SEGUIDORES...

31 de março de 2013

Práticas para a ed. infantil: Classificação


Classificação

Proponha a brincadeira Vive na terra, no ar ou na água? Descrita a seguir. Além de motivar, essa brincadeira permite a socialização dos alunos e a construção de novos conhecimentos (classificação).
Organize os alunos sentados em roda. Dirija-se a um aluno de cada vez, obedecendo ou não à sequencia da roda, e pergunte se um determinado animal vive na terra, no ar ou na água.
Por exemplo: quando você pergunta: “A baleia vive na terra, no ar ou na água?” O aluno escolhido deve responder “na água”. “O papagaio vive na terra, no ar ou na água?” o novo aluno escolhido deve responder “no ar”. “O cavalo vive na terra, no ar ou na água?” a resposta deve ser “na terra”.
De vez em quando, pergunte aos alunos da roda se eles concordam com a resposta dada. Dessa forma, é possível corrigir enganos. Continue a brincadeira enquanto a turma mostrar interesse.


Classificação de sólidos

Programe atividades com os alunos usando sucata (tubos, caixas, embalagens, etc) que lembre os diferentes sólidos trabalhados: esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide de base quadrada e paralelepípedo. A sucata e materiais recicláveis devem estar bem limpos e preparados, para não ferir os alunos.
a) Explore o tato. Peça aos alunos que passem as mãos pelos objetos para sentirem a diferença entre as “faces chatas” e “faces arredondadas”.
b) Oriente-os a tentar fazer alguns objetos rolar pelo chão. Pergunte: “Como são os objetos que rolam mais facilmente?””Como são os objetos que não rolam facilmente?”

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates