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22 de agosto de 2011

Atividade: Onde estão os índios hoje?




Após a chegada dos portugueses, a população indígena foi diminuída e, dos milhões que existiam no século XVI, hoje restam somente cerca de 350 mil, que falam por volta de 180 idiomas diferentes e totalizam aproximadamente 215 povos indígenas

Ao longo dos 500 anos da história de ocupação do território e conquista dos povos indígenas, muitas nações foram mortas em lutas ou por doenças trazidas pelos europeus. Até hoje, doenças consideradas pouco graves, como a gripe e a catapora, podem matar grupos indígenas inteiros. Isso acontece porque, como os índios nunca tiveram contato com doenças desse tipo, o organismo deles não está preparado para enfrentá-los.

Outros povos desapareceram porque seus membros foram obrigados a se integrar à sociedade e à cultura dos invasores, abandonando sua terra, sua língua, seus costumes, suas crenças e seus valores. Esse processo é chamado de aculturação.
Ainda hoje, povos indígenas são expulsos de suas terras para a exploração de recursos vegetais ou minerais ou para a construção de grandes obras, como as hidroelétricas, por exemplo. Quando ocorrem essas mudanças culturais e territoriais, muitas vezes os povos indígenas não conseguem se manter organizados, pois são mandados para lugares onde não há como sobreviver ou praticar seu modo de vida.
Atualmente, a maioria dos indígenas vive em áreas localizadas no interior do país, mas há também grupos que conseguiram se manter em suas terras de origem e hoje vivem próximo de grandes centros urbanos. Os guaranis, por exemplo, que mantêm contato com os brancos desde a chegada dos europeus no início do século XVI, vivem em diversas áreas do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o norte do país.
Existem também grupos indígenas que, ao longo dos anos, não tiveram qualquer contato com pessoas de outras etnias e mantêm-se praticamente isolados até hoje – como alguns povos indígenas da Amazônia.
 
 
Registre:
1. Procure em jornais e revistas matérias atuais sobre os indígenas e cole-as no caderno.

CONCLUINDO
Quando tiveram contato uns com os outros, europeus e indígenas começaram a perceber as diferenças entre eles. Leia o texto a seguir, escrito pelo francês Jean de Léry em 1578.

(...)
Os nossos tupinambás muito se admiram do trabalho a que se dão os europeus para a posse do arabutan. 
Uma vez um velho índio perguntou-me:
- Que significa isto de virdes vós outros (...) buscar tão longe lenha para vos aquecer? Não a tendes por lá em vossa terra?

Respondi que tínhamos lenha, e muita, mas não daquele pau, e que não o queimávamos, como elle suppunha, mas delle extrahiamos tinta para tingiur.
Retrucou o velho:
- E por ventura precisaes de tanto pau-brasil?
- Sim respondi, pois em nosso paiz existem negociantes que teem mais pannos, facas, tesouras, espelhos e mais coisas do que vós aqui podeis suppor, e um só delles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados.
- Mas esse homem tão rico não morre?
- Sim, morre como os outros.
- E quando morre para quem fica o que é delle?
- Para seus filhos, se os tem, e na falta, para os irmãos ou parentes próximos.
- Na verdade, continuou o velho, que era nada tolo, agora vejo que vós (...) sois uns grandes loucos, pois que atravessaes o mar com grandes incommodos, como dizeis, e trabalhaes tanto afim de amontoardes riquezas para os filhos ou parentes! A terra que vos alimentou não é sufficiente para alimental-os a elles? Nós aqui também temos filhos, a quem amomos, mas como estamos certos de que após nossa morte a terra que nos nutriu os nutrirá também, cá descansamos sem o mínimo cuidado.
(...)

Registre:
1. Procure no dicionário as palavras do texto que você não conhece e leia-o novamente. Depois, responda:
a) Quem é o autor do texto?
b) Qual o título da obra em que se encontra o texto acima?
c) Em que ano ela foi escrita?

2. Quais as diferenças no modo de pensar dos indígenas e dos europeus quanto:
a) ao trabalho?
b) à relação com a natureza?
c) ao acúmulo de riquezas?

3. Em uma folha avulsa, desenhe a herança que o europeu promete deixar aos filhos. Em outra folha, faça um desenho da herança que o índio deixa aos seus descendentes.



FONTE: Cemepe.

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