SEGUIDORES...

26 de novembro de 2013

SUGESTÕES DE PARECER DESCRITIVO


"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." Pais Brilhantes, Professores Fascinantes - Augusto Cury.


Os pareceres descritivos poderão seguir as sugestões a partir de observação os seguintes critérios:

ü  A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. 

ü  Registrar o que o aluno conseguiu em que progrediu;

ü   Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;

ü  É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no trimestre;

ü  Deve-se proceder relação com o registro anterior;

ü  Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
 

Sugestões para iniciar relatórios:

ü  Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...* Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste trimestre...

ü  A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...* Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

 Desenvolvimento cognitivo

    ü  O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.

ü  O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.

ü  O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

ü  Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

ü  Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização de atividades de recuperação tem apresentado avanços importantes.

ü  Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.

ü  Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.

ü  Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.

ü  Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.

ü  Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.

ü  Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.* O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.

ü  Realiza cálculos simples de adição e subtração.

ü  Realiza cálculos com auxilio de material concreto.

ü  É curioso, questiona e busca informações.

ü  Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.

ü  Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.

ü  Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.

ü  Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.

ü  Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...(ou inibição)

ü  Ocasionalmente troca letras

ü  Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;

ü  Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;

ü  Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos

ü  Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;

ü  Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;

ü  Identifica e escreve seu nome completo;

ü  Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;

ü  Apresenta dificuldades ortográficas

ü  Identifica e escreve seu nome completo

ü  Ainda não faz relação entre o que fala e escreve

ü  Reconhece as relações entre fala e escrita;

ü  Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;

ü  Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;

ü  Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento; 

ü  Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;

ü  Distingue a língua escrita da língua oral;

ü  Demonstra compreensão do sistema alfabético.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates