SEGUIDORES...

22 de dezembro de 2011

Notícia de sonho realizado: Projeto 2011

Plantando Sonhos:
Livro reúne memórias em contos


 06/12/2011 

Atividades do projeto, na ativa desde 2003 com crianças da rede municipal de ensino, incentivam a produção literária e o gosto pelo teatro.


Erick Tedesco
tedesco@tribunatp.com.br

Da chegada dos primeiros moradores, as dificuldades para fixar residência e o convívio com os novos, até o momento atual estão relatados, em forma de contos, no livro “Plantando sonhos: redescobrindo o mundo e reinventando a vida”, concebido por crianças dos bairros Cobayat-Líbano e Parque dos Eucaliptos por meio do projeto Plantando Sonhos. O lançamento, junto à encenação da peça “Primavera no jardim das Flores”, acontece hoje, às 19h30, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano.

Desde 2003, o Plantando Sonhos incentiva a produção e reflexão de cultura com crianças da rede municipal de ensino. Resgate de memórias e estudos socais são, também, conhecimentos acionados pelo pessoal do projeto no trabalho junto aos alunos e professores. “A ideia é mostrar que os elementos das próprias comunidades são ricos e podem ser transformados em arte”, afirma a coordenadora pedagógica Andréa Giovana Ferreira. José Antonio da Silva é o coordenador geral.

“Primavera no jardim das Flores”, o segundo livro editado pelo projeto, foi produzido pelas crianças entre 9 e 11 anos das escolas Professora Elizabeth Consolmagno Cruz (Cobayat-Líbano) e Edilene Marli Borghese (Eucaliptos). Andréa conta sobre a dinâmica do trabalho. “Nasceu do projeto para a elaboração de um teatro. Eles pesquisam histórias do bairro ouvindo os moradores que falam sobre as dificuldades, transformações, até o que é o lugar hoje”.

Num segundo momento, o material registrado, em áudio e escritas, é improvisado nas artes cênicas, em esquetes e, posteriormente, na peça, com roteiro fechado. Na literatura, estes relatos são produzidos através do gênero literário conto. São 34 ao todo. “E com ilustrações que eles mesmos fizeram”, completa a coordenadora pedagógica. .

A funcionalidade das atividades, expõe Andréa, é aproximar as crianças da literatura e ainda do hábito de escrever. “São necessárias várias intervenções no conto até atingir o resultado”.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Plantando sonhos: redescobrindo o mundo e reinventando a vida” e encenação da peça “Primavera no jardim das Flores”, hoje, às 19h30, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano. Entrada gratuita. Na rua Boa Morte, 1.225, Centro.

FONTE: http://www.tribunatp.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Seu blogs é maravilhoooooso!!! Parabéns!!! Amei!

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates