SEGUIDORES...

22 de setembro de 2011

Origem do Dia das Crianças




Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho idealizou acriação do dia das crianças. Os deputados aprovaram essa idéia ficando assim, oficializado o dia 12 de outubro como o Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto n.º 4.867, datado de 5 de novembro de 1924.
Mas, somente no ano de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar a comercialização, é que a ocasião passou a ser comemorada. A estratégia logística funcionou, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas resolveram estipular a Semana da Criança, visando ampliar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos optaram por escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir destes acontecimentos, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
O dia 12 de outubro é também feriado nacional, pois coincide com o dia da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora Aparecida - e, por isso, as crianças, além de ganharem presentes, ainda podem aproveitar para brincar e passear.
Mas esse dia não é importante somente em detrimento dos presentes, é importante dar atenção e carinho às crianças. Não podemos nos esquecer de que toda criança tem direitos garantidos por lei. Em 20 de novembro de 1959, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, com a intenção de garantir à criança uma infância feliz.

Autor: Juscelino Tanaka e BrasilEscola.com




O Dia Da Criança No Mundo


Japão: O dia é comemorado em 5 de maio. Foi decretado feriado nacional em 1948, mas vem sendo celebrado desde antigamente. O quinto dia do quinto mês é tradicionalmente chamado de Tango no Sekku e era um festival para meninos. As meninas tinham seu próprio festival - Hina Matsuri, que significa a Festa das Bonecas no terceiro dia do terceiro mês. É hábito no dia das crianças as famílias soltarem enormes pipas em forma de carpa, simbolizando força e sucesso, fora de casa e colocarem bonecos de guerreiros famosos e heróis dentro de casa. Também neste dia, as famílias tomam banhos com raízes e folhas de íris, porque esta planta é considerada promotora de boa saúde e protetora contra o mal.
 

Nova Zelândia: Último domingo de outubro.


Budismo: o Dia das Crianças é comemorado no Solstício de inverno, em dezembro. Este feriado, instituído por Chögyam Trungpa Rinpoche celebra crianças e infância enfatizando o fato de que todas podem ser um rei ou rainha.


Turquia: Mustafa Kemal Aataturk iniciou esta comemoração na Turquia após a I Guerra Mundial. Ele amava as crianças e sempre dizia que "Crianças são um novo começo do amanhã". Ele dedicou o dia 23 de abril às crianças, e esta data é hoje celebrada como o Dia das Crianças, bem como a data da Fundação da República da Turquia.
 

Moçambique: Comemora-se no dia 1 de Junho o Dia Internacional da Criança. 1 de junho foi instituído Dia Internacional da Criança para assinalar o dia em que muitas crianças de tenra idade foram barbaramente assassinadas a sangue frio pelas forças nazis em Junho de 1943.


 

Dia Mundial Da Criança


•* Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
•* É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.
* Sabia que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
*Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da
* Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punhamnos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabia que mais de metade das crianças da Europa eram analfabetos? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: afeto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; proteção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Sabia que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
* A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU provaram a "Declaração dos Direitos da Criança". Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que o Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo(e comprido) com um conjunto de leis para proteção dos mais pequenos (tem 54 artigos!). Estão escritos de uma forma mais simples para tu os perceberes melhor.
* Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional.


Dia Universal Da Criança


Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.



FONTE: CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates