SEGUIDORES...

23 de novembro de 2013

Astronomia: A ciência que estuda o universo


Comemorado em 2 de dezembro, o Dia da Astronomia é uma homenagem à data de nascimento do imperador dom Pedro II, que era astrônomo amador e grande incentivador da ciência. Além de escolher tão nobre data, a Sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, ainda conferiu ao imperador o título de patrono da astronomia brasileira. A astronomia, ciência existente desde as mais antigas civilizações, lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo. Entre os astrônomos mais famosos da história estão o italiano Galileu Galilei - nascido no século XVI, um dos maiores cientistas de todos os tempos - e seu contemporâneo Nicolau Copérnico, chamado de "o pai da astronomia moderna".
Galileu concebeu a teoria de que todos os objetos, pesados ou leves, vão ao chão com a mesma velocidade, aperfeiçoou o telescópio de refração (com ele descobriu quatro luas do planeta Júpiter) e apoiou a teoria de Copérnico de que o Sol, e não a Terra, era o centro do sistema planetário. Por essa razão, Galileu foi condenado pelo tribunal medieval da Inquisição.
Muito antes de Galileu e Copérnico, os chineses, no ano 2000 a.C., já tinham escolas de astronomia. Em épocas também remotas, em que não existiam instrumentos e que a observação era feita a olho nu, gregos, egípcios e muçulmanos também já faziam uso da ciência.

Fonte consultada:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/astronomia/home.html

FONTE: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/datas_com.aspx?cod=734

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates