SEGUIDORES...

22 de agosto de 2011

Texto para crianças 1

OS 500 ANOS DO BRASIL
“(...)
Em abril deste ano [2000], ocorreram as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A grande festa foi organizada na Bahia e contou com a presença dos presidentes do Brasil e de Portugal. (...) As emissoras de TV de todo o mundo noticiaram os festejos. Mas nem tudo saiu como o previsto. Estudantes, sem-terra, ativistas do movimento negro e lideranças indígenas aproveitaram a ocasião para expressar suas críticas ao governo e à sociedade brasileira.
Defensora da ordem, a PM [Polícia Militar] baiana recebeu os manifestantes com bombas de gás, cassetetes e bloqueios nas principais estradas de acesso a Porto Seguro. O que se viu foi uma profusão de cenas de índios, negros e brancos espancados e presos pelos policiais.

Em meio à missa que relembrava a primeira de 500 anos atrás, um índio pataxó conseguiu fazer um discurso contundente: "Foram 500 anos de sofrimento, massacre, exclusão, preconceito, exploração, extermínio de nossos parentes, aculturamento, estupro de nossas mulheres e de devastação de nossas terras, de nossas matas, que nos tomaram com a invasão". Uma verdadeira aula de história. (...)”


DESAFIOS

•  Procure no dicionário os significados das palavras do texto que você não conhece e, depois, leia novamente.
•  Registre:
a) De acordo com o texto, qual era o motivo da comemoração?
b) Por que nem tudo saiu como o previsto nas comemorações?
c) O que o índio pataxó manifestou em seu discurso?
•  Reflita e discuta com os colegas e o professor: Quais os pontos de vista apresentados no texto com relação aos 500 anos do Brasil?

Observação: Oriente a discussão levando os alunos a perceberem os diferentes pontos de vista sobre um acontecimento. De um lado os governantes do Brasil e de Portugal (ponto de vista oficial) viam na data motivos de comemoração. De outro, os indígenas (ponto de vista dos excluídos) não viam motivos para comemorar.

FONTE: Cemepe.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates