SEGUIDORES...

24 de abril de 2012

Planejamento na Ed. Infantil

Nas áreas de conhecimento: Formação Pessoal e Social - Identidade e Autonomia, Música, Movimento e Artes Visuais, os objetivos e conteúdos serão os mesmos para todas as classes (Maternal, Pré I, Pré II e  Pré III). O grau de dificuldade para cada classe,  será analisado pelas professoras durante o decorrer das atividades. Isso será registrado em planejamento diário e ficará a disposição para supervisão.

Área do conhecimento: Formação Pessoal e Social

Identidade e Autonomia

Objetivos:
1.     Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
2.     Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
3.     Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
4.     Brincar.
 
Conteúdos:
Fevereiro - Meu nome, seu nome
Março - Respeito às regras simples de convívio social
 
Abril - Independência
Maio - Interação - Cooperação - Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
Junho - Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
Agosto - Jogos e brincadeiras
Setembro - Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano.
Outubro - Respeito às características pessoais relacionadas ao genêro, etnia, peso, estatura, etc.
Novembro - Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo.
Dezembro - Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.

Referência Bibliográfica:
REREFENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999

Artes Visuais
Objetivos:
1.     O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão, da sensibilidade e das capacidades estéticas das crianças.
2.     Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diversos materiais, explorando suas características e possibilidades de manuseio.
3.     Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (nacionais e internacionais).
4.     Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de construção e criação.


Conteúdos:


Durante todo o ano, trabalharemos:

·       Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar.
·       Criação de desenhos, pinturas, colagens à partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem.
·       Conhecer e reconhecer obras de pintores famosos como: Picasso, Monet etc.
·       Construção com sucatas sendo livre ou dirigida de acordo com o tema trabalhado no mês.
·       Modelagens usando massinha ou argila; sendo livre ou dirigida.
·       Recortes e colagens explorando assuntos tratados durante o mês, ampliação da linguagem e coordenação dos movimentos.
·       Pinturas usando tintas (guache, tinta plástica, giz de cera, canetinha, lápis de cor, anilina, etc.).


Fevereiro - Vincent Van Gogh

Março - Claude Monet

Abril - Michelangelo

Maio - Edward Hopper

Junho - Leonardo Da Vinci

Agosto - Salvador Dali

Setembro - Pablo Picasso

Outubro -  Paul Gauguin

Novembro - Paul Klee

Dezembro - Henrique Toulose - Lautrec


Referencia Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil - MEC - 1999


Música


Objetivos:
1.     Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais.
2.     Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
3.     Perceber e expressar sensações, sentimetnos e pensamentos por meio das músicas.
 
Conteúdos:

·       A exploração de materiais e a escuta de obras músicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical: o som e o silêncio.
·       Interpretação de músicas e canções diversas.
·       Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a música.


Fevereiro - Samba

 Março - Valsa

 Abril - Pagode

 Maio - Rock

 Junho - Sertaneja

 Agosto - Clássica

 Setembro - Romântica

 Outubro - Tecno-Music

 Novembro - MPB

 Dezembro - Natalinas


Referências Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. - MEC - 1999


Movimento

Objetivos:
1.     Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
2.     Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e o ritmo corporal nas brincadeiras; jogos e demais situações.
3.     Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando os seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras.


Conteúdos:

·       Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração com os outros.
·       Percepção das sensações, limites potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, etc.
·       As músicas, danças, brincadeiras e jogos serão dados de acordo com o tema trabalhado no mês.
·       Manipulação de materiais e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.


Fevereiro
·       Esquema corporal - andando ( de frente e de costas), batendo palmas, (com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, etc.); saltando (uma corda em movimento, com os pés juntos, amarelinha); correndo (com as mãos na cabeça, num pé só, em duplas de mãos dadas); marchando (em fila, no mesmo lugar).


Março
·       Jogos imitativos - imitar a mamãe (varrendo a casa; passando roupa, o papai pintando a parede);- trabalhar a discriminação auditiva (provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar, bater os pés no chão).


Abril
·       Brincadeiras ao ar livre: telefone sem fio, batata quente, macaquinho mandou, atravessando o rio, morto-vivo.


Maio
·       Brincadeiras com bola: bola rolada, gira roda, queimada, alerta, vai e vem, túnel, futebol, basquete.


Junho
·       Jogos e brincadeiras com sucatas e latas: perna de lata, andando com perna de latas, boliche, trilha de garrafas.


Agosto
·       Brincadeiras Folclóricas: corrida do saci, Mia - o gato, duro ou mole, mãe da rua, a corrente que pega a gente, quebra corrente, passa anel.

Setembro
·       Jogos e brincadeiras com raquetes: Pingue pongue, andar em linha reta ou zigue-zague, rebatendo a bola para o alto, rebatendo a bola na parede, em dupla com as raquetes rebatendo as bolas, rebater uma vez com a mão direita, outra com a esquerda.


Outubro
·       Cantigas de roda: Sambalelê, nesta rua, cana verde, capelinha de melão, o cravo brigou com a rosa, Terezinha de Jesus, alecrim, atirei o pau no gato.


Novembro
·       Jogos e brincadeiras com cordas: saltando as cordas, vai e vem com as cordas, corrida com corda, pula-pula com corda.

Dezembro
·       Jogos e brincadeiras com arcos: pulando arcos no chão, rolar o arco, acertar as garrafas, jogar para o alto e pegar, brincando de volante, entrar dentro do arco, fazer bambolê, corrida dos arcos.
 

Referência Bibliográfica:
REFERENCIAL Nacional para Educação Infantil. MEC – 1999

Planejamento na Ed. Infantil

Área do conhecimento: Natureza e Sociedade

Objetivos:
1.     Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas;
2.     Levar a criança a incorporar normas de conduta social, costumes e convenções que fazem parte da cultura em que vive e que são exigidos no processo de adaptação do sujeito à sociedade a que pertence;
3.     Organizar e sistematizar os conhecimentos relacionados com a natureza em transformação, aos seres vivos, à ecologia e à qualidade de vida (higiene e saúde).

Conteúdos: Maternal, Pré I, Pré II e Pré III

 SOCIEDADE


FEVEREIRO
A origem do nome.
Endereço e Telefone
Descendência familiar.


MARÇO
Carnaval.
O bairro e a origem da Escola.


ABRIL
Os tipos de casa e as localizações.
Quais os tipos de habitantes.
Dia do Índio
Descobrimento do Brasil


MAIO
As profissões.
O trabalho.
Dia das mães.
 

JUNHO
Cidades e Regiões
Festa Junina
 

AGOSTO
Folclore
Dia dos Pais
 

SETEMBRO
Os meios de Transporte e o Trânsito.
Dia da Árvore
Primavera
 

OUTUBRO
Animais em extinção.
Dia das Crianças
 

NOVEMBRO
Proclamação da República e Dia da Bandeira
Meios de Comunicação
 

DEZEMBRO
Natal


NATUREZA

FEVEREIRO
O corpo humano - as partes, os sentidos, a altura


MARÇO
A nossa alimentação ...e as origens dos alimentos
De onde vem e onde compramos os produtos que consumimos
 

ABRIL
As estações do ano.
Os períodos do dia.
Os dias da semana.
Os meses do ano.
 

MAIO
Boas maneiras
Como nós devemos nos comportar e agir
 

JUNHO
Ecologia e Meio Ambiente
A reciclagem
 

AGOSTO
O Universo
O planeta Terra
Os planetas
As estrelas
O dia  e a noite
O tempo: estações
 

SETEMBRO
Seres vivos
Seres não vivos
 

OUTUBRO
Animais
Animais que vivem na água
Animais que vivem no ar
Animais que vivem na terra
Animais com penas
Animais com pêlos
Alimentação dos animais
Onde vivem os animais
Animais domésticos, selvagens e noturnos


NOVEMBRO
Plantas
Partes das plantas
Cuidado com as plantas
Conservando o meio ambiente
O tamanho das plantas
Onde são encontradas
As plantas que trazem benefício ao homem
Do que precisam as plantas: água, luz e sol.
 

DEZEMBRO
Evite acidentes
Primeiros Socorros

22 de abril de 2012

Planejamento para Ed. Infantil

Área do conhecimento: Matemática


Objetivos:

1.     Desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente;

2.     Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.


Conteúdos:


Maternal


Fevereiro

·       Colagem

·       Coordenação Viso motora

·       Dobradura



Março

·       Formas Geométricas

·       Cores



Abril

·       Figuras geométricas

·       Percepção tátil

·       Quente-frio, áspero-macio

·       Cores



Maio

·       Esquema Corporal

·       Lateralidade

·       Cores



Junho

·       Orientação Espacial

·       Dobraduras

·       Cores

·       Formas geométricas



Agosto

·       Esquema Corporal

·       Orientação espacial

·       Localização

·       Posição

·       Apresentação do numeral 0



Setembro

·       Cores

·       Tamanho

·       Semelhança

·       Formas geométricas

·       Apresentação do numeral 1



Outubro

·       Dobraduras

·       Apresentação do numeral 3

·       Cores

·       Percepção Tátil



Novembro

·       Figura-fundo

·       Semelhança

·       Tamanho

·       Apresentação do numeral 4

·       Orientação Temporal - Dia/Noite



Dezembro

·       Dobraduras

·       Artes plásticas

·       Cores

·       Orientação Temporal - Dia/Noite

·       Apresentação do numeral 5



Pré I


Fevereiro

·       Coordenação Motora

·       Grafismo

·       Contorno de figuras

·       Desenho

·       Pintura

·       Recorte e colagem

·       Labirinto



Março

·       Discriminação Visual

·       Cor, forma,

·       Igual/Diferente

·       Reprodução de figuras

·       Relações de afinidades

·       Detalhes de cena

·       Formação de pares



Abril

·       Orientação Espacial

·       Aberto/Fechado

·       Atrás/na frente/entre

·       Dentro/fora

·       De frente/de costas

·       Em cima/embaixo

·       Subindo/descendo

·       Esquerda/direita



Maio

·       Noções de Geometria

·       Linhas abertas/fechadas

·       Círculo

·       Quadrado

·       Triângulo

·       Retângulo

·       Relação de Dimensão: alto/baixo, maior/menor, pequeno/grande, comprido/curto, grosso/fino, largo/estreito, gordo/magro.



Junho

·       Relações de massa e de volume

·       cheio/vazio

·       leve/pesado

·       Relações de quantidade

·       mais/menos, pouco/muito

·       Noções de conjunto



Agosto

·       Numerais 0 e 1



Setembro

·       Numerais 2 e 3



Outubro

·       Numerais 4 e 5



Novembro

·       Revisão de conceitos e de numerais



Dezembro

·       Revisão de numerais

·       Atividades com resoluções de situações problemas



Pré II

Fevereiro

·       Coordenação motora

·       Numerais de 0 a 5

·       Grafismo

·       Contorno de figuras

·       Desenho

·       Pintura

·       Recorte e Colagem

·       Labirinto



Março

·       Discriminação Visual

·       Cor

·       Forma

·       Igual/Diferente

·       Camuflagem

·       Complementação de figuras

·       Detalhes de cena

·       Relações e afinidades



Abril

·       Orientação temporal

·       Antes/depois

·       Ontem/hoje/amanhã

·       dia/noite



Maio

·       Orientação espacial

·       atrás/na frente/no meio/entre

·       aberto/fechado

·       de frente/de costas

·       em cima/embaixo

·       em pé/deitado/sentado

·       mais longe/mais perto

·       mesma posição/posição diferente

·       direita/esquerda



Junho

·       Noções de geometria

·       Linhas abertas

·       Linhas fechadas

·       mesma forma

·       Triângulo - Quadrado - Círculo



Agosto

·       Relações de dimensão

·       curto/comprido

·       grande/pequeno/mesmo tamanho

·       grosso/fino

·       mais alto/mais baixo

·       maior/menor



Setembro

·       Sequência e seriação - números

·       Relações de massa e volume

·       cheio/vazio

·       leve/pesado

·       Ontem/hoje/amanhã (revisar)



Outubro

·       Relações de quantidade

·       mais/menos

·       muito/pouco/nenhum



Novembro

·       Noções de adição/subtração

·       Noções de conjunto

·       Números

·       Par/ímpar



Dezembro

·       Revisão de toda a matéria



Pré III


Fevereiro

·       Conceitos básicos

·       tamanho, quantidade, comprimento

·       altura, espessura, textura

·       posição, distância, tempo

·       Numerais



Março

·       Dezena/Unidade

·       Geometria: figuras planas, sólidos geométricos, círculo, quadrado, triângulo

·       Números



Abril

·       Direita/esquerda

·       Conjunto: formação, correspondência, tipos de conjunto

·       Números

·       Ontem/hoje/amanhã



Maio

·       Estudando os sinais: = igual / = diferente

·       Sequência numérica: antes e depois / pares e impares

·       Números



Junho

·       Operação da adição

·       Números

·       Revisão de números

·       Dúzia



Agosto

·       Início do Sistema de medidas

·       Medida de tempo

·       Números

Setembro

·       Medida de comprimento

·       Operação: Subtração

·       Números



Outubro

·       Operação: adição e subtração

·       Medida de capacidade

·       Números



Novembro

·       Medida de massa

·       Revisão de toda a matéria

·       Números

·       Revisão adição/subtração



Dezembro

·       Números

·       Revisão dos numerais



Referencial Bibliográfico:

KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, Papirus, 1984.

FERREIRO, E. et alii. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo, Cortez e Autores Associados, 1985

REFERENCIAL Nacional para a Ed. Infantil - MEC 1999.

GONDIM, Maria da Salete A., Lápis na Mão, FTD, 1995.

Template by:

Free Blog Templates