organizar pequenas dramatizações, desenvolvendo a autonomia.
Elucidar os conhecimentos prévios dos alunos e familiares, para trabalhar os costumes, a cultura, danças e músicas do nosso país.
Organizar na quadra atividades programadas.
Proporcionar um período livre para atividades com bolas à escolha das crianças.
Criar condições para que as crianças desenvolvam o esquema corporal.
Trabalhar com atividades rítmicas e folclóricas.

Material necessário:
Rádio (cd).
Bolas
Amarelinha das sílabas e números
Bambolê
Cordas.
Polvo maluco
Jogo da memória
Dominó
Quebra-cabeça.

Avaliação:
Avaliação qualitativa, processual e contínua.
Virá a partir de cada participação e em cada bimestre haverá uma pequena apresentação, seja com música, poesia ou dramatizações. A avaliação será semanal e por apresentação.

Bibliografia:
Revista amae educando – junho- 2000 nº 292.
Revista do professor- out/dez – 2002.
Revista do professor – jan/mar – 2008 nº 93.

Entenda o ao meu ver :
Excitações efetivas significa quando a criança tem excessos de pedidos de atenção para os pais ,familiares, amigos ou mesmo professores(por isso quando acontecem essas excitações efetivas a criança procura uma forma de inventar ou enfeitar histórias, conversas para chamar a atenção.) E por isso a ato de brincar se torna favorável, pois é nesse periodo em que ela começa a brincar de viajar aos céus mesmo estando no chão.
__________________************************************_____________________

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates