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31 de março de 2013

A criança do Maternal

 

Aos 2 anos: Aos dois anos, a criança demonstra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexas e relaciona-se mais facilmente com adultos e com outras crianças.
a) Desenvolvimento físico e motor:

  • Abre e fecha portas (com o trinco somente);
  • Sobe e desce da cama sozinha;
  • Sobe escadas colocando os pés em cada degrau;
  • Corre relativamente bem;
  • Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
  • Rabisca numa folha grande de papel;
  • Encaixar cubos de diferentes dimensões.

b) Desenvolvimento mental:

  • Identifica algumas cores, embora não cite ainda seus nomes;
  • Conhece seu próprio nome;
  • Repete palavras, com alguma correção;
  • Conta até 3 (por imitação e memorização, sem que isso signifique que compreenda);
  • Reconhece objetos ou  pessoas vistas cerca de dois meses antes;
  • Forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário;
  • Começa a formar frases negativas e interrogativas;
  • Inicia o emprego do “quem”.

 c) Desenvolvimento sócio - emocional:

  • Reconhece expressões fisionômicas;
  • Reconhece a mãe em fotografias;
  • Compreende ordens negativas e proibições;
  • Necessita estar sempre ocupada;
  • Necessita muito da assistência da mãe ou substituta;
  • É negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);
  • Começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com estranhos é útil par o seu desenvolvimento sócio - emocional).


A criança aos 3 anos:

a) Desenvolvimento físico e motor:

  • Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores, por meio de atividades repetidas;
  • Sente prazer em correr e pular;
  • No desenho, encontra-se na fase de rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
  • Geralmente tem controle esfincteriano;
  • Pode agarrar bolas grandes com as duas mãos;
  • Pode construir uma torre de nove ou dez blocos;
  • Pode abotoar, mas não desabotoar.

b) Desenvolvimento cognitivo:

  • Começa a formar sentenças mais longas, com três ou quatro palavras;
  • Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
  • Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
  • Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
  • Gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
  • Pode comparar tamanhos;
  • Começa a usar números com significado;
  • Começa a aprender cores e figuras;
  • A duração da atenção depende do interesse na atividade;
  • Pode aprender semelhanças e diferenças;
  • Pode aprender a seguir ordens de dois passos (duas etapas);
  • Começa a entender direções (embaixo, em cima);
  • Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
  • Começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);
  • Pode falar até 10, embora só possa contar dois objetos;
  • Começa a entender o significado de “mais”.

c) Desenvolvimento da linguagem oral:

  • Gosta de falar, usar palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
  • O vocabulário é geralmente de 750 palavras;
  • Entende e usa palavras abstratas, como em cima, embaixo, agora, depois;
  • Expressão comum: “Eu não sei”.
  • Ri muito;
  • Gosta de cantar;
  • Conversa com adultos, mas nem sempre está interessada em suas respostas;
  • Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada.
  • Está mais aberta a falar palavras;
  • Gosta de elogios e aprovação;
  • Busca mais amizades com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
  • Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
  • Começa a entender o significado de certo e errado;
  • Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
  • Mostra confiança e amor com palavras e ações;
  • Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginárias parecem ser bem reais;
  • Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc.
  • Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
  • Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
  • Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono.

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